Incandescentes ficam mais eficientes

Quando parecia que as tradicionais lâmpadas incandescentes estavam condenadas ao extermínio, eis que surge a nanotecnologia para tentar dar nova vida à criação de Thomas Edison, que não tem tido alterações tecnológicas significativas desde a sua criação, há mais de 120 anos.

Dois engenheiros do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, criaram um filtro fotônico que aumenta a eficiência dessas lâmpadas em nada menos do que oito vezes.

 

Vantagens das lâmpadas incandescentes

 

A única grande desvantagem das lâmpadas incandescentes é o seu grande consumo de energia, o que tem feito com que elas sejam substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas (PL) e até por LEDs.

Mas elas têm grandes vantagens em outros aspectos: elas produzem a chamada luz "quente," mais natural aos olhos humanos. Elas são muito mais baratas. E também podem ser controladas por um dimmer, um pequeno aparelho eletrônico que limita o seu brilho, permitindo um controle total sobre a luminosidade do ambiente.

 

Reciclagem da radiação infravermelha

 

Cerca de 88% da energia consumida por uma lâmpada incandescente não vira luz visível, mas infravermelha, sendo desperdiçada na forma de calor. Shawn-Yu Lin e seu colega Yong-Sung Kim tiveram então a ideia de "reciclar" essa radiação infravermelha, reaproveitando-a e transformando-a em luz visível.

Já haviam sido desenvolvidos processo de reciclagem da radiação infravermelha antes, mas eles não eram eficientes. Lin e Kim resolveram o problema utilizando um filtro fotônico metálico bidimensional que envolve o filamento da lâmpada. Ele é totalmente transparente à luz visível e um refletor perfeito para a luz infravermelha.

 

Efeitos do filtro fotônico

 

A luz infravermelha refletida é absorvida e ajuda a aquecer o filamento da lâmpada. O filtro fotônico ajuda na economia de energia de duas formas. Primeiro, ele reduz a quantidade de eletricidade necessária para manter o filamento quente, o que representa um aumento na eficiência da conversão de eletricidade para luz.

Em segundo lugar, ele reduz a radiação termal da lâmpada - ela praticamente não aquece - na medida em que os fótons infravermelhos não conseguem escapar. A soma dos dois efeitos representa um aumento na eficiência da lâmpada incandescente em oito vezes.

 

Fonte: Portal Lumière - 26.07.2010

Como Paris, Ouro Preto pode virar cidade luz

Ouro Preto, além de ser Patrimônio Cultural da Humanidade, também pode se tornar o primeiro destino turístico brasileiro a receber o título de "Cidade Luz", pela Lighting Urban Community International (Luci), organização internacional que já concedeu o título para outras cidades com iluminações mundialmente famosas como Paris, Praga e Viena. Para isso, a cidade prepara seu Plano Diretor de Iluminação, que deve ser concluído até o final de 2010.

 

O investimento para a realização do projeto está estimado em US$300 mil. A expectativa é de que o recurso venha de empresas particulares, através de leis de incentivo. A etapa inicial do programa foi lançada na última quinta-feira, dia 22, e vai contemplar instalações nas igrejas barrocas como a Igreja do Rosário e a de São Francisco de Assis. A segunda etapa, vai promover a iluminação em outros monumentos e a terceira, nas ruas.

 

O projeto está sendo elaborado pelo designer de iluminação Gustavo Aviles e pela arquiteta, Mirian Jimenez, ambos mexicanos, além da arquiteta mineira e também designer, Norah Turchetti. Eles estão testanto os pontos principais do Plano Diretor. "O projeto deverá ter um caráter de eficiência energética e de respeito às características dos monumentos", diz Norah, que adianta que não serão usadas cores na iluminação.

 

A princípio está previsto o uso de lâmpadas LED, mais econômicas, de alta durabilidade e de vapores metélicos, para valorizar os contornos das obras. "A missão do projeto é normatizar a iluminação dos espaços públicos", informa a arquiteta.

 

"Ouro Preto ainda não tem uma iluminação compatível com o título que ostenta", avalia o secretário municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Gobbi. Para ele, se o título da Luci for conquistado, a cidade terá um importante valor agregado ao seu potencial turístico. "Não conseguimos admirar a beleza de Ouro Preto à noite", acrescenta Gobbi. Ele conta que na época colonial, a cidade era iluminada com tochas e lampiões.

 

Fonte: PROCEL INFO / De Fato Online - 23.07.2010

 

Vilões da economia doméstica

Nossa vida contemporânea é alimentada por energia elétrica. Tudo ao nosso redor funciona ligado na tomada. Por isso, saber e entender quanto gasta cada eletrodoméstico ou aparelho eletroeletrônico pode nos ajudar a economizar na conta de luz no fim do mês.

 

Para reduzir o consumo de energia elétrica a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) afirma que o consumidor precisa minimizar ou acabar com os desperdícios. E também temos que considerar que o mercado já oferece aparelhos que consomem até a metade de energia. É o caso das geladeiras, cujos modelos novos consomem metade da energia dos antigos. Fique atento ao selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica ao consumidor os produtos com melhores níveis de eficiência energética.

 

Segundo este programa, ligado ao Ministério de Minas e Energia, os principais vilões do consumo doméstico de energia elétrica são a iluminação, a geladeira, a TV, o chuveiro, o ferro elétrico, a máquina de lavar e o ar condicionado.

 

O uso adequado destes aparelhos pode ajudar a economizar energia em casa. Confira como:

 

Geladeira - Representa 30% do consumo mensal residencial

 

Como economizar: instale-a em local ventilado, distante de lugares quentes, como fogão, forno elétrico e raios solares; evite que a porta permaneça aberta desnecessariamente; reduza o número de vezes em que a porta é aberta. Coloque ou retire os alimentos de uma só vez; evite colocar alimentos quentes, embalados em papel jornal ou caixa de papelão; degele periodicamente, limpe e mantenha a geladeira em bom estado de conservação; deixe livre a parte traseira. Não use a grade para secar roupas, toalhas e tênis. Isto pode prejudicar o funcionamento da geladeira; coloque líquidos em recipientes com tampas; para manter uma boa circulação interna do ar refrigerado, não forre as prateleiras com vidros, plásticos, ou qualquer outro tipo de material; a escolha adequada do refrigerador para as necessidades da família pode contribuir para uma maior economia, uma vez que o tamanho influencia diretamente no consumo de energia.

 

Banhos demorados e muito quentes são grandes vilões

 

Chuveiro elétrico - Representa 25% do consumo mensal residencial

 

Como economizar: evite banhos demorados; use a chave na posição verão nas épocas quentes. A posição inverno consome 30% mais energia; não reaproveite resistências queimadas; ligue o aquecedor central apenas durante o tempo necessário; limpe sempre a saída de água do chuveiro.

 

TV - Representa 10% do consumo mensal residencial

 

Como economizar: não deixe o televisor ligado sem necessidade; evite o hábito de dormir com o televisor ligado; use o timmer para programar o desligamento automático.

 

Ferro elétrico - Representa 6% do consumo mensal residencial

 

Como economizar: acumule uma boa quantidade de roupas para passar; use o ferro elétrico na graduação correta de aquecimento para cada tipo de tecido. Comece pelas roupas mais pesadas, desligue o ferro e utilize o calor remanescente para passar as roupas mais leves ou finas; desligue o ferro sempre que precisar interromper o serviço. Se ficar uma hora ligada diariamente, ele pode acrescentar cerca de 30 kWh na conta de luz no final do mês;depois de terminar de passar as roupas, desligue o ferrro e retire-o da tomada para evitar acidentes. Nunca tire o ferro da tomada puxando pelo fio.

 

Máquinas de lavar

 

Como economizar: utilize a máquina usando os seus níveis máximos de uso. Evite usar quando há uma quantidade pequena de roupas; use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxagüe; limpe o filtro da máquina com freqüência.

 

Condicionador de ar

 

Como economizar: mantenha as portas do aposento fechadas quando o condicionador estiver ligado; limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente; evite instalar o aparelho em áreas que fiquem expostas de maneira contínua ao sol; habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você tiver que se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

 

Fonte: IG - Delas - 20.07.2010

 

Paraná testará smart grid ainda em 2010

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) disponibilizará sua malha de 16 mil quilômetros de fibras ópticas para oferecer banda larga popular no Paraná, iniciativa que tornará viável a implantação de redes inteligentes de distribuição de energia (smart grids) no estado, anunciou o presidente da Copel, Ronald Ravedutti.

 

"A rede de fibras ópticas da Copel nos permitirá implantar uma série de projetos de alta tecnologia no sistema elétrico estadual nos próximos anos, tornando realidade no Brasil um modelo de operação das redes de energia já presente em alguns países europeus", afirmou Vlademir Santo Daleffe, diretor de distribuição da Copel.

 

Os smart grids consistem no controle de várias etapas do fornecimento de energia, permitindo aos usuários a medição à distância da energia consumida, a tarifação diferenciada ao longo do dia e a venda para sistema elétrico da energia gerada pelos próprios consumidores, entre outras vantagens que refletem na qualidade e no custo da energia fornecida.

 

Um pré-requisito para as smart grids é a existência de uma rede de comunicação de alta velocidade para troca de informações em tempo real entre os centros de controle da distribuição, os equipamentos da rede elétrica e os pontos de consumo. Segundo a companhia, a disponibilização dos 16 mil quilômetros de fibras óticas por todo o estado cumprirá esse pré-requisito.

 

Tecnologias de Medição e Controle

 

As novas tecnologias de distribuição e seu comportamento na rede elétrica serão testadas em um campo de provas em Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba, onde serão realizados testes integrados de tecnologias pesquisadas tanto pela Copel quanto por seus fornecedores, para avaliar o desempenho da rede inteligente de distribuição nas cidades.

 

"Até o final de 2010, pelo menos uma dezena de projetos será testada no local", informa o diretor de geração e transmissão de energia e de telecomunicações da Copel, Raul Munhoz Neto.

 

A Cemig já tem um projeto de rede inteligentes experimental em Sete Lagoas/MG. Distribuidoras fluminenses também já estão instalando medidores digitais.

 

Banda Larga Popular

 

Em contrapartida ao menor custo de conexão, os provedores locais deverão oferecer o acesso à internet banda larga aos cidadãos de sua área de cobertura a preços a partir de R$ 15.

 

"A viabilização deste plano só é possível porque boa parte da infraestrutura de rede já existe por meio da Copel", afirma Ravedutti.

 

"No Brasil, não há outro estado com condições tão favoráveis para a implantação de um programa de universalização do serviço de banda larga ao cidadão, a instituições e a empresas, o que certamente se constituirá num diferencial competitivo insuperável para o desenvolvimento do Paraná".

 

O Plano Estadual de Banda Larga também abre condição financeira às administrações municipais para implantarem as chamadas "cidades digitais", que leva aos cidadãos a infraestrutura de serviços para acesso público a partir das novas tecnologias e redes telemáticas.

 

Fonte: PROCEL INFO / Revista Sustentabilidade - 15.07.2010

Lâmpadas

A prefeitura de Porto Alegre e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) investirão R$ 5,3 milhões na substituição de todas as lâmpadas incandescentes das 954 sinaleiras existentes na capital. A substituição por equipamentos com tecnologia Light Emitting Diode (LED) representa uma economia de 85% no consumo, reduzindo os gastos de R$ 240 mil mensais para cerca de R$ 36 mil. A iniciativa conta com o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (Reluz).

 

Fonte: PROCEL INFO / Zero Hora - 09.07.2010

Software auxilia identificação de perdas elétricas

Um software desenvolvido pelo professor Antonio Padilha Feltrin, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), vai ajudar empresas do setor elétrico a calcular e identificar os pontos mais vulneráveis da rede a perdas elétricas.

De acordo com dados oficiais, essas perdas atingem 18% da eletricidade produzida, desde a etapa de geração nas usinas até a distribuição de energia para os consumidores. O programa de computador será apresentado ainda este mês no seminário Temporada de Caça aos Gatos, na Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj).

O tema é uma referência às ligações clandestinas para economia de energia elétrica consumida, interferindo no valor da conta. Em entrevista à Agência Brasil, Feltrin disse que a maior parte das perdas ocorre na fase de distribuição de energia, devido ao nível de tensão e ao tamanho das redes, entre outros fatores. O percentual de perda varia de região para região. A estimativa é que até 12% das perdas de energia produzida estejam na fase da distribuição.

Feltrin explicou que o software ajuda as empresas a calcular as perdas técnicas por segmento de rede, ou seja, por dispositivos existentes nas redes elétricas, contribuindo para a redução de custos. "O que nós estabelecemos foi uma maneira de calcular, de forma a tornar a empresa eficiente, no sentido de não precisar de muito esforço de pessoal, por semanas, trabalhando em cima disso. O cálculo poderia ser feito rapidamente, todos os meses, sem grandes custos".
O maior vilão das perdas, na fase da distribuição, de acordo com Feltrin, são os transformadores. "Eles são em grande número e provocam perdas 24 horas por dia". As perdas dessa fase são registradas também em equipamentos como cabos elétricos, conexões e medidores.

A Unesp está em negociações com uma empresa do setor de tecnologia da informação sobre a possibilidade de comercialização do programa de computador. Feltrin adiantou que algumas empresas do setor elétrico também demonstraram interesse no trabalho.

O professor, agora, se dedica a aperfeiçoar o software, para que, além de calcular as perdas técnicas, que ocorrem pela passagem de corrente elétrica até chegar aos consumidores, possam ser dimensionadas também as regiões onde ocorrem mais perdas comerciais devido a ligações irregulares, os chamados gatos. "Nós estamos trabalhando, agora, em um refinamento, para o cálculo dessas perdas comerciais. Para ter uma informação mais localizada e mais eficiente, para efeito de indicação de ações para redução dessas perdas".

Para ele, acabar com as ligações clandestinas é possível com a identificação dos consumidores que usam esse recurso e a implementação de programas de investimento pelas empresas.


Fonte: www.portallumiere.com.br

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Monitores ecológicos consomem 40% menos energia

A Samsung anunciou recentemente duas novas linhas de monitores LED, com recursos ecologicamente corretos e design diferenciado que chegam ao mercado em breve. As telas widescreen têm resolução full-HD e tempo de resposta de 2 milissegundos.

As séries 30 e 50 de monitores, com retroiluminação em LED, são fabricados com "poucas ou quase sem substâncias danosas ao ambiente, como mercúrio ou chumbo, e usam 40% a menos de energia", de acordo com a fabricante. Além disso, o acabamento externo não utiliza tintas, sprays ou colas, para facilitar a reciclagem.

Os monitores vêm ainda com um recurso chamado Magic Eco, que ajusta o brilho da tela dependendo dos níveis de consumo de energia com quatro opções pré-selecionadas (100%, 75%, 50% e desligado).

Os modelos da série 50 têm acabamento em cinza-carvão, com um padrão de ondas na parte traseira. A série 30, porém, tem sua borda em "mystic brown", um tom de marrom que, segundo a Samsung, "lembra chocolate". A empresa não informou o preço e a disponibilidade dos modelos.

Fonte: Terra Notícias - 06.07.2010

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Inmetro quer critérios mais rigorosos para selo de economia da linha branca

A promessa de menos desperdício. Geladeiras, máquinas de lavar e fogões terão que seguir normas mais rigorosas e consumir ainda menos energia elétrica. É o imposto verde que vem por aí.

Muitos consumidores conhecem e aprovam o selo que atesta a eficiência energética de um eletrodoméstico. A economia de energia significa uma conta de luz mais baixa.

"Tenho duas geladeiras, freezer, todos têm essa etiqueta e economizam bastante", garante uma consumidora.

Agora, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial está revisando seus padrões para tornar ainda mais econômicos os produtos da chamada linha branca. Esses eletrodomésticos têm uma classificação de consumo de energia que vai de A, mais eficiente, ao E, menos eficiente.

Hoje, a maioria das geladeiras (90,5%), máquinas de lavar roupa (98,7%) e fogões (69,4%) fabricados no Brasil está dentro do padrão A. O Inmetro quer estabelecer critérios mais rigorosos para aumentar a garantia de eficiência energética dos eletrodomésticos.

Ou seja, eles têm que ser ainda mais econômicos. Os técnicos calculam que, com a revisão, apenas 5% dos fogões, 36% das geladeiras e 37% das máquinas de lavar roupa poderão receber o selo A de qualidade. Com isso, a indústria terá que se tornar mais competitiva e o consumidor terá mais opções.

"O que nós queremos agora é aumentar esses índices de eficiência energética e dispersar. Vamos ter menos em A, a ideia é ter 15%, 20% em A e fazer uma distribuição, 15%, 20% em B e assim por diante", explica o diretor da qualidade Inmetro Alfredo Lobo.

O Inmetro acredita que haverá uma corrida tecnológica entre os fabricantes para atender às novas especificações. O instituto espera que os eletrodomésticos mais eficientes estejam nas lojas no segundo semestre de 2011.

"Eu acho isso ótimo, quanto mais rígido melhor, porque nós temos uma boa economia e um bom resultado", diz uma mulher.

"O consumidor, na realidade, não tem muito foco nisso. Ele quer modelo, marca, não olha isso. Mas quando a gente mostra o benefício que tem o consumo mais ou menos de energia, ele compra o que tem um consumo menor", diz o gerente de loja Manoel Silva Pinto.

Fonte: TV Globo - Bom Dia Brasil - 05.07.2010 / PROCEL INFO

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Capitalistas de risco se voltam para negócios de iluminação LED no Vale do Silício

Capitalistas de risco dos Estados Unidos investiram 100 milhões de dólares em 14 companhias de iluminação LED no primeiro trimestre de 2010, 14 milhões de dólares a mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com o Grupo Cleantech. Abrindo o caminho está o Vale do Silício, a capital tecnológica do país. De acordo com o executivo chefe da companhia de financiamento de risco VantagePoint Venture Partners, no Vale do Silício, Alan Salzman, sua empresa tem 4,5 bilhões comprometidos com iniciativas de diversos setores, mas a iluminação é o setor mais amplo de seu portfólio.

Os investidores estão apostando que os LEDs se consolidarão com sua longa vida útil e altos benefícios de eficiência energética, consumindo cerca de 20% da energia utilizada pelas lâmpadas incandescentes, apesar de seus altos preços. Aliás, esta tem sido a principal barreira para a adoção da tecnologia. Especialistas da indústria afirmam que a iluminação LED precisa custar menos de 10 dólares para decolar no mercado. Investidores estimam que o custo caia com o avanço tecnológico e a produção em alta escala. A Lemnis Lighting, por exemplo, colocou suas lâmpadas LED a 50 dólares há seis meses, e atualmente custam 25 dólares. A companhia estima que os preços caiam para menos de 10 dólares no primeiro semestre de 2011.

A Pike Research estima que os LEDs representarão cerca de 50% do mercado de lâmpadas, de 4,4 bilhões de dólares, para iluminação comercial, industrial e de publicidades externas até 2020. As gigantes varejistas, como o Walmart, e as redes de restaurantes, como a Starbucks, a Red Robin e a Yum! Brands, já estão trocando suas lâmpadas por iluminação LED para reduzir custos com energia.

Fonte: Environmental Leader

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Trânsito de Itaperuna será remodelado

O sistema viário de Itaperuna, no Rio de Janeiro, será remodelado nos próximos dois meses. A Secretaria municipal de Transportes já encomendou novos sinais luminosos com temporizadores e pretende instalar 17 radares eletrônicos, dos quais seis para coibir o avanço de sinais. Outra promessa é melhorar a sinalização vertical e a horizontal das vias.

"Estamos há mais de 20 anos sem uma reestruturação no trânsito da cidade. Itaperuna é cortada pela BR-356 e, por isso, temos um fluxo diário de 27 mil veículos na nossa principal via. Com a instalação de radares, vamos aumentar a receita da cidade, e o dinheiro será aplicado em melhorias na pavimentação, bem como na sinalização de todas as ruas do município", explica o secretário de Transporte, Sandro Ribeiro.

Ele enfatiza ainda que os sinais luminosos serão substituídos pelos modernos modelos LED (Diodo Emissor de Luz). Dentre os benefícios do novo sistema, Ribeiro cita a vida útil das lâmpadas, em torno de cinco anos, e a redução no consumo de energia, dez vezes menor, comparado ao modelo convencional.

Outra novidade é a implantação do sistema rotativo de vagas na região central de Itaperuna. A ideia é criar, inicialmente, 1.500 vagas. Temos um problema crônico de ocupação do espaço público no Centro da cidade. Já apresentamos o projeto à Câmara dos Vereadores e aguardamos a votação - conclui.

Fonte: O Globo Online - 29.06.2010

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.