Dicas de conservação de energia 4

Condomínios

Utilize sempre que possível a iluminação natural suficiente abrindo janelas, cortinas e persianas em ambientes como o hall social, a sala de visitas, o salão de festas, o salão de jogos, etc.

Instrua os empregados a desligarem as lâmpadas de dependências desocupadas, exceto aquelas que contribuem para a segurança.

Limpe regularmente paredes, janelas, pisos, e forros. Uma superfície limpa reflete melhor a luz, o que permite manter menos intensa a iluminação artificial.

Limpe regularmente as luminárias, lâmpadas e demais aparelhos de iluminação. A sujeira acumulada reduz a iluminação.

Substitua se possível, os difusores transparentes amarelados ou opacos por difusores de acrílico claro, com boas propriedades contra amarelamento, pois eles permitirão melhor distribuição de luz.

Substitua luminárias antiquadas ou quebradas por luminárias mais eficientes, de fácil limpeza e, de preferência, com lâmpadas exposta, que deste modo poderão ser de menor potência.

Quando o fator estético não tiver importância retire o acrílico e o globo, que absorvem grande parte do fluxo luminoso. Você poderá assim utilizar lâmpadas de menor potência.

Não use lâmpadas incandescentes de bulbo fosco dentro de globos. É preferível utilizar lâmpadas com bulbo transparente. As lâmpadas de bulbo fosco foram criadas para minimizar o efeito ofuscante e apresentarem uma luz confortável, suave e difusa, mas também absorvem uma parte da luz emitida pelo filamento.

Como o globo elimina o ofuscamento, o uso de lâmpadas de bulbo fosco acarretará menor iluminação e poderá exigir lâmpadas de maior potência.

No hall social, na entrada e na marquise do seu prédio, a instalação de lâmpadas incandescente embutidas no teto é uma péssima solução do ponto de vista da utilização de energia. A eficiência do conjunto torna-se muito reduzida, o aquecimento é excessivo e a vida útil da lâmpada também se reduz, por falta de ventilação adequada. Sugerimos rebaixar a lâmpada e reduzir sua potência, ou usar lâmpadas refletoras de menor potência. As lâmpadas de 100 Watts podem ser substituídas por lâmpadas de 60 Watts ou 40Watts, o que proporcionará uma redução de 40% a 60% no consumo de energia elétrica nesses locais. Outra opção seria as lâmpadas fluorescentes compactas

Nos corredores, no hall social e nas escadas, verifique a possibilidade de substituir as lâmpadas incandescentes também por lâmpadas fluorescentes compactas.

Refaça se possível, a instalação dos circuitos de interruptores, para permitir o desligamento parcial de lâmpadas em desuso ou desnecessárias.

Em locais onde houver muitas lâmpadas acesas, verifique a possibilidade do desligamento alternado.

Se há na garagem luminárias com lâmpadas fluorescentes comandadas em grupo, estude a possibilidade de instalar interruptores individuais comuns ou do tipo pera (pendente); eles permitirão o desligamento parcial de determinadas lâmpadas, evitando-se a iluminação plena todo o tempo.

Nas garagens, procure iluminar somente as áreas de circulação de veículos, e não diretamente os boxes.

Ao desativar uma ou mais lâmpadas fluorescentes, não esqueça de desligar também o reator, caso contrário, ele continuará consumindo energia elétrica, reduzindo-se a sua vida útil.

Rebaixe as luminárias instaladas entre as vigas do teto da garagem. Com isso, aumentará a intensidade da iluminação, podendo inclusive reduzir o número de lâmpadas.

Onde for possível, use uma única lâmpada de maior potência no lugar de várias lâmpadas de menor potência.

Tratando-se de lâmpadas de um mesmo tipo, as de maior potência são em geral mais eficientes que as de potência menor.

Ao fazer reforma no prédio, evite pintar com cores escuras as paredes dos halls dos elevadores, escadas e corredores, pois elas exigirão lâmpadas mais fortes, com maior consumo de energia elétrica.

Em áreas externas (jardins, estacionamentos, áreas de lazer, e etc.) estude a possibilidade de substituir as lâmpadas existentes por lâmpadas a vapor de sódio a alta pressão (VSAP), que fornecem mais luz com menor consumo de energia elétrica.

Analise também a possibilidade de instalar fotocélulas ou temporizadores para controle de iluminação.

Utilize somente lâmpadas de tensão compatível com a tensão da rede da concessionária.

Em caso de dúvida consulte sempre a concessionária.

Se o seu prédio não tem interruptores temporizados, para as lâmpadas dos corredores e garagens, você pode instalar um dispositivo chamado MINUTERIA, que permite manter acesas temporariamente as lâmpadas desses locais; desta maneira, utiliza-se a iluminação de forma racional e reduz-se gradualmente o consumo de energia elétrica.

Existem no mercado dois tipos de minuteria: a eletrônica e a eletromecânica. Cada uma delas pode ser instalada no sistema coletivo (várias lâmpadas) ou no individual (uma ou poucas lâmpada).

Elevadores

Para economizar energia elétrica, evitando acionamento desnecessário dos elevadores e maior desgaste dos equipamentos, devem ser observar as seguintes recomendações:

Havendo dois elevadores no mesmo hall (um social e um de serviço), deve-se chamar apenas um. Verifique a possibilidade de fazê-los atender a grupos diferentes de andares (pares e ímpares).

As crianças devem ser orientadas a não apertar todos os botões do painel e não fazer do elevador objeto de recreação.

Não sobrecarregar o elevador, respeitando o número máximo de passageiros indicado na cabine. Além de ser transportado com segurança, você evitará danos ou queima do motor.

Para subir 1 andar ou descer 2, procure utilizar as escadas. Um pouco de exercício é saudável e não faz mal a ninguém.

Estude a possibilidade instalar um sistema de acionamento mais eficiente para os elevadores. Consulte o fabricante.

Estude a possibilidade de desligar diariamente, de maneira alternada, um dos elevadores, no horário de menor movimento e utilização (por exemplo, das 22h00 às 6h00 e nos domingos e feriados).

Será importante obter a cooperação dos condôminos, esclarecendo-os quanto aos objetivos e benefícios a serem alcançados.

Na hora da compra, dê preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, principalmente no verão, quando o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.

Fonte: PROCEL

 

Energia renovável produzida em casa pode abastecer rede distribuidora no Brasil

Nos pés da Serra do Mar, em Ubatuba, os moradores de uma ecovila produzem sua própria energia desde a fundação do lugarejo, em 1999. Inicialmente, placas fotovoltaicas abasteciam as tomadas. Desde 2009, uma microturbina hidrelétrica garante eletricidade às famílias que moram no local e ao escritório do Ipema (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica).

Computadores, impressoras, datashow, máquinas de lavar roupa, liquidificadores, televisões, lâmpadas: tudo funciona com a energia produzida localmente, exemplifica o arquiteto Marcelo Braga, fundador do Ipema. A comunidade gera mais do que consome e tem uma sobra de energia durante a noite quando quase tudo está desligado da tomada e que é perdida.

Mas uma mudança na lei brasileira começa a desenhar um novo cenário. O consumidor que produz energia de fontes renováveis em casa pode injetar o excesso na rede da distribuidora local. As novas diretrizes foram aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e valem desde a última quinta-feira (19/04).

As normas se aplicam a microgeradores (até 100 KW) e minigeradores (de 100KW a 1MW) que usam fontes renováveis solar, eólica, hídrica ou de biomassa. Em vez de dinheiro, o produtor que injetar energia na rede da distribuidora ganha um crédito, que pode ser abatido na conta de energia dos meses seguintes, com prazo de até três anos.

A agência do governo vê vantagens na iniciativa: "Economia dos investimentos de transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica", respondeu a Aneel, por email, à DW Brasil.

Na conta do consumidor

A política foi saudada por especialistas do setor. "A distribuidora vai diminuir a necessidade de investimento na rede de transmissão, já que uma parte da produção será do próprio consumidor", avaliou Nivalde J. de Castro, coordenador do grupo de estudos do setor de energia elétrica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Segundo ele, a decisão favorece um uso mais eficiente da energia elétrica, pois os consumidores não são mais obrigados a comprar das distribuidoras tudo o que consomem e a necessidade de investir em grandes hidrelétricas e parques eólicos diminui.

Mas quem vai pagar a conta, inicialmente, é o pequeno produtor: o investimento na compra de equipamentos é por conta própria. A distribuidora não precisa arcar com os custos de adequação, ou seja, da instalação do sistema de medição. E não há qualquer incentivo fiscal para que o consumidor se transforme num produtor de energia renovável.

"O governo deveria dar isenção de imposto para aquecedor solar, painel fotovoltaico", opina Braga. Segundo ele, um modelo barato e de potência média de aquecimento de água custa entre 1.000 a 1.500 reais e um muito bom, até 5.000 reais. "Quando o consumidor faz as contas, ele prefere não gastar tanto e continuar pagando pela energia da distribuidora", diz Braga.

E essa é a grande diferença entre a norma brasileira e a política alemã, que também serviu de inspiração para o Brasil. No caso da Alemanha, os consumidores receberam incentivo para produzir em casa energia renovável. No caso do Brasil, o consumidor não ganha dinheiro ao injetar energia na rede. "Ou seja, o consumidor que virar produtor nunca vai receber recursos da distribuidora, o máximo será diminuir a conta mensal de luz", ressalta Nivalde.

Pioneirismo alemão

Em 1990, a aprovação na Alemanha de uma lei de eletricidade começou a colocar em evidência o papel das pequenas centrais geradoras de energia renovável. A norma obrigou as operadoras a conectar esses produtores à rede e a comprar essa energia no regime de tarifa feed-in.

Segundo esse sistema de preços, toda a energia produzida a partir de fontes renováveis é injetada na rede, inclusive a dos pequenos produtores. A distribuidora é obrigada a pagar um valor maior por esse tipo de energia do que, por exemplo, pela oriunda de centrais nucleares um negócio que pode ser lucrativo para o pequeno produtor.

O impacto foi imediato: uma grande expansão do mercado de fontes renováveis, como ressalta estudo de caso feito pelo Ministério brasileiro de Minas e Energia. Os dados mais recentes do governo alemão, referentes a 2010, mostram que o país dispõe de uma capacidade instalada de energia oriunda de fontes renováveis de 55.596 MW, ou 17,1% do total produzido no país.

Impacto no Brasil

A Aneel espera que a norma no Brasil gere um efeito parecido. "A expectativa é que a iniciativa ajude a impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, com aproveitamento adequado dos recursos naturais e utilização eficiente das redes elétricas", declarou a agência.

O grupo liderado por Nivalde faz ressalvas. "Avaliamos que não terá um impacto tão grande", diz o especialista, apontando como causa a ausência de incentivo fiscal. "Os primeiros consumidores interessados nessa política devem ser grandes condomínios ou conjuntos residenciais com vários edifícios", completa.

Sobra a demora para implementar uma resolução que estimule a produção descentralizada de energia elétrica a partir de fonte renovável, Nivalde comenta: "O Brasil só faz isso agora porque sempre dispôs de recursos energéticos em abundância hidrelétricos, eólicos e agora seremos grandes produtores de gás."

Braga prefere esperar um pouco para decidir se a ecovila em Ubatuba irá se conectar à rede de distribuição. Mas como produtor da própria energia há mais de dez anos, o arquiteto já sabe: "A saída para o Brasil crescer e atender à demanda dos consumidores, que cresce a cada dia, é descentralizar a produção de energia".

Fonte: O Povo Online

 

Dicas de conservação de energia 3

Geladeiras e Freezers

Na hora da compra, procure os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, pois consomem menos energia.

Instale o aparelho em local bem ventilado, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes.

Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.

Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular.

Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa.

Não forre as prateleiras da geladeira. Isto dificulta a circulação de ar.

Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo.

No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato.

Não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas. Conserve-as limpas.

Ao se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.

Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.

Mantenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta.

Televisão

Desligue o aparelho se não tiver ninguém assistindo.

Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.

Telas de LCD consomem menos energia que as de Plana.

Nunca desliga a TV através somente do controle remoto. Desligue-a da tomada.

Stand-by

O consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia.

Ferro elétrico

Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede elétrica.

Junte, sempre, a maior quantidade de roupa possível e passe todas de uma vez.

Regule a temperatura, no caso dos ferros automáticos. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Chuveiro elétrico

Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia.

Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.

Feche a torneira quando se ensaboar. Lembre-se que a economia de água é fundamental para a economia de energia.

Procure reduzir o tempo do banho.

Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações. Esse procedimento aumenta o consumo de energia e causa sérios danos à instalação e ao chuveiro.

Máquina de lavar roupa

Economize água e energia elétrica lavando de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

Use a dose certa de sabão especificada no manual, para evitar repetir operações de enxágue.

Mantenha o filtro sempre limpo.

Fonte: Procel Info

Dicas de conservação de energia 2

Computadores

Mantenha acionado o Programa Energy Star® , utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: Meu Computador/ Painel de Controle/ Vídeo.

Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.

No caso de desktops, fabricantes de chips já oferecem opções que priorizam o baixo consumo de energia e a reciclagem. O consumidor deve escolher um sistema que tenha tecnologia de gerenciamento de energia ou cuja BIOS ofereça possibilidade de opções de gerenciamento de energia.

O Processador também pode colaborar no processo - escolha um que forneça o máximo nível de eficiência de energia.

Um computador ligado durante uma hora/dia consumo 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh, o que leva cada pessoa que deligar seu micro a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2, volume correspondente ao emitido por carro movido a gasolina ao percorrer 120 km

O consumo de um PC com impressora e estabilizador, durante uma hora por dia, por 30 dias, é de 3,6 kWh.

Não deixe os acessórios (impressora, estabilizador, etc) do computador ligados sem necessidade.

Notebooks

Usar o notebook 3 h por dia, durante 30 dias consome 6,75 kWh.

Celulares e Câmeras

Nuca deixar seu aparelho "dormir" carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmera digitais que não que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Bombeamento de água

Elimine vazamentos de água, evitando desperdícios. Economizando água, você está economizando energia.

Dimensione adequadamente a bomba. Peça ajuda a um profissional.

Verifique o funcionamento da boia e utilize “automático” para ligar e desligar as bombas.

Verifique se a alimentação elétrica do motor está de acordo com as especificações do fabricante.

Evite, sempre que possível, o bombeamento de água no horário de pico (18 às 21h.).

Boiler – aquecedor central

Na hora da compra, escolha um tipo de boiler com capacidade adequada às suas necessidades.

Dê preferência a modelos com melhor isolamento do tanque e com dispositivo de controle de temperatura.

Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo.

Isole adequadamente as canalizações de água quente.

Nunca ligue o aquecedor à rede elétrica sem ter certeza de que ele está cheio d’água. Para isso, verifique se sai água das torneiras de água quente.

Quando usar o aparelho, ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente. Se esquentar demais e você tiver que misturar água fria, será desperdício.

Ligue o aquecedor apenas o tempo necessário. Se possível, instale um timer para tornar automática essa tarefa.

Feche as torneiras ao ensaboar-se.

Evite aquecer a água nos dias de calor mais intenso.

Fonte Procel Info

Dicas de conservação de energia

A energia elétrica não é um recurso inesgotável. Por isso, descubra o que você pode fazer para poupar energia. Com pequenos cuidados, economizar energia em casa fica muito mais fácil. Basta seguir as nossas dicas.

Dicas Gerais

•             Se possível, use aparelhos elétricos fora do horário de pico (das 18h às 21h).

•             Alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado; motores; coletores solares e lâmpadas, têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos.

•             Ao viajar, desligue a chave-geral.

•             Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.

•             Use fios de bitola adequada. Na hora de fazer a instalação, consulte sempre um técnico especializado.

•             Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

Sistema Solar de Aquecimento de Água

•             Quando for adquirir um sistema de aquecimento solar dê sempre preferência aos modelos com o Selo Procel.

•             Dimensione adequadamente o sistema (coletores e reservatórios) para a quantidade de água que será utilizada por dia.

•             Utilize a tubulação adequada para a rede hidráulica de água quente, com isolamento térmico necessário.

•             Os vidros dos coletores devem ser lavados periodicamente com água e sabão neutro, para que não ocorra queda no rendimento do sistema. Quando realizar o procedimento, faça sempre na manhã para evitar choque térmico e consequentemente a quebra do vidro.

•             A instalação do sistema deve ser feita por profissionais especializados. Um sistema mal instalado pode comprometer o funcionamento do sistema.

•             Procure reduzir seu tempo de banho. Economizar água também é importante.

Ar Condicionado

•             Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.

•             Evite o frio excessivo, regulando o termostato.

•             Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.

•             Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

•             Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.

•             Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.

•             Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

Lâmpadas/Iluminação

•             Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

•             Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc. para ter mais conforto e economia.

•             Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

•             Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares na área da cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 Watts ilumina mais que uma incandescente de 150 Watts. E dura dez vezes mais.

•             Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares que possuam o Selo Procel Inmetro de Desempenho.

•             Nos corredores externos utilize sensores de presença que se acenderão somente quando houver circulação de pessoas.

•             Nas escadas do condomínio, opte por lâmpadas fluorescentes compactas de 9Watts, elas iluminam como a lâmpada incandescente de 60 Watts. Não deixe de usar sensor de presença.

•             A lâmpada fluorescente economiza até 80% de energia comparada com a lâmpada comum.

Fonte: Procel Info

Evolubike fornece seis postos de recarga para veículos elétricos no estado de São Paulo

São Paulo - A Evolubike desenvolveu totens de recarga para veículos elétricos que em breve poderão ser vistos nas ruas de cidades de todo o país. O Toten de recarga para bicicletas elétricas com opção de utilização de energia solar no modelo híbrido. Cinco totens, sendo um Híbrido encomendados pela EDP Bandeirante já foram instalados na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, e na capital é possível recarregar as bicicletas elétricas em um Toten instalado, na Avenida dos Imarés, 255, no bairro de Moema.

Os Totens instalados em Aparecida pela EDP Bandeirante fazem parte do Projeto InovCity, criado em 2011 pela distribuidora em parceria com a Secretaria de Energia de São Paulo e Prefeitura de Aparecida, que fará do município a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo.

Mais sobre a Evolubike:

Fundada em abril de 2010, com um investimento de R$ 700 mil, a Evolubike - www.evolubike.com.br - é primeira marca genuinamente nacional de bicicletas elétricas. A empresa é dirigida pelos irmãos Rogério Rovito, 33, e Renato Rovito, 32, ambos engenheiros mecânicos, e o engenheiro mecatrônico Alexandre Lima, 29 anos. Em dois anos de existência, a empresa comercializou em torno de 750 unidades e fechou o ano de 2011 com um faturamento de R$ 1,5 milhão. Para 2012 a expectativa é chegar à casa dos R$ 3 milhões com uma produção de 1.500 bikes elétricas.

Sobre o InovCity

O Projeto InovCity lançado em outubro de 2011 fará de Aparecida a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo. O projeto piloto terá um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões e prevê o teste de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente. Dentre as iniciativas deste projeto destacam-se a medição inteligente, a iluminação pública eficiente, a micro-produção com fontes renováveis de energia, a mobilidade elétrica, bem como um conjunto de ações de eficiência energética e de educação das comunidades locais.

Fonte: SEGS

Cemig terá novo concurso ainda este ano

A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig vai abrir inscrições para concurso público ainda este ano.

Inicialmente, serão 374 vagas para o nível superior e 426 para o nível técnico-administrativo. Portanto, no total, serão 800 vagas disponibilizadas pelo processo seletivo.

O edital deve ser divulgado em três semanas. Já o concurso está previsto para ser realizado ainda em 2012. Os aprovados serão contratados a partir de janeiro de 2013.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Cemig, a decisão de realização do concurso, tomada em janeiro, foi aprovada pela diretoria da empresa, ontem.

Energia solar deve ficar competitiva em 5 anos, diz técnico

A energia solar deve ter um custo competitivo em quatro ou cinco anos, afirma o secretário nacional de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura. Hoje, segundo ele, o custo de geração é quatro vezes superior ao de outras fontes.

Ventura explica que o custo desse tipo de energia cai de 15% a 20% ao ano e, por isso, em poucos anos, ela estará integrada à matriz energética brasileira. Para ele, em no máximo cinco anos, será possível vislumbrar plantas de geração fotovoltaica (energia solar) voltadas para a distribuição em grande escala e leilões de compra e venda de energia, assim como ocorre hoje com a eólica (gerada a partir da força dos ventos).

"Na medida em que o investidor consiga gerar energia com custos menores e tenha uma tarifa que a sociedade deseja, a alternativa se desenvolve", diz Ventura. Ele afirma que o governo tem interesse em incentivar essa fonte, mas não vai forçar a sua adoção. A energia solar tem um custo que oscila entre R$ 300 e R$ 400 megawatt/hora - a média das outras fontes de energia é R$ 100.

Fonte: Power Online

 

LED: luz no fim do túnel

Rio de Janeiro – A empresa pública Rioluz está realizando testes com luminárias em LED na galeria sentido Botafogo do Túnel General Coelho Cintra, o Túnel Novo, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ). Os equipamentos instalados têm o dobro da vida útil, proporcionam 40% a mais de luminosidade, além da economia de 60% no consumo de energia e custo de manutenção.

O material será avaliado pelo período de três meses. As luminárias LED em teste foram desenvolvidas seguindo as configurações arquitetônicas do túnel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com a prefeitura do Rio, a iluminação original do túnel já está obsoleta e fora de linha de produção. Para manter a iluminação, a prefeitura instalou os refletores adicionais. Caso seja aprovada, será feito um projeto para substituição de todos os pontos de luz do túnel com a nova tecnologia.

Fonte: Ambiente Energia

Eletropaulo implanta smart grid

A AES Eletropaulo, em parceria com a Silver Spring Networks, fornecedora de soluções e plataforma para smart grid, e a Senergy, do Grupo Nansen, especializada no desenvolvimento de medidores eletrônicos, estão implantando projeto de P&D em Morro Doce (SP), que utilizará tecnologia sem fio para medição, supervisão e realização de comandos remotos para reduzir custos operacionais e perdas não técnicas de concessionárias, além de aperfeiçoar serviços de eletricidade. A iniciativa ainda permite que os clientes acompanhem o consumo de energia.

O projeto está sendo implantado em 1.000 residências. A primeira fase, de instalação dos medidores, já foi concluída. A etapa atual consiste na coleta das informações dos clientes para avaliação dos resultados da ação que deve estar finalizada em até um ano.

“As soluções e a plataforma de medição inteligente com rede unificada poderão permitir avaliar, desenvolver e executar programas que atendam as novas demandas por energia de forma mais rápida e eficiente”, afirmou a diretora da Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo, Maria Tereza Vellano.

Fonte: Brasil Energia

Procel concede selo para quatro novas categorias de produtos

Eletrobras realiza pesquisa e quatro novas categorias são incluídas no programa Selo Procel

O Selo Procel Eletrobras foi concedido para quatro novas categorias: ventiladores de mesa, ventiladores de pedestal, ventiladores de parede e circuladores de ar. Segundo estimativa da própria empresa, o consumidor poderá economizar R$30 por ano ao optar por usar o produto que tenha adquirido o Selo.

Os produtos são testados em laboratório e precisam atingir um índice de eficiência energética, segurança do aparelho, potência e vazão mínima de ventilação para serem aprovados e estarem aptos para fazerem uso do Selo Procel.

Segundo o gerente da Divisão de Eficiência Energética em Equipamentos da Eletrobras, Rafael Meirelles David, para a criação das quatro categorias foi discutida uma metodologia de ensaio entre os fabricantes e a Eletrobras. Após chegarem a um acordo quanto à metodologia, um estudo detalhado foi encomendado para um laboratório autorizado pelo Inmetro. “O estudo englobou cerca de 60 modelos de equipamentos. Com esse número tivemos segurança para estabelecer um índice mínimo para os aparelhos receberem o Selo Procel”, comenta Rafael David.

Apesar de os fabricantes optarem voluntariamente pelo uso do Selo Procel, os aparelhos precisam ser testados e sua eficiência precisa ser comprovada. Porém, o equipamento ser eficiente não é garantia de adquirir o Selo.

O fabricante precisa comprovar também a segurança de seus equipamentos. “De nada adianta um produto com eficiência energética se ele não é seguro para o usuário. Garantir a integridade física do consumidor é uma das prioridades para o Procel. Assim os aparelhos precisam estar preparados para que os usuários não tomem choque ou tenham contato com as hélices do ventilador. Os aparelhos precisam atender as normas exigidas", afirmou David.

Os índices exigidos para a concessão do Selo Procel Eletrobras são revisados no período de três a quatro anos. Com o tempo, o índice vai sendo atualizado e ficando mais exigente. David afirma que o Selo estabelece um padrão de eficiência energética e a economia de energia é promovida no mercado como um todo.

A Eletrobras estima que três em quatro residências no Brasil possuam algum tipo de ventilador portátil ou circuladores de ar. Segundo Rafael David, esse número influenciou na criação das novas quatro categorias. Até o final do ano, a Eletrobras estuda certificar mais duas novas categorias: fornos de micro-ondas e luminárias para iluminação pública. Para o ano que vem, ele prevê que a categoria de lâmpadas tubulares também será contemplada.

A meta, segundo David, é manter o Selo Procel em 20% dos produtos por categoria. Ele ressalta que a Eletrobras mantém este objetivo para destacar os produtos mais econômicos e, desta forma, indicar para os consumidores os melhores produtos na questão de eficiência energética.

Em 2008, a categoria dos ventiladores de teto já era contemplada e, com a entrada dos novos produtos, o programa da Eletrobras passa a possuir 38 categorias cadastradas.

No relatório de resultados com ano base de 2010, divulgado pelo Procel em 2011, o programa resultou na economia de aproximadamente 6,16 bilhões de kWh. Para conferir os equipamentos que já possuem o Selo, os resultados dos testes e mais informações sobre o Procel, visite o site da Eletrobras Procel .

Fonte: Brenno Marques, para o Procel Info

Nova tomada reduz consumo de energia

Inglaterra - Visando combater o gasto energético com os aparelhos que possuem função stand-by - que podem representar cerca de 8% do consume elétrico total de uma residência (de acordo com uma pesquisa realizada recentemente na Inglaterra) -, os designers Seong Soyeon, Kim Seomi, Lee Jeongjae, Park Jihye e Lee Yeontaek criaram um novo modelo de tomada que "expulsa" o plug após algum tempo.

A tomada, identificada como "PumPing Tap", mostra uma luz vermelha apontando que o aparelho em stand-by pode ser desligado. Caso não haja o desligamento, o equipamento, que é dotado de uma mola, destaca automaticamente o plug da tomada interrompendo imediatamente o consumo de energia.

O produto ainda não tem previsão para chegar ao mercado.

Fonte: Procel Info

Aneel contabiliza ações de eficiência energética

Edição de fevereiro da revista Eletricidade Moderna mostra balanço da Aneel sobre investimentos em programas de eficiência energética na área de distribuição

Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um balanço do programa de eficiência energética das empresas de distribuição. De março de 2008 a dezembro de 2011, a agência contabilizou 914 projetos de eficiência energética das concessionárias, somando um total de investimentos de R$ 2,4 bilhões e levando a uma economia de energia de 2,06 milhões de MWh/ano.

Conforme reportagem publicada na revista Eletricidade Moderna, na edição de fevereiro, onde dados específicos do levantamento são apresentados e analisados, as iniciativas incluem aquecimento solar, gestão energética municipal, cogeração, baixa renda, educacional, entre outras que, juntas, somam 13 categorias. Segundo dados do balanço, os projetos em instalações do poder público somaram o maior número, com 274 iniciativas. De acordo com Lei 9991/2000, os programas de eficiência energética estão previstos nos contratos de concessão e estabelece que as concessionárias invistam, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional em ações que visem o incentivo ao consumo racional de energia.

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra

Revista_Eletricidade_Moderna_02.2012_Aneel_EE.pdf

Fonte: PROCEL INFO

IDEAL lança cartilha sobre Eletricidade Solar

Santa Catarina - O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), sediado em Florianópolis, lança oficialmente em 03 de abril uma cartilha educativa sobre Eletricidade Solar. O objetivo é difundir o uso da energia fotovoltaica junto a instituições, escolas, meios públicos e empresariais e empresas de energia elétrica. Além de estar disponível no site da organização (www.americadosol.org), a Cartilha será enviada para as instituições interessadas e poderá ser reimpressa e distribuída pelas próprias instituições aos seus públicos. O lançamento acontecerá no colégio de Aplicação, da UFSC, a partir das 9h. Após uma palestra educativa, os alunos vão receber a cartilha e farão uma visita à mini-usina fotovoltaica, sediada na Universidade.

O livreto de 20 páginas, editado em Português e Espanhol, explica em linguagem simples e prática o funcionamento da energia, seu processo de transformação em eletricidade, as diferentes tecnologias e possíveis locais de implantação. Trata-se de um excelente recurso para apoiar programas de educação e sustentabilidade em instituições de vários ramos.

A ANEEL prepara uma regulação para geração distribuída que deve incentivar a instalação de mini-usinas em residências no Brasil, aproveitando mais uma fonte energética abundante no país. A região menos exposta à radiação solar é 40% maior do que a região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, um dos países que lideram o uso da energia fotovoltaica no mundo.

Fomento às energias renováveis

Criado em 2007 pelo engenheiro do setor elétrico Mauro Passos, ex-vereador e ex-deputado federal, o Instituto IDEAL tem o propósito de fomentar as energias renováveis junto aos governos, aos parlamentos, no meio acadêmico e empresarial, possibilitando que se estabeleça uma política de integração e desenvolvimento regional contemplando as energias alternativas na matriz energética de seus países.

Desde a sua criação, o Instituto tem se envolvido em uma grande variedade de eventos relacionados com a questão e realizado uma série de parcerias, a fim de atingir o seu objetivo. Entre as principais estão o Conselho Mundial de Energias Renováveis​​, a Parceria em Energia Renovável e Eficiência Energética, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit , o Bankengruppe, o Parlamento do Mercosul, Centro de Formación para la Integración Regionale a Oficina Regional de Ciencia para América Latina y el Caribe da Unesco.

Fonte: Plurale

O fim das ondas curtas

Conhecidas no passado por ser o principal meio de comunicação mundial das rádios BBC de Londres, A voz da América e radio Moscou, utilizando as frequências entre 1.800 a 30 MHz, as ondas curtas estão perdendo espaço para outros meios de comunicação.

Também os muitos ouvintes que escutavam as ondas curtas estão abandonando estas frequências.

Na América do norte, Europa e Meio Oriente a audiência nas bandas de onda curta diminuíram drasticamente, disse Andy Sennit que é observador de onda curta há muitos anos e também trabalha como editor da pagina Media Network da radio Netherlands.

Em outras regiões como África, e o sul da Ásia existem mais ouvintes de rádios nas bandas de onda curta, mas a audiência também continua diminuindo de forma significativa.

Na Índia as audiências da onda curta caíram de 7,4 a 2,3 por cento de 2003 a 2008 disse Kim Andrew Elliott analista de investigações de audiência da Agencia Internacional de Radiodifusão dos Estados Unidos. Kim Andrew Elliott participa do programa chamado A Escuta do dia Anterior onde são entrevistadas varias pessoas e perguntado qual emissora de onda curta você escutou ontem.

Na África o resultado é bem pior que na Índia. No Quênia as escutas de onda curta caíram de 25 para 3 por cento nos anos de 2003 a 2011 disse Kin Andrew.

Desde o fim da guerra fria, as mudanças nos hábitos dos ouvintes, a expansão das rádios pela internet e o crescimento das rádios FM modificaram de maneira significativa os programas em onda curta com diminuição de horários e fechamentos de emissoras em todo o mundo.

Felizmente, países em desenvolvimento, contribuem para a sobrevivência da onda curta em todo o mundo.

No passado os receptores eram baratos e uma principal fonte de conhecimento sendo o único meio de conseguir-se notícias de outros países que eram recebidas por repórteres em todo o mundo contribuindo com a informação para todos e formando opiniões em todo o mundo. Essa tecnologia, que utilizava as faixas de HF conhecidas como onda curta, sobreviveu tranquilamente até a década de 90.

Nos dias de hoje, infelizmente, colocar no ar um transmissor de ondas curtas de alta potencia gasta-se muito dinheiro com baixo retorno e a medida que outras mídias proporcionam a recepção de rádios de todo o mundo, via internet ou pelo telefone celular, colocar um transmissor de ondas curtas no ar hoje em dia virou artigo de luxo.

Com a expansão das emissoras de FM, e o conforto de receber sinais sem ruído, as ondas curtas continuam perdendo lugar para esses sistemas mais confortáveis e acessíveis existentes nos dias de hoje.

Hoje em dia, mesmo nos países em desenvolvimento, a população tem mais acesso a televisão e a internet.

Nos dias atuais os televisores vem equipados com acessórios inteligentes capazes de conectarem-se a internet dando ao seu usuário a possibilidade de assistir canais de TV e canais de radio de todo o mundo.

Com toda essa tecnologia de fácil acesso as ondas curtas perderam sua característica de único meio de conseguir-se informações internacionais.

Para a população mais jovem a onda curta é conhecida como coisa velha, antiga e seu som soa como um antigo gramofone, disse Andy Semitt.

Atualmente as rádios de onda curta estão sendo desligadas ou vendidas para igrejas que produzem seus programas 24 horas por dia. Com a chegada dos telefones inteligentes, conhecidos por Smart phones ou os Iphones, que conectam-se a internet é possível ouvir rádios de todo o mundo ao vivo, disse André Mendes diretor de inovação e informação técnica da Junta de Governos e Transmissões dos Estados Unidos que supervisiona as rádios BBC e Voz da América.

O serviço mundial prestado pelas emissoras de radio BBC de Londres e Voz da América também enfrentam problemas com audiência e recentemente tiveram cortes de pessoal para a redução de gastos. Os gerentes de produção destas emissoras desligaram vários transmissores de onda curta reduzindo drasticamente suas emissões nestas faixas.

Recentemente a BBC e a Voz da América deixaram de transmitir programas em Mandarim e Chinês voltado para a China.

Apesar dos cortes e desligamentos de transmissores a onda curta ainda tem sua utilidade porque pode chegar a países onde os meios de comunicação são proibidos como Cuba e Coreia do Norte.

Na maioria desses países a internet é proibida para os cidadãos e apenas algumas pessoas tem acesso a essa tecnologia e de forma limitada. Os sites da internet, que apresentarem em suas paginas qualquer matéria que denigra o regime do país, é bloqueado e a onda curta é a única forma de chegar a essa população.

Boas notícias

Enquanto países ocidentais seguem desligando seus transmissores de onda curta países orientais investem cada vez mais nesta tecnologia.

A Radio China Internacional esta expandindo sua programação com a contratação de profissionais e compra de equipamentos de transmissão no exterior.

Hugo Chaves, presidente da Venezuela, esta construindo um centro de transmissores de onda curta de grandes proporções na Venezuela com ajuda da China.

Na Europa algumas rádios particulares sempre recorrem a onda curta como opção de transmissão. A rádio comercial KBC dos países baixos voltou com transmissões em onda curta em 2011.

Kim Andrew Elliott afirmou que esta convencido de que as emissoras de onda curta resistirão por muito tempo e se adequarão com o avanço da internet. A medida que os países limitem os acessos a internet, bloqueando sites incluindo conteúdo de noticias e informação, a onda curta suprirá esta perda porque é difícil de ser bloqueada, completou Kim Andrew.

Com o fim e o desligamento temporário de varias estações de ondas curtas os amantes do DX aproveitam para receber estações de ondas curtas de baixa potencia que seriam impossíveis de ouvir com as transmissões de emissoras mais potentes.

James Carelles coordenador e colaborador da Radio World no Canada.

Tradução para o Português:

Mauricio Beraldo - PY4MAB

py4mab@amsat.org

http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/

 

Fonte: BBC Londres

A cada dois dias, uma pessoa morre por choque elétrico em São Paulo

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que praticamente a cada dois dias, em média, uma pessoa morre em decorrência de descarga elétrica em todo o Estado.

Em 2010, último dado consolidado disponível, foram registrados 167 óbitos. Destes, 157 eram homens (94%), com idade entre 30 e 49 anos (81 casos).

Os homens também lideram o ranking das internações provocadas por contato a corrente elétrica. Das 1.225 hospitalizações registradas em 2011, 77% eram masculinas.

De acordo com o supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, Gustavo Feriani, a realização das atividades laborais é a principal razão para que a maioria das vítimas seja masculina.

"Os homens fazem serviços de obras ou reparos em domicílio, muito próximos à rede elétrica. Na grande maioria das vezes, infelizmente, sem equipamentos de proteção ou cuidados específicos para essa atividade", explica Feriani.

Além disso, houve um crescimento de 91% dos casos de internação por conta à exposição à corrente elétrica nos últimos quatro anos. Em 2008, foram 642 registros de hospitalização. Em 2009 houve 1.004 internações e, em 2010, 1.031 hospitalizações.

Nestes últimos quatro anos, a região de Piracicaba é a que mais acumulou casos de internações (2.584), seguida da Grande São Paulo (762) e de Sorocaba (105). Os municípios que mais contabilizaram hospitalizações neste período foram Piracicaba (2.104), São Paulo (457) e São Pedro (164), também localizado na região de Piracicaba.

Segundo o supervisor médico do Grau, em muitos casos, a pior lesão não é a que está visível, uma vez que a corrente elétrica passa pelos tecidos com menor resistência, causando maior impacto nos músculos, nervos e vasos.

"A vítima pode ter arritmia cardíaca grave causada pelo choque, destruição muscular grave, queimaduras de pele nas áreas de entrada e de saída da corrente elétrica pelo corpo e, tardiamente, insuficiência renal aguda e até morte", afirma Feriani.

Para o especialista, toda queimadura elétrica, mesmo as causadas por baixa voltagem, necessita de avaliação e cuidados médicos.

Fonte: Jornal da Instalação

Consumidores de Minas Gerais e São Paulo vão pagar mais caro por energia elétrica

A partir do próximo domingo (8), os moradores de Minas Gerais e do interior de São Paulo vão pagar mais caro pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (3), em reunião pública, o reajuste das concessionárias Cemig Distribuição e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista).

Para a Cemig, que atende a 7 milhões de unidades consumidoras em 805 municípios mineiros, o reajuste será 3,88% para as residências e 3,79% para as indústrias. Os 3,7 milhões de consumidores atendidos pela CPFL Paulista, em 234 cidades de São Paulo, vão ter um aumento de 2,61% para residências e de 3,38% para indústrias.

Já as distribuidoras Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) e Enersul, do Mato Grosso do Sul, não vão poder aplicar os reajustes aprovados hoje pela Aneel porque estão inadimplentes com o pagamento de encargos do setor elétrico. O impedimento do reajuste devido ao não pagamento dos encargos está previsto na Lei 8.631/1993, que fixa os níveis das tarifas para o serviço público de energia elétrica.

As unidades consumidoras de Mato Grosso atendidas pela Cemat teriam aumento de 2,62% não fosse o impedimento de aplicar o reajuste. No caso dos usuários atendidos pela Enersul, o efeito médio do reajuste ficaria em 2,59%.

Fonte: Agência Brasil

Energia solar mais acessível em até cinco anos

Pernambuco - Quando falta energia elétrica e o breu se faz presente em todas as ruas e casas do bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, existe uma luz que permanece acesa na morada simples de Josué Cipriano e seus vizinhos de parede. “Se todo mundo soubesse aproveitar a energia que vem do sol, ninguém ficaria na escuridão; nunca mais”, ensina o comerciante que, nas horas vagas, se transforma em inventor no melhor estilo “Professor Pardal”, com diversas aplicações de placas fotovoltaicas para gerar energia e facilitar o dia a dia do ser humano, sem agredir o meio ambiente, como faz questão de frisar. Com a ajuda dos amigos, fez instalações em bicicletas, carrinho de sorvete, postes e até barcos. Tudo movido à energia solar. As experiências, batizadas de projeto Gira-Sol, são realizadas com recursos próprios, mas, aos poucos, já começam a chamar a atenção de órgãos públicos e prefeituras. “Já fizemos algumas exposições em zoológico, feiras da Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca (cidade também do Grande Recife) e, recentemente, fornecemos dois barcos ao Espaço Ciência, no Recife”, enumera, com orgulho. Assim como o sol, ideias não faltam para Josué. Porém ainda é preciso investimento financeiro para acompanhar a capacidade criativa e o bolso do grupo. “Gastamos nosso dinheiro nisso porque acreditamos que estamos construindo algo importante para a sociedade. E, se não fazemos mais, ainda é porque as placas são muito caras”.

E são mesmo. Uma placa fotovoltaica custa, em média, R$ 1.500. Para abastecer uma residência com quatro pessoas, seriam necessárias, pelo menos, 10 placas. Com os custos de instalação, baterias e inversor, um sistema isolado de energia solar para produção de energia elétrica sai em torno de R$ 30 mil. “A tecnologia ainda é muito cara, e o consumidor demora a receber de volta o investimento, que se paga em dez anos”, explica Carlos Salviano, da Salviano Engenharia, empresa que atua no setor. Não é à toa que o maior uso do potencial de energia solar no mercado doméstico é para aquecimento de água. “Hotéis, condomínios e residências de alto padrão são clientes frequentes. Deixam de consumir energia elétrica dos chuveiros e das torneiras e, em pouco tempo, desfrutam de uma economia de 20% a 30% na conta de luz”. Atualmente, o custo do sistema de aquecimento solar da água para uma casa com quatro pessoas e dois chuveiros, por exemplo, fica por R$ 3 mil e se paga em dois anos ou menos, dependendo da intensidade do uso. “Quanto mais se usa, mais rápido percebe o retorno do investimento”, ressalta Salviano, que estima um crescimento anual de 20% a 25% da procura por esse tipo de serviço.

As construtoras também já começam a enxergar os benefícios, passando a incorporar nos projetos aplicação de energia solar para água de banho, entre outras ações de sustentabilidade e eficiência energética. É o caso do condomínio Morada da Península, situado na Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho. Todas as 66 casas de alto padrão, além do clube e áreas comuns de lazer, utilizam painel de energia solar para aquecimento da água dos chuveiros e torneiras. “Houve uma boa aceitação do mercado. É uma tendência não só por parte dos clientes, mas dos empreendedores, que seria acentuada com incentivo fiscal”, destaca o diretor de Incorporação da Odebrecht Realizações Imobiliárias em Pernambuco, Luis Henrique Oliveira. Segundo ele, a sustentabilidade nos empreendimentos imobiliários ainda é um desafio porque não existem incentivos para aplicar esses dispositivos no mercado, encarecendo de 5% a 8% o custo total da obra. “Os empreendedores têm um custo a mais, e o benefício vai para o cliente, que não quer pagar por isso. Mas é bom para cidade e para as gerações futuras”.

Foi pensando no meio ambiente e na economia na conta de energia elétrica que o casal Lauro Castelo Branco e Ana Lúcia Miranda aceitou, assim como os demais vizinhos, a proposta da construtora de utilizar placas solares e boilers no prédio de classe média onde moram, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Cada família dos 56 apartamentos pagou R$ 5 mil para fazer a instalação, ainda no início de construção do prédio, em 2004. “Em um ano e meio de uso, já foi possível perceber a economia de quase R$ 100 por mês na conta de luz”, afirma Lauro, que é síndico do edifício. “A água chega nas torneiras e nos chuveiros bem quente e é necessário fazer o controle com água fria para baixar a temperatura. No mais, é só controlar o tempo do banho dos filhos, sem esquecer de economizar água também”, completa Ana Lúcia, mãe de dois adolescentes.

À noite, a água fornecida ainda é morna. “Nos dias muito chuvosos ou no período do inverno, acionamos o aquecedor a gás natural, mas é apenas como apoio. Voltando o sol, automaticamente o fornecimento de gás é interrompido”, explica Jonas Bezerra, representante da Solar Tech, empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema no prédio e em mais outros três na cidade. Para o diretor da construtora AC Cruz, André Callou, a demanda espontânea do consumidor para o uso de energia solar ainda não existe. “Se mais empresas apresentarem essas ofertas, vai despertar o interesse dos clientes, mas é importante também ter no mercado um maior número de fornecedores e empresas com capacidade de atender volumes”.

A expectativa é de que, assim como aconteceu com o estabelecimento da indústria de energia eólica, Pernambuco também consiga atrair investimentos para o avanço da energia solar no Estado. Especialistas esperam uma mudança substancial do cenário nos próximos anos. “Os custos da solar estão baixando com relativa rapidez. O preço está caindo muito. Espera-se que a competitividade da energia solar para a geração de energia elétrica seja uma realidade nos próximos cinco anos, está muito próximo”, salienta o professor e pesquisador do Centro de Energias Renováveis (CER) da Universidade Federal de Pernambuco, Chigueru Tiba.

Na área da pesquisa, o tema também avança. De acordo com o professor, que coordenou a publicação do Atlas Solarimétrico do Brasil - Banco de Dados Terrestres -, o programa de pesquisa e desenvolvimento estratégico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é um marco de virada para o setor. A iniciativa, chamada de “Arranjos técnicos e comerciais para a inserção da geração fotovoltaica na matriz energética brasileira” e lançada em outubro de 2011, engloba 18 projetos que somam 24,5 MW de potência e investimento de R$ 395,9 milhões. Um deles é a recém-anunciada usina solar na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Grande Recife.

Potencial

O Brasil é um dos países com maiores níveis de radiação solar do mundo. Isso porque a maior parte do território brasileiro está localizada na Zona Intertropical, entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, de forma que não se observam grandes variações na duração solar do dia. No Nordeste, em particular, a diferença entre o inverno e verão é pequena, permitindo uma geração de energia plana, estável. “Se considerarmos o semiárido nordestino, é muito interessante porque não vai competir normalmente no uso e ocupação do solo. Temos baixa densidade de população, alto nível de radiação solar e a possibilidade de gerar emprego e renda na região”, enumera Tiba. A cidade de Petrolina, Sertão do Estado, por exemplo, apresenta de acordo com o Atlas Solarimétrico, potenciais para produção de energia solar comparados aos melhores sítios do mundo, como os da cidade de Dongola, no Sudão, e Dagget, no deserto do Mojave, Estados Unidos.

É em Petrolina onde o grupo de pesquisa de fontes alternativas de energia da UFPE está trabalhando há quatro anos na implantação de uma central termosolar de 1MW. O projeto, coordenado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), entidade ligada à Eletrobras, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SecTec-PE), está em fase final de tramitação junto ao Finep. “Será o primeiro projeto de grande porte do Estado: a primeira central termosolar do Brasil e talvez até da América Latina, onde estaremos oferecendo um local de pesquisa e experimentação da tecnologia solar”, comemora. A previsão é de que o projeto comece a sair do papel em seis meses e tenha um prazo de três anos para ficar pronto. “Será o local com infraestrutura onde grandes empresas do setor energético poderão testar e experimentar tecnologia industrial, com oficinas e pessoal treinado”. Além disso, a UFPE lançou junto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) um projeto de usina fotovoltaica para produção de 2,5 MW e interligada à rede elétrica. “Com esses dois projetos, a plataforma de energia solar de Pernambuco estará caminhando para a consolidação”, afirma.

Fonte: Portal NE

Projeto oferece descontos para quem compra eletrodomésticos com Selo Procel de economia de energia

Bahia - O projeto Energia Verde, que dá descontos para o cliente da Coelba que trocar eletrodomésticos antigos por novos, com Selo Procel de Economia de Energia, está de volta. São bônus que variam de R$ 240,00 a R$ 500,00, dependendo do modelo do equipamento, para a compra de refrigeradores (modelos 1 ou 2 portas e frost free), freezer e ar-condicionado. O cliente pode se inscrever no Energia Verde em uma das lojas Insinuante, localizadas no Shopping Iguatemi, Salvador Shopping, Shopping Piedade, Mega Insinuante Lauro de Freitas e Mega Insinuante Paralela ou nas lojas Maia do Shopping Iguatemi, Shopping Barra, Avenida Sete de Setembro ou Estrada do Coco.

Aderindo ao projeto, o consumidor realizará, em contrapartida, uma doação financeira para o reflorestamento de áreas remanescentes de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta. O valor, variável de acordo com a faixa de consumo de energia do cliente, poderá ser debitado em uma parcela ou em até 12 vezes, na conta de energia, com prestações de R$ 3, R$ 5 ou R$ 7. O equipamento antigo deve ser doado pelo cliente à Coelba e será reciclado e vendido. A renda será destinada a colaborar com obras sociais como Camapet, Bagunçaço, Paciência Viva, entre outros. O consumidor que optar por adquirir o produto em qualquer outra rede varejista, ou pela internet, deverá se cadastrar em uma das lojas Insinuante ou Maia citadas, munido da nota fiscal de compra e receberá o valor do bônus como crédito em sua conta de energia.

Fonte: Tribuna da Bahia