CPFL e IBM se unem em rede inteligente

A rede de energia brasileira está ficando mais inteligente. Ligação, desligamento e medição remotos e despachos feitos por meio de pequenos computadores já são uma realidade para as concessionárias da área. A CPFL Energia, em parceria com a IBM, está implantado mudanças nos sistemas de medição remota, mobilidade e operação. A companhia irá investir R$ 65 milhões por ano, até 2013, para renovar seu sistema de telecomunicações.

Os projetos da concessionária vão de medição à distância no consumo dos clientes de média e longa tensão até automação de rede e mobilidade de equipes. Segundo o diretor de Engenharia e Gestão de Ativos da CPFL, Rubens Bruncek, o que tem motivado as empresas a investirem em redes inteligentes no país é a busca por minimizar as perdas por furtos e o aumento da eficiência operacional. "Nos encaixamos  no segundo bloco e estamos fazendo uma renovação na nossa malha de comunicação em São Paulo." Segundo o diretor da CPFL, hoje já é viável instalar medidores inteligentes em clientes de  média e longa tensão e fazer a conexão até os centros de medição da companhia onde é feita  uma leitura diária. O projeto está sendo iniciado agora e a previsão é a de que toda essa categoria, que abrange indústria e grande comércio e conta com 25 mil clientes, seja atendida dentro de dois anos.

As interrupções no fornecimento de energia para resolver algum problema também devem diminuir. Ao invés de um eletricista se dirigir até o local um computador analisa a rede, desliga a chave e isola o defeito em menos de um minuto.

 

Fórum de discussão

A CPFL vai apresentar estas e outras inovações hoje no evento da Global Intelligent Utility Network Coalition (GIUNC), realizado pela primeira vez no Brasil. Empresários e representantes do governo estarão reunidos em Campinas (SP) para discutir o modelo de smart grid possível para o Brasil e demonstrar casos de sucesso.

A IBM começou a trabalhar com redes inteligentes no fim  dos anos 90 e hoje tem mais 150 projetos como o da CPFL no mundo todo, de acordo com Guido Bartels, líder global da IBM para a área de energia e responsável pela Global Intelligent Utility Network  Coalition (GIUNC), coalizão  global de redes inteligentes liderada pela empresa.

Um dos exemplos mundiais mais bem-sucedidos citados pelo executivo é o da República de Malta, país europeu com cerca de 400 mil habitantes que tem 250 mil medidores inteligentes em uso. Segundo Bartels, Malta está perto de ser o primeiro "país inteligente", com todo o sistema de água e eletricidade digitalizado.

O projeto para substituir os 250 mil leitores analógicos custou cerca de 70 milhões e permite à empresa de eletricidade de Malta, a Enemalta, monitorar o uso de eletricidade em tempo real e estabelecer índices variáveis que recompensem os clientes que reduzirem seu consumo de energia, por exemplo.

"No Brasil, queremos ajudar a acelerar a implementação de  projetos como os da CPFL". Hoje, a IBM afirma estar envolvida em sete dos onze maiores projetos mundiais de medição inteligente de energia.

Fonte: Brasil Econômico

Cemig: leitura e faturamento com Honneywell

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) adotou soluções da Honeywell para automação do processo de leitura e emissão de faturas de seu sistema OnSite Billing, recentemente ampliado.

O projeto, que teve parceria da Cabtec, envolveu a adoção dos coletores de dados Dolphin 9900, da divisão Honeywell Scanning&Mobility.

“O sistema poderá beneficiar até sete milhões de clientes em 774 municípios do estado e usa 1,3 mil equipamentos Honeywell em campo”, conta Jamir Teodoro Lopes, superintendente de TI da Cemig.

Segundo ele, a solução OnSite Billing foi integrada às aplicações da Cemig e ao módulo CCS (Customer Care and Service), da SAP.

No início do dia, os coletores de dados são carregados com as informações da base de clientes.

Em seguida, os leituristas saem a campo com os PDAs para efetuar a leitura dos medidores de energia que registram o consumo de cada imóvel.

“O equipamento calcula o consumo, processa a fatura e emite um sinal bluetooth para impressão instantânea da mesma em uma impressora de transferência térmica. Toda a operação leva 15 segundos”, comemora Lopes.

Ainda conforme o superintendente de TI, a impressão simultânea ainda não está sendo feita em toda a base de clientes, mas, em médio prazo, boa parte deles já contará com esse recurso.

Além disso, em um segundo momento, a implantação irá envolver a habilitação dos coletores de dados a enviarem a leitura à Central de Informática da Cemig por meio da placa de GPRS, o que atualizará os dados no sistema de faturamento em tempo real.

“Por enquanto, o sistema ainda é offline. A conta é entregue ao consumidor, mas o leiturista descarrega os dados no fim do dia na central”, destaca Lopes. “No futuro, será híbrido: onde houver sinal de celular, a comunicação será imediata. Onde não houver, a leitura será feita como é hoje”, finaliza.

Fonte: Baguete - 27.06.2011 / PROCEL INFO

Mitos e verdades sobre a virtualização

A virtualização é um assunto que cada vez mais ganha destaque na mídia, seja ela especializada ou não relacionada à tecnologia. É inegável que ela veio para ficar e que traz muitas vantagens para as empresas que a utilizam. Mas em meio a tanta informação, como saber o que é verdade ou mentira? Como saber se a virtualização será ou não vantajosa para seu negócio? Para esclarecer esse assunto um pouco mais, listamos alguns mitos e verdades sobre virtualização, confira:

 

Mitos

1. Virtualização é cara

Esse é evidentemente o mito que mais causa controvérsias. Hoje em dia, nem o impacto inicial que existia anteriormente ao receber projetos com valores astronômicos existem mais; atualmente, os principais fabricantes do mercado de TI oferecem soluções gratuitas e mesmo os investimentos iniciais feitos com os serviços ou em um servidor moderno, ao longo do tempo são diluídos, pois a economia proporcionada pela redução no consumo de energia, na preservação do investimento feito em desktops (que não precisarão mais ser substituídos com a mesma frequência) e com a redução do custo de gerenciamento, garantirão um retorno do investimento (ROI) melhor às empresas que adotarem a virtualização.

2. Virtualização é somente para grandes empresas

Qualquer empresa que conte com três ou mais equipamentos e um servidor já pode adotar essa tecnologia. Outro fator importante foi a redução dos preços e popularização de equipamentos e processadores com tecnologia específica para virtualização. É muito comum encontrar ambientes propícios para virtualizar, mesmo em pequenas empresas.

3. Virtualização é apenas para servidores

Uma das maiores vantagens da virtualização, a gestão centralizada, se aplica principalmente à virtualização de desktops e inclusive, com recursos avançados de tecnologia como: uso de dois monitores, compartilhamento de recursos de aceleração de vídeo instalados fisicamente no servidor, virtualização de aplicativos, racionalização de backups etc. Seja através de thin clients ou de desktops defasados, é possível conectar seus usuários de qualquer parte do mundo.

4. Alguns aplicativos não funcionam em ambiente virtual

Esse mito é uma meia verdade. Atualmente, com os novos recursos de compartilhamento de hardware, até mesmo jogos "pesados" funcionam em um ambiente virtualizado. Aplicativos comerciais – ERP, BI, CRM – e de produtividade também funcionam sem problemas e com performance extremamente satisfatória; também é possível com a virtualização rodar Windows em Mac e vice-versa. Então por que é uma meia verdade? A grande quantidade de aplicativos e as múltiplas aplicações não nos permite garantir com toda certeza que não haja qualquer limitação; talvez algum aplicativo que exija, devido sua arquitetura, acesso físico ao hardware instalado, não funcione em uma plataforma virtual, mas acredito que essa barreira seja transposta em breve.

5. Virtualização não é segura

Qualquer software pode não ser seguro se regras básicas não forem observadas. Porém, algumas tarefas como a centralização do gerenciamento e a racionalização do backup tornam uma infraestrutura que adote virtualização mais segura. Além disso, as máquinas virtuais podem ser recuperadas com muito mais facilidade em caso de falhas, casos de vírus ou sistema operacional corrompido.

 

Verdades

1. Redução de custos

O maior investimento feito quando falamos em virtualização está relacionado à aquisição do servidor e na contratação do serviço. A partir desse momento, a redução de custos vem de diversas situações: menor consumo de energia, gerenciamento facilitado, reaproveitamento de equipamentos depreciados etc. A virtualização vem para preservar investimentos já feitos; com virtualização é possível utilizar equipamentos que já estejam ultrapassados e que não suportem sistemas operacionais ou aplicativos modernos, evitando assim a necessidade de upgrade do parque instalado.

2. Facilidade na criação de novas máquinas

Como as máquinas virtuais ‘rodam’ em cima de um servidor, o hardware é padronizado e com isso a replicação das máquinas fica facilitada. Para empresas onde as máquinas e os aplicativos sejam semelhantes – como um departamento comercial ou de atendimento – basta criar uma única máquina, com a instalação de sistema operacional, aplicativos e configuração, que a replicação é basicamente um processo de copiar e colar a imagem dessa máquina, reduzindo muito o tempo e o custo de instalação.

3. Homogeneidade de plataformas

Em um ambiente virtual, tecnologias diferentes e sistemas operacionais diversos, coexistem na mesma plataforma. Windows, Linux e Mac funcionam no mesmo espaço, o que é vantajoso quando se precisa dessas tecnologias trabalhando juntas ou quando as empresas passam por processos de renovação de sua estrutura.

4. Confiança e disponibilidade

Da mesma forma que novas máquinas são disponibilizadas muito mais facilmente, é muito mais difícil “perder” computadores virtuais. Com políticas de backup adequadas e máquinas prontas já instaladas, um usuário que tenha problemas com o sistema operacional, por exemplo, não ficará mais improdutivo por muito tempo esperando os técnicos executarem a manutenção; basta ‘subir’ uma máquina virtual nova, restaurar os backups e o usuário já poderá voltar para operação.

5. Upgrade online de recursos

Como na virtualização o hardware das máquinas também são virtuais, qualquer mudança que se faça necessária é muito simples de fazer; caso um usuário precise de mais espaço em disco, é possível aumentar; se é necessário mais memória, também através de alguns cliques, mais memória é compartilhada. Além disso, caso seja necessário migrar a máquina virtual de servidor, para o usuário o processo é imperceptível e transparente, já que todas as etapas dessa migração são feitas no servidor apenas.

Fonte: TI inside

Reduza os gastos com energia elétrica no inverno

O inverno começou oficialmente na terça-feira, dia 21 de junho, mas as temperaturas já caíram em muitas cidades brasileiras há algumas semanas. Com o tempo mais frio, os banhos ficam mais quentes e longos, os aquecedores elétricos são ligados mais vezes ao dia e o uso de aparelhos que utilizam energia elétrica também aumenta. Tudo isso eleva a conta de luz nessa estação.

Para que o consumidor não tome um susto com a conta no fim do mês, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) dá algumas dicas que ajudam a economizar energia.

Em relação ao chuveiro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) calcula que um banho quente com uma hora de duração consome entre 4,5 kWh e 6 kWh (quilowatts-hora) – o que equivale a aproximadamente 157,5 kWh no final de um mês. Em São Paulo, a Eletropaulo cobra R$ 0,3 por kWh. Logo, um banho com 60 minutos de duração, ao final de 30 dias custa R$ 47,25 – sem contar os tributos embutidos na fatura, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Taxa de Iluminação Pública e Encargo de Capacidade Emergencial.

Por isso mesmo, é preciso adotar alternativas para reduzir esse gasto. De acordo com o Idec, algumas medidas simples podem ser bem eficientes. “Primeiro, tente diminuir ao máximo o tempo do banho. Dessa forma, além de economizar energia, também diminui o consumo de água”, lembra a instituição.

Fechar o registro na hora de se ensaboar também ajuda. Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água no Estado de São Paulo, um banho de 15 minutos consome 135 litros de água. Se a pessoa fechar o registro ao se ensaboar, reduzindo tempo de banho para cinco minutos, o consumo de água cai para 45 litros – uma economia de aproximadamente 33%.

O Idec lembra ainda que outra maneira de economizar energia em casa é optar por comprar aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Os produtos que apresentam notas A ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que os que indicam notas D ou E.

Fonte: Band - 22.06.2011

Norma para tomadas vai entrar em vigor

Depois do boom nas vendas dos adaptadores de tomada para o novo modelo de plugues, com dois e três pinos redondos, a procura começa a cair nas lojas de material elétrico, já que as moradias recém-construídas e as reformadas se adaptaram ao novo padrão. A partir do próximo mês, todos os aparelhos elétricos e eletrônicos vendidos no país terão de atender as novas normas.

Fonte: Diário do Comércio – Belo Horizonte

 

Cemig realiza grande leilão de veículos

A Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, irá promover um grande leilão de veículos no dia 29/06, às 10h, no Palácio dos Leilões, localizado na Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), nº 1800, Bairro São Sebastião I, Contagem - MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 27 e 28/06, na Unidade Cemig COA, situada na Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), s/nº, km 2,5, Bairro Campina Verde, Contagem, MG. Os contatos podem ser feitos com Itamar Pereira de Paula, através do fone (31) 3878 5211.

Outros esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para a venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), presencialmente ou através dos fones (31) 2125-9417, 2125-9442 ou 2125-9447 e fax: (31) 2125 9420.

Gestão de eficiência energética é foco de novo padrão ISO

As medidas de eficiência energética passaram a ter, a partir da quarta-feira (15/06), uma norma internacional de gestão aos moldes dos já conhecidos padrões de qualidade ISO. A ISO 50001, anunciada oficialmente pela American National Standards Institute (ANSI) e que conta com a participação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no seu desenvolvimento, pretende influenciar empresas para que estas alcancem uma redução de mais de 60% em seu consumo de energia.

O comunicado de lançamento ressalta que, à medida que os preços de energia crescem e os governos clamam por segurança energética, a demanda por ferramentas de eficiência tem se tornado cada vez mais evidente. “A eficiência energética às vezes é chamada de 'combustível esquecido', já que o assunto costuma ser ignorado nas discussões sobre fontes alternativas”, afirma o chefe do projeto Edwin Piñero.

A norma enfatiza a otimização contínua, com especificações para se estabelecer, implantar, manter e melhorar os sistemas de gestão de energia. O secretário-geral da ISO, Rob Steele, vê o processo como responsabilidade dos consumidores. “Organizações não podem controlar o preço da energia, as políticas públicas ou a economia global, mas podem melhorar a maneira com que usam a energia”.

A ISO 50001 é baseada nos mesmos elementos encontrados nas demais normas, sendo compatível com os selos ISO 9001 (qualidade de gestão) e ISO 14001 (gestão ambiental). Mais detalhes sobre o padrão estão no portal da ANSI.

Fonte: Jornal da Energia

IBM comemora 100 anos de existência

A IBM, personagem importante na indústria dos computadores, completou 100 anos de existência. Ao longo do século, a empresa protagonizou grandes revoluções tecnológicas, incluindo o famoso computador pessoal (PC).

A IBM nasceu oficialmente em 1911 (com o nome de CTR) e ficou conhecida por fabricar cartões perfurados. A empresa só passou a se chamar IBM (International Business Machines) em 1924, quando iniciou a fabricação de mainframes. Em 1981 a IBM introduziu o IBM PC, um computador pessoal de arquitetura aberta que permitiu o desenvolvimento de computadores compatíveis e a consolidação do PC na indústria dos computadores.

A Big Blue, como também é conhecida, está presente em 170 países e emprega 400 mil funcionários. Atualmente é considerada, pela Fortune, a 18ª maior empresa dos Estados Unidos e a 31ª do mundo. Em 2010 a IBM faturou US$ 29 bilhões.

 

Confira o vídeo:

http://bit.ly/hMW7uE

 

Eletrobras/Procel concede o Selo Procel a bombas e motobombas centrífugas de até 25 cv

Mais duas categorias de equipamentos passam a ser contempladas com o Selo Procel de Economia de Energia: bombas e motobombas centrífugas, com potências de 1/3 cv a 25 cv.

Responsáveis pelo bombeamento de água, esses equipamentos são muito utilizados em residências, condomínios, no saneamento e em cerca de 60% das indústrias brasileiras, entre outras aplicações.

A Eletrobras/Procel concederá o Selo tanto a bombas sem o motor elétrico acoplado (conhecidas como bombas mancalizadas) quanto a motobombas (conjunto motor elétrico + bomba centrífuga).

Inicialmente já estão certificados 20 modelos de motobombas e 15 de bombas.

Estima-se que os equipamentos agraciados com o Selo Procel economizem 25% de energia em relação àqueles com classificação C da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE.

Vale lembrar que, a partir de 1º de janeiro de 2012, só poderão ser fabricadas no Brasil motobombas trifásicas até 25 cv etiquetadas e, em 2013, será compulsória a etiquetagem das monofásicas.

Fonte: Procel Info - 14.06.2011

Governo define novos padrões de qualidade para eletrodomésticos

Fornos, fogões, aquecedores de água a gás, refrigeradores e congeladores em comercialização no Brasil terão de respeitar, a partir do fim deste ano, novos níveis mínimos de eficiência energética. Condicionadores de ar, por sua vez, deverão se enquadrar em novos níveis máximos de consumo de energia. É o que estabelecem quatro portarias interministeriais assinadas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e publicadas no Diário Oficial da União.

O objetivo é aumentar o padrão de qualidade desses equipamentos e informar os consumidores sobre os produtos mais econômicos, retirando do mercado aqueles considerados ineficientes. Fabricantes e importadores terão prazo para se adaptar aos novos padrões.

 

Índices

A portaria que trata do grupo de fornos e fogões, estabelece em 37% o nível mínimo de eficiência energética para fornos e, em 57%, para mesas de cocção (a parte superior do fogão, onde se localizam os queimadores).

No grupo de aquecedores de água a gás, os níveis mínimos são de 76% e 72% para aquecedores instantâneos e de acumulação, respectivamente. Neste último caso, o índice é válido para equipamentos cujo volume do reservatório térmico seja de até 250 litros.

No caso de refrigeradores e congeladores, a tabela é mais abrangente em razão dos vários modelos existentes. A data limite para fabricação e importação de fogões e fornos, aquecedores de água a gás, refrigeradores e congeladores que não se enquadrem nos novos índices é o dia 31 de dezembro de 2011.

Segundo a nova legislação, fabricantes e importadores poderão comercializá-los por mais um ano, além desta data. Já atacadistas e varejistas poderão fazê-lo até o último dia de 2013.

Para condicionadores de ar, os níveis mínimos do coeficiente de eficiência energética variam de acordo com o modelo do equipamento e a capacidade de refrigeração. Produtos que não respeitarem os índices poderão ser fabricados e importados até o dia 31 de dezembro de 2011.

Para atacadistas e varejistas, o comércio das duas classes de produtos poderá ser feito até dezembro de 2013 (janela e split high-wall) e dezembro de 2014 (split cassete e piso-teto).

Fonte: Economia SC

Construa sua casa de forma sustentável

A crescente preocupação com o meio ambiente tem resultado no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, inclusive na construção civil. Um exemplo dessa tendência são os imóveis sustentáveis, ou casas ecologicamente corretas, residências que usam os recursos naturais para economizar energia e gerar menor quantidade de lixo.

“Para se conseguir um imóvel sustentável é necessário antes de começar a obra fazer um levantamento sobre a área a ser construída, verificar a disponibilidade de água no subsolo, se há vegetação e qual é o tipo de vegetação, onde nasce o sol e como é o clima, sendo que, se a predominância da temperatura for alta, o local deve ser bastante arejado, e se for baixa deve ter isolamento térmico”, aconselha Hugo Mascarin, sócio-proprietário do Portal CASAeOFERTA.

Para quem pretende construir esse tipo de imóvel alguns passos são importantes, como pensar o planejamento da obra a longo prazo, na eficiência energética, no uso adequado da água e reaproveitamento, no uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas, adequada gestão dos resíduos sólidos, conforto e qualidade interna dos ambientes e permeabilidade do solo.

Dessa forma, o paralelepípedo, bom e velho conhecido de todos, ganha uma versão mais moderna. “O piso intertravado é uma opção tão permeável e ecológica quanto o modelo antigo”, garante o engenheiro da Tecpar Pavimentação Ecológica, Cláudio Roberto de Castro.

E os benefícios não param por aí. Segundo Cláudio, devido à cor clara da pedra, esse tipo de piso pode gerar alta economia de iluminação, pois, se comparado ao pavimento flexível, ele aumenta a reflexão da luz. Outra vantagem está no fato de ele ser pré-moldado. “Além de reduzir os recursos gastos, ele pode ser instalado e removido a qualquer hora, para a manutenção de obras, por exemplo, que podem ser realizadas sem a necessidade de quebrar o piso”, explica o engenheiro.

Hugo Mascarin ainda afirma que a principal vantagem em se investir em um imóvel assim é a maior valorização em relação a uma casa convencional com as mesmas medidas. O mais comum é que esse tipo de construção proporcione a maior economia no consumo de água e energia elétrica. Para que a residência gaste o mínimo de energia possível, a primeira dica é construir o máximo de parede de vidros, tipo blindex, em corredores e nos lados da casa onde bate mais sol, aproveitando por mais tempo a luminosidade natural e reduzindo o uso de lâmpadas. “Quando for necessário utilizar as lâmpadas, outra alternativa para reduzir o consumo de energia é optar pelas lâmpadas de LED brancas, que tem maior durabilidade”, aconselha Mascarin.

Para reduzir o consumo de energia no banho, uma opção é colocar placas de aquecedor solar no telhado, pois elas captam energia e esquentam um reservatório específico de água, mantendo-a aquecida. Já para reduzir o consumo de água, a dica é fazer calhas que direcionem a água das chuvas a um recipiente grande, como um barril ou caixa d’água externa. Essa água pode ser utilizada para lavar roupas e quintais, por exemplo.

Um imóvel sustentável deve ser construído com materiais verdes como tijolos de terra crua estabilizados com fibras de coco, paredes e telhados feitos de tubos de pasta de dente (o que deixa o ambiente mais fresco), ou telhados com uma cobertura vegetal, vidros reciclados, blocos de entulho, blocos de pedras entre outros.

Um desses produtos é a telha de vidro. De acordo com o gerente de vendas do Shop da Telha, José Ricardo Gonçalves, este tipo de telha, além de permitir maior luminosidade ao ambiente, gerando menor gasto de energia, ainda pode ser reaproveitada pela indústria de vidro. “As telhas de vidro além de proporcionarem redução no consumo de energia podem ser reaproveitadas no caso delas quebrarem”, diz Gonçalves.

Outra boa opção nesta área é a Telha Onduline. “Essa telha é ondulada e composta por fibra orgânica saturada com betume (resíduo da indústria petroquímica). Além disso, elas são leves e práticas de instalar, facilitando a mão de obra e dando mais leveza à estrutura do telhado”, recomenda Gonçalves.

Dentro deste contexto, o engenheiro Claudio dá sua dica para quem está construindo ou reformando, principalmente com relação às áreas externas: “O piso intertravado é uma forte tendência tanto em matéria de beleza, quanto na preservação do meio ambiente. Sua permeabilidade, rápida execução, reutilização e a não deformação fazem desse pavimento uma opção cada vez mais atraente para as construções e para o bolso do consumidor, já que é mais barato em relação ao concreto”, salienta.

E para quem quer aliar ecologia e estética, o engenheiro conta que esta pedra também está disponível nos mais variados tons de cores. “Portanto, pode-se abusar na criatividade e no colorido, sem deixar de lado a preocupação com o meio”, conclui.

Fonte: Bagarai - 11.06.2011 / PROCEL INFO

Inscrições abertas para o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação

Até o dia 5 de agosto, estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prêmio Abilux Projetos de Iluminação, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de profissionais que desenvolvem projetos de iluminação e estreitar os laços entre consumidores e fabricantes de luminárias, lâmpadas, reatores e controles. Podem participar escritórios e profissionais de arquitetura, design, engenharia e áreas afins relacionadas ao setor de iluminação.

O concurso irá analisar os projetos inscritos em dez categorias (residencial; lojas; shoppings e entretenimento; corporações; indústrias; hotéis; hospitais e clínicas; restaurantes e bares; fachadas, monumentos, jardins e espaços públicos; vias públicas e o prêmio especial de "Iluminação Eficiente". Para se inscrever no prêmio, acesse: http://www.abilux.com.br/premios_iluminacao/2011/regulamento.pdf.

Fonte: PROCEL INFO

 

Concurso de vídeos e fotos de raios

Inscrições para concurso de vídeos e fotos de raios no Brasil vão até 30 de Junho

O primeiro concurso de vídeos e fotos de raios no Brasil, organizado pelo ELAT, receberá inscrições até o dia 30 de Junho de 2011.O concurso está recebendo vídeos e fotos de diversos lugares do país, tanto amadores quanto profissionais. Se você tem vídeos e fotos de raios, e tem interesse em participar do concurso e contribuir com o registro deste fenômeno, em que o Brasil é campeão mundial de incidência, faça sua inscrição e concorra a uma viagem e participação na solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), que acontecerá em agosto no Sheraton Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro. Os ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação que contará com a participação de autoridades e pesquisadores de diversos países. Além disso, as imagens e fotos serão divulgadas com os devidos créditos no site do ELAT e no primeiro filme sobre raios no Brasil, a ser lançado no verão de 2012.

Link: www.inpe.br/elat (link notícias/concurso)

Supermercado economiza 20% de energia com iluminação 100% LED

Portugal - O supermercado Intermarché de Messines economizou 20% de energia no último ano, depois de ter instalado um sistema LED e substituído todos os tubos fluorescentes por tubos LED da Unique Lights. Segundo o presidente da empresa, Serge Rossignol, “está provado que os hipermercados podem economizar até 20% de energia com a alteração do sistema de iluminação”.

A substituição do sistema de iluminação ocorreu em março de 2010, tendo o consumo de energia sido monitorizado, desde então, pela Unique Lights e pelo próprio Intermarché. “Com o crescente aumento do custo da energia, iniciamos uma investigação interna para reduzir o consumo. Optamos pela iluminação LED e, um ano depois, mais de 55 mil kWh foram economizados. "As carnes duraram mais tempo, a apresentação do produto melhorou, o ambiente e a luz também, e deixei de precisar de manutenção”, revelou Rossignol.

Com a aplicação das lâmpadas LED, os custos de energia de iluminação serão reduzidos de 50% a 80% e o Retorno de Investimento (ROI) está estimado em 2,5 anos, segundo as estimativas do Intermarché. O tempo médio de vida útil dos produtos da Unique Lights no hipermercado é de cerca de oito anos.

Fonte: Green Savers - 31.05.2011 / PROCEL INFO

Cemig realiza leilão de veículos, equipamentos, materiais inservíveis, obsoletos e despadronizados

A Cemig irá promover, no próximo dia 8 de junho um grande leilão de veículos, equipamentos, materiais inservíveis, obsoletos e despadronizados de propriedade da Cemig Geração e Transmissão S.A. e Cemig Distribuição S.A.

O evento será realizado às 9h30, no Palácio dos Leilões , situado à Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), nº 1800, Bairro São Sebastião I, Contagem - MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 6 e 7 de junho, conforme o seguinte cronograma:

Lotes 01 e 02, 18 a 26 (parte, sendo: módulos KC50, suportes, eletrodutos, armários, controladores de carga/descarga, inversores, esticadores, grampos para cerca, arames lisos, ferrolhos e catracas), 27, 29 a 83 - Centro de Distribuição de Material da Cemig - Jatobá, Av. Afonso Vaz de Melo, 1.936, Barreiro de Baixo, Belo Horizonte - MG, das 08h às 11h e das 13h às 16h - contatos: Fábio Marcelino, Sérgio Geraldo Maia e Margarete Ferreira, fones: (31) 3506 1305 ou 3506 1267.

Lotes 03 a 05, 26 (parte, sendo: mourões de eucalipto), 86, 87, 89 a 92 - Centro de Distribuição Avançado da Cemig - Igarapé, BR 262, Km 365, Juatuba - MG, das 08h às 11h e das 13h às 15h30 - contatos:Carlos Alberto Caetano ou Celso Amarante de Souza, fones: (31) 3535 7110; 3535 7657 ou 3535 7658.

Lotes 06 a 17 e 93 a 144 – Unidade Cemig COA, Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), s/nº, Km 2,5 – Bairro Campina Verde, Contagem – MG – contato: Itamar Pereira de Paula, fone: (31) 3878 5211.

Lote 28 - Centro de Distribuição Avançado da Cemig - Igarapé, BR 262, Km 365, Juatuba - MG, das 08h às 11h e das 13h às 15h - contatos: Srs. Jurandir Gomes dos Santos ou João de Oliveira Belo, fone: (31) 3535 7689.

Lote 84 - Centro de Distribuição Avançado Cemig - Governador Valadares, Av. Industrial, 1411 – Distrito Industrial, Governador Valadares – MG, no horário de 07h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h – contato:Aloncio Vilas Boas, fone: (33) 3271 1659.

Lote 85 - Centro de Distribuição Avançado Cemig – Montes Claros, Rua Manoel Caribé Filho, 10, Conjunto José Carlos Vale de Lima, Montes Claros – MG, no horário de 07h30min às 11h30 e de 13h30 às 17h30 - contato:Hilídio Pereira de Carvalho Filho, fone: (38) 3223 9969.

Lote 88 - Depósito Cemig, Br. 267 (estrada de Bicas) próximo a sede da GREMIG – Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig e Usina Hidrelétrica de Marmelos, Juiz de Fora – MG, no horário de 07h30 às 11h30 e de 13h às 17h00 – contato: José Carlos Barbosa, fone (32) 3313 6578.

Demais esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), fones: (31) 2125 9417, 2125 9442 ou 2125 9447; fax: (31) 2125 9420.

 

Fonte: http://www.cemig.com.br/SalaDeImprensa

Amyr Klink apresenta série no Canal Futura

A partir do dia 1º de junho, os espectadores vão poder navegar pelos Caminhos da Energia, novo programa do Canal Futura, produzido em parceria com a CPFL e apresentado por Amyr Klink. Em formato documental, a série mostra como a energia está presente em nosso dia a dia e reflete sobre as possibilidades de seu uso de forma eficiente e sustentável para garantir o bem estar das pessoas no planeta.

Produzido pela GIROS, com direção de Belisario Franca, a série apresenta as diversas formas de energia usadas desde os primórdios até as descobertas tecnológicas que aceleraram o desenvolvimento dos países e proporcionaram mais conforto às sociedades. A série mostra também como a preocupação com os recursos finitos de fontes energéticas levaram à busca pelo uso de fontes renováveis e menos nocivas ao meio ambiente.

Caminhos da Energia tem foco no Brasil, mapeando a atual matriz energética brasileira e apontando as possibilidades de geração, distribuição e consumo de energia. Apresentada pelo navegador Amyr Klink, a série é pontuada por entrevistas de mais de 50 especialistas, que apresentam o contexto histórico, mostram números e opinam sobre os diferentes caminhos que o Brasil pode seguir para diminuir o impacto da geração e consumo de energia no meio ambiente.

Amir Klink costura os conteúdos desta questão por meio de intervenções sobre suas experiências pessoais e reflexões desenvolvidas sobre o tema. “O barco é uma espécie de unidade para pensar de forma eficiente o uso de energia”, diz Klink, que contou também já ter percebido as mudanças climáticas pelas quais o planeta passa em suas viagens para a Antártica.

Para reforçar o caráter de prestação de serviços, a parceria Canal Futura-CPFL produziu ainda uma série homônima de interprogramas que trazem dicas para evitar o desperdício de energia e serão exibidas nos intervalos da programação.

A CPFL acredita que as recentes crises internacionais colocaram o tema da energia na agenda global e, por conta disso, a série Caminhos da Energia é pertinente para a compreensão desses cenários. “O mundo está numa fronteira de mudanças e precisamos entender a complexidade desse momento”, afirmou o diretor de Comunicação Empresarial da CPFL, Augusto Rodrigues.

“Esse debate ocupou parte da nossa agenda corporativa nos últimos tempos. Assim, revisamos nossos direcionadores estratégicos, redefinimos a nossa visão e a nossa visão e, finalmente, incorporamos esse conhecimento e esses direcionadores em nosso Planejamento Estratégico, optando por um crescimento expressivo em energias renováveis”, completou.

O caráter de conscientização e formação cidadã e o principal destaque da série, segundo a gerente geral do Canal Futura, Lúcia Araújo. “O Brasil está diante de um momento de escolhas importantes acerca de seu modelo de desenvolvimento, o que envolve, entre outras questões, a matriz energética. Com essa série, queremos dar ferramentas para que o público também possa fazer suas escolhas, como consumidores e cidadãos”, completa.

Fonte: AdNews - 30.05.2011