Congresso de eficiência energética acontece em julho em São Paulo

As inscrições para a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e Expo-Eficiência, promovido anualmente pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, já estão disponíveis no portal do evento e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Entre os temas abordados pelo evento, que acontece nos dias 2 e 3 de julho, em São Paulo, estão os avanços da legislação na área de eficiência energética e setores envolvidos, eficiência aplicada ao consumo de água e saneamento, ISO-50.001 e edificações eficientes, conquistas e desafios nas cidades. Além da palestra magna, serão apresentados diversos painéis divididos em cinco salas temáticas.

A taxa de inscrição para a participação nos dois dias de Congresso tem descontos. Quanto mais cedo os interessados se inscreverem, menor será o investimento. Além disso, associados da Abesco e patrocinadores contam com 25% de desconto, e associados das entidades apoiadoras tem 15% de desconto sobre o valor estipulado para cada período. Mais informações em Portal do COBEE.

Fonte: Canal Energia

Ação da Cemig afunda quase 12% por dados sobre revisão tarifária

As ações do setor elétrico tiveram forte queda na Bovespa nesta quarta-feira, lideradas pela preferencial da Cemig, que afundava quase 12 por cento, diante de perspectivas negativas sobre a revisão tarifária da empresa.

Tecnologia LED para iluminação pública

Menor consumo e maior eficiência energética são os principais benefícios da tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz, em português), considerada a nova tendência de iluminação pública. Tais sistemas de luminárias somam características positivas como conforto visual, valorização do local, redução nos gastos com manutenção, recuperação de áreas degradadas, atração de novas oportunidades para o comércio, garantia de maior segurança para a sociedade e diminuição do impacto ao meio ambiente.

Conforme explica Luciano Haas Rosito, engenheiro de especificação e projetos da GE Iluminação, a tecnologia LED é chamada de iluminação de estado sólido. Isso porque a fonte de luz não contém gases e metais pesados, mas sim um semicondutor. “A luminária LED é composta por uma fonte de luz, um controlador eletrônico – conhecido como driver, e demais acessórios, formando um sistema que deve funcionar obedecendo às normas de segurança e desempenho”, ensina.

Entre as vantagens, destaca-se a economia no consumo de energia entre 40% e 60%, quando comparada a tecnologias tradicionais. Outro benefício é a longa vida útil – estimada em pelo menos 50 mil horas. “Além disso, as luminárias LED emitem luz branca com alto IRC (Índice de Reprodução de Cor) que pode ser dirigida às áreas que se deseja iluminar, reduzindo o desperdício e também a contaminação luminosa do ambiente e seus arredores”, detalha Rosito.

Para Isac Roizenblatt, diretor técnico da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) e consultor da Pro Light and Energy Consultants, além de oferecer sistemas ópticos dedicados ao grande aproveitamento das emissões luminosas, a tecnologia LED permite design diferenciado, mais leveza e fácil instalação e manutenção. “Os equipamentos auxiliares, por serem eletrônicos, consomem pouca energia, possibilitam comando a distância, regulagem da luz, verificação da operação e trabalham em baixas temperaturas”, lista.

Segundo os especialistas, os cidadãos também recebem benefícios diretos da nova tecnologia, pois a uniformidade da luz e a melhor identificação das cores contribuem para aumentar a visibilidade e a sensação de segurança, tanto para o trânsito de carros como para as pessoas. “Nas vias de tráfego de veículos, a iluminação LED facilita a identificação de obstáculos e da presença de pedestres, além de ampliar a visão do entorno e o tempo de reação do motorista para paradas seguras”, destaca o engenheiro da GE.

Ainda de acordo com ele, a aplicação em larga escala da tecnologia já vem sendo realizada em alguns lugares com sucesso, incluindo o Brasil. Em 2011, a Rua Avanhandava, na região central de São Paulo, foi uma das primeiras do País a adotar o novo sistema, o que gerou uma economia de até 46% no consumo. “Essa iniciativa foi seguida por diversas empresas distribuidoras de energia elétrica, bem como cidades do Brasil. Exemplos são as instalações realizadas na Ciclovia da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, e na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro”, conta. Conforme Rosito, há 25.507 luminárias LED públicas instaladas no México e mais de 40 mil em Las Vegas. “Esses projetos têm por característica uma grande economia de energia e um ganho expressivo no custo de operação e manutenção do sistema. Além disso, é possível aferir esses ganhos na fatura de energia e no custo mensal da empresa/setor responsável pela gestão do sistema”, menciona.

Renovação

O gasto de energia é hoje uma das maiores preocupações em todo o mundo. Segundo o engenheiro da GE, a iluminação no Brasil hoje consome aproximadamente 17% de toda a energia produzida, sendo que a iluminação pública corresponde a aproximadamente 4,5% da demanda nacional e a 3% do consumo total. “Segundo a Eletrobras, existem hoje no Brasil em torno de 15 milhões de pontos de iluminação pública, sendo que aproximadamente 9,5 milhões precisam ser renovados e 3 milhões necessitam de novas instalações”, informa.

Conforme Roizenblatt, o País emprega atualmente em torno de 70% das lâmpadas a vapor de sódio em alta pressão e cerca de 30% a vapor de mercúrio com reatores eletromagnéticos e em luminárias não muito diferentes das utilizadas há 40 anos. “A substituição deve ser feita de forma gradual em função das necessidades de cada cidade, considerando segurança, fluidez de tráfego, economia de energia, manutenção e utilização direta em novas instalações. Vale ressaltar que o preço dos LEDs vem caindo de forma acelerada e iniciativas de sua instalação propiciarão o aprendizado necessário à aplicação dessa nova tecnologia em larga escala”, acredita.

Para Rosito, a introdução de tecnologias avançadas como LED, especialmente na iluminação pública e de edifícios, pode representar na prática não apenas a redução do consumo de energia, como um impacto significativo na liberação de recursos para outras áreas de desenvolvimento. Ou seja, é possível obter diversos benefícios tanto econômicos quanto sociais. “A substituição de equipamentos convencionais por LED também tem sido realizada nos semáforos das cidades. Nesse caso, a economia é superior à gerada pela iluminação pública, podendo chegar a 90% se comparado com as lâmpadas incandescentes atual­mente utilizadas”, acrescenta. (Lucélia Barbosa).

Fonte: Crea - RN

Raios atingiram a Basílica de São Pedro após o anúncio de renúncia do Papa

Os dois raios que atingiram a Basílica de São Pedro no Vaticano cerca de duas horas após o anúncio de renúncia do papa Bento XVI eram ascendentes, o que pôde ser comprovado por um vídeo amador divulgado pela BBC. Raios ascendentes são comuns em locais altos como a Basílica, que possui 138 metros de altura.

Fonte: ELAT

Candidato a Churrasco

Fonte: Ancelmo Gois – Jornal O Globo

Dia Mundial da Eficiência Energética

Hoje, dia 5 de março, é o Dia Mundial da Eficiência Energética. Instituída em 1998 na 1ª Conferência Internacional de Eficiência Energética, realizada na Áustria, a data celebra um momento em que o uso consciente da energia no nosso planeta ganha destaque, tanto no contexto econômico com ambiental.

Parabéns ao Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) que há 27 anos trabalha para promover o uso de equipamentos eficientes no consumo de energia elétrica, eliminar os desperdícios e incentivar as mudanças de hábitos através da informação e conscientização.

Em 2012, o Programa ajudou o país a economizar 9 mil GWh. Essa energia que deixou de ser consumida é suficiente para atender durante um ano a 4,77 milhões de residências. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa evitadas alcançou 624 mil toneladas de CO2 equivalentes, o que equivale às emissões de 214 mil veículos em um ano.

Cemig realiza leilão de equipamentos, materiais inservíveis, obsoletos e despadronizados

Minas Gerais - A Cemig irá promover um grande leilão de equipamentos, materiais inservíveis, obsoletos e despadronizados, no dia 06/03, às 10h, no Palácio dos Leilões, localizado à av. Vereador Joaquim Costa, nº 1800, Bairro São Sebastião I, em Contagem, na RMBH.

Os bens estarão em exposição nos dias 04 e 05/03.

Outras informações sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão podem ser obtidos no escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), pelos fones (31) 2125 9417, 2125 9442 ou 2125 9447 e pelo fax (31) 2125 9420.

Contatos:

http://www.palaciodosleiloes.com.br

marcoantonio@palaciodosleiloes.com.br

rogerioferreira@palaciodosleiloes.com.br

cristianoferreira@palaciodosleiloes.com.br

secretaria@palaciodosleiloes.com.br

Mapas de Descargas dos Portais ELAT e RINDAT são aperfeiçoados

Em resposta a uma série de sugestões de internautas, os novos mapas dos portais ELAT e RINDAT, lançados em dezembro de 2012, foram alterados buscando atender, com alta confiabilidade e alta disponibilidade, um maior número de usuários. Os novos mapas foram gerados em função da necessidade de atualização das tecnologias de visualização, diante da impossibilidade de manter as tecnologias que eram utilizadas para gerar os mapas anteriores. Estamos trabalhando para aprimorar constantemente a visualização e precisão das informações e sugestões são sempre bem vindas. Usuários que tenham necessidades específicas, como maior resolução espacial ou menor tempo de atualização, favor entrem em contato com o ELAT para verificar as possibilidades.

Fonte: Portal ELAT

Curso de Analista e Projetista de Sistema de Aquecimento Solar - Pequeno Porte Módulo I

Minas Gerais - O Curso de Analista de Sistema de Aquecimento Solar – Módulo I é destinado a técnicos, engenheiros, arquitetos e profissionais do setor de aquecimento solar, habitação e de concessionárias de energia, com interesse em desenvolver o conhecimento para aplicações de sistemas de aquecimento solar em habitações de interesse social, residenciais, comerciais.

Objetivos: Discutir conceitos e aplicações de Sistemas de Aquecimento Solar e promover competências e habilidades envolvidas no dimensionamento, análise econômica, utilização do software DIMENSOL e instalações de pequeno porte.

Conteúdo do Curso: Introdução em SAS, SAS de Pequeno Porte, Apresentação do palestrante - Luciano Torres Pereira, Engenheiro Mecânico com ênfase em Mecatrônica, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em energia solar térmica. Participou como tutor do programa de capacitação a distância da Caixa Econômica Federal para instalações de aquecedores solares residenciais, participou do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Coletores Solares e Reservatórios térmicos – Inmetro/Abrava. É Consultor Projetista em Instalações Solares de Pequeno e Grande Porte com mais de 60.000 m² de projetos realizados e implantados. Participa do Programa de Capacitação do Dasol desde 2010 com mais de 400 profissionais treinados.

Data: 18 e 19 de março de 2013 das 9h às 18h

Carga horária: 16h

Local: IPUC – Av. Dom José Gaspar, 500 – Bairro Coração Eucarístico - Belo Horizonte/MG

Investimento por Profissional: Empresas Associadas à ABRAVA /Departamento de Aquecimento Solar e ABESCO: R$ 520,00; Profissionais e Empresas não associadas: R$ 650,00; Alunos da PUC/IPUC de Minas: R$ 260,00

Obs.: Consulte-nos para conhecer condições especiais para compra de pacote de cursos.

Informações : Serão fornecidos material didático, certificado e coffee-break. Informações com Natália Okabayashi, pelo fone (11) 3361-7266 ramal 142.

E-mail cursos@dasolabrava.org.br

Estacionamento: GRATUITO no local com número de vagas limitado.

ATENÇÃO: A eventual desistência por parte do inscrito será aceita desde que comunicada com 72 horas de antecedência, com devolução de 30% do valor do curso pago pelo aluno. Após esse prazo, e em caso de desistência ou não comparecimento do aluno o valor do curso pago não será devolvido. Reservamo-nos o direito de prorrogar e/ou cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de participantes.

Para melhores informações: Portal da Abrava

Fonte: Procel Info

Fantástico exibe último episódio da série País dos Raios

Neste domingo (3 de março), vai ao ar no Fantástico o último episódio da série País dos Raios, realizada em parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Rede Globo.

O episódio irá mostrar como a Arena Corinthians, o cenário para o grande jogo de abertura da copa de 2014, está protegendo mais de dois mil operários das descargas atmosféricas.

As novidades sobre a nova rede BrasilDAT de monitoramento de raios, o início das pesquisas no Brasil e o que os raios reservam para o futuro estão neste último episódio da Série País dos Raios, com apresentação de Ernesto Paglia e a participação de Osmar Pinto Junior, do INPE.

Fonte: ELAT

Tecnologia promete energia solar 300% mais barata

Estados Unidos - Sediada na Califórnia, a V3 Solar foi a responsável pela pesquisa e o desenvolvimento do Spin Cell - espécie de painel fotovoltaico giratório, em formato de cone. Agora, a companhia norte-americana inicia o processo de comercialização da tecnologia, com a promessa de que ela possa produzir energia solar 300% mais barata do que a gerada pelos métodos convencionais.

Segundo a V3 Solar, o equipamento é mais eficiente no aproveitamento da luz do sol para a produção de energia. Ano passado, a companhia chegou a contratar a Design Nectar, empresa especializada no desenvolvimento de produtos para concluir o projeto de engenharia do V3Solar’s Spin Cell Technology. “A produção de energia renovável, instalada no ponto de consumo é um negócio viável", comentou Michael Neistat, CEO da V3Solar. O valor do kWh produzido com a célula spin seria de apenas US$ 0,8, o que a companhia afirma ser 66% mais barato do que o preço da eletricidade no varejo e 300% menor do que o preço de custo de outras tecnologias solares.

A californiana garante que testes preliminares comprovaram que a tecnologia é capaz de produzir 20 vezes mais eletricidade, durante o mesmo período e com o uso da mesma quantidade de células fotovoltaicas de placas e painéis estáticos. “A energia solar finalmente está fazendo sentido do ponto de vista econômico”, afirmou Neistat.

O Spin Cell funciona a partir de uma combinação entre as lentes de concentração, sendo a célula spin um cone dentro de um outro cone maior. A camada exterior da lente cobre uma área maior para concentrar a luz sobre o material fotovoltaico. A empresa descreve ainda que o equipamento também é constituído por um sistema de “eletrônica avançada”.

Fonte: Jornal da Energia