Heinrich Hertz

Heinrich Rudolf Hertz foi um físico alemão que demonstrou a existência da radiação eletromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Foi ele que, em 1888, pôs em evidência a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873.

Hertz nasceu em Hamburgo a 22 de Fevereiro de 1857. Interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo enquanto trabalhou na área da física.

Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de levar a cabo investigação científica fê-lo optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.

Obteve, em 1880, num trabalho proposto por Hermann von Helmholtz, seu professor, intitulado Sobre a Energia Cinética da Eletricidade, um resultado excepcional, dada a pesquisa original que efetuara. Torna-se, nesse mesmo ano, assistente de von Helmholtz, ocupação durante a qual estuda a elasticidade dos gases e a propagação de descargas elétricas através deles.

Três anos mais tarde, torna-se professor na Universidade de Kiel, onde inicia investigações sobre a eletrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à eletrodinâmica mecanicista e a anteriores teorias sobre a natureza da ação a distância.

Muda-se novamente em 1885, desta vez para Karlsruhe, onde leccionou na Escola Politécnica. Casa-se, um ano mais tarde, com Elisabeth Doll, filha de um seu colega professor.

A partir de 1883, ano da sua mudança para Kiel, descobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas bem como formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência de radiação eletromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell.

A respeito das propriedades das ondas eletromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direção de propagação. Demonstrou também a refracção, a reflexão e a polarização das ondas.

Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido.

Cinco anos mais tarde, no início de 1893, Hertz adoece e é operado de um tumor na orelha. No entanto, no final desse ano, adoece de novo e, no dia 1 de Janeiro de 1894, antes de completar 37 anos, morre de bacteremia.

No campus da Universidade de Karlsruhe encontra-se seu busto com os seguintes dizeres:

“Neste local descobriu Heinrich Hertz as ondas eletromagnéticas nos anos 1885 — 1889”

 

Nikola Tesla

Nikola Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do eletromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alterna (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.

Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da "Guerra das Correntes", tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos EUA. Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia eletrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular, mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e era visto como um cientista louco.

À parte os seus trabalhos em eletromagnetismo e engenharia eletromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear e física teórica.

O seu certificado de batismo registra que nasceu a 9 de Julho de 1856, filho do Padre Milutin Tesla, presbítero da Igreja Ortodoxa Sérvia, Metropolitanato de Sremski Karlovci, e de Ðuka Mandic. Nikola foi o quarto de cinco filhos, tendo um irmão mais velho (Dane, que foi morto num acidente equestre quando Nikola tinha cinco anos) e três irmâs (Milka, Angelina e Marica). A família mudou-se para Gospic em 1862. Tesla frequentou a escola em Karlovac, conseguindo fazer quatro anos em apenas três.

Tesla estudou depois engenharia eletrotécnica na Politécnico Austríaco em Graz (1875). Enquanto aí estava, estudou as utilizações da corrente alternada. Em Dezembro de 1878 deixou Graz e quebrou todas as relações com a sua família. Os amigos pensaram que tinha se afogado no Mura. Foi para Maribor, (atual Eslovénia), onde arranjou um primeiro emprego como engenheiro assistente durante um ano. Sofreu um esgotamento nervoso nesta altura. Tesla foi mais tarde persuadido pelo seu pai a frequentar a Universidade Carolina em Praga, onde estudou na época do Verão de 1880. Foi aqui que foi influenciado por Ernst Mach. No entanto, após a morte do seu pai, deixou a universidade, tendo completado apenas um termo.

Tesla dedicou-se a ler muitas obras, memorizando livros inteiros, tendo supostamente uma memória fotográfica. Tesla relatou na sua autobiografia que experienciava momentos pormenorizados de inspiração. Durante o início da sua vida, Tesla foi atingido pela doença recorrentemente. Sofria de uma maleita peculiar na qual clarões de luz que o cegavam apareciam em frente aos seus olhos, muitas vezes acompanhados de alucinações. A maioria das vezes as visões estavam ligadas a uma palavra ou ideia com a qual se deparava; apenas por ouvir o nome de um assunto, involuntariamente o visionava com detalhes realísticos. Os atuais cinestetas reportam sintomas semelhantes. Tesla podia visualizar uma invenção no seu cérebro na sua forma precisa antes de avançar para a fase da construção, uma técnica por vezes conhecida como pensamento visual. Tesla tinha também muitas vezes flashbacks de acontecimentos anteriores da sua vida; isto começou a ocorrer durante a infância.

Em 1880 mudou-se para Budapeste para trabalhar sob a direção de Tivadar Puskás numa companhia de telegrafia, a Companhia Nacional de Telefones. Enquanto aí, conheceu Nebojša Petrovic, um jovem inventor sérvio que vivia na Áustria. Embora o encontro de ambos fosse breve, trabalharam em conjunto num projeto que utilizava turbinas gémeas para criar energia continuamente. Quando começaram as comunicações telefónicas em Budapeste em 1881, Tesla tornou-se o eletricista-chefe da companhia, e mais tarde engenheiro do primeiro sistema telefónico do país. Desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns, era um repetidor ou amplificador de telefone, mas que segundo outros poderia ter sido o primeiro altifalante.

Em 1882 deslocou-se para Paris, França para trabalhar como engenheiro na "Continental Edison Company", desenhando aperfeiçoamentos em equipamentos elétricos. Também trabalhou em Lyon.

Tesla mudou-se para os Estados Unidos em 1884, estabelecendo-se em Nova Iorque e tornando-se um assistente do famoso cientista da época Thomas Alva Edison. Após um sério desentendimento com este por não haver recebido um gigantesco bônus prometido por Edison (segundo ele, uma brincadeira) por algumas de suas aplicações, aprimoramentos e descobertas (1886), Tesla perde o emprego e passa por um período difícil, realizando trabalho braçal.

Em 1887, consegue realizar um contrato com um grande investidor e vende sua patente da corrente alternada para George Westinghouse, que convence o governo americano a adotar o modelo-padrão de corrente alternada como meio mais eficiente para a distribuição de energia elétrica, contrariando interesses de seu antigo empregador Thomas Edison.

Quando viaja pelos Estados Unidos e Europa, a partir de 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Desenvolve a partir desse período um conjunto extenso de inventos para produção e uso da eletricidade, como o motor elétrico e registra outra centena de patentes, como o acoplamento de dois circuitos por indução mútua, princípio adotado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz, o princípio e metodologia de criar energia (corrente alternada) através de campo magnético rotativo, o motor assíncrono de campo giratório, entre outros.

Inventou também a corrente polifásica, comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.

 

Vida pessoal

Tesla era fluente em muitos idiomas. Além do sérvio, falava ainda sete outras línguas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim.

Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo, e tinha muitas manias e fobias pouco habituais. Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla era também notado por ficar fisicamente revoltado por joalharia, sobretudo brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene, e era, segundo a opinião corrente, misofóbico.

Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Tesla era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento dum gato que tinha tido na infância, "O Magnífico Macak." Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres disputando a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico.

Tesla era sujeito a se alienar e era geralmente murmurado. No entanto, quando realmente participava na vida social, muitas pessoas o referiam de um modo muito positivo e admirador. Hawthorne, amigo de Tesla, escreveu que "poucas vezes se conhece um cientista ou engenheiro que também seja um poeta, um filósofo, um apreciador de música erudita, um linguista, e um connoisseur de comida e bebida."

No entanto, Tesla por vezes mostrava traços de crueldade; expressava abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido ao seu peso. Era também rápido a criticar as roupas dos outros, e em muitas ocasiões ordenou uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido.

Tesla era largamente conhecido pela sua teatralidade, apresentando as suas inovações e demonstrações ao público de uma forma artística, quase como um mágico. Isto parece não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão; Tesla era uma figura complexa. Recusava-se a seguir as convenções sem a sua bobina Tesla bombardeando eletricidade através da sala, apesar da audiência muitas vezes estar aterrorizada, embora assegurasse que era tudo absolutamente seguro.

Nos seus últimos anos Tesla tornou-se um vegetariano. Num artigo da Century Illustrated Magazine escreveu: "É de certo preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros estabelecidos." Tesla argumentava que é errado comer carne cara quando um número tão elevado de pessoas está à fome; também acreditava que a alimentação vegetal era "superior a isso [carne] tanto no desempenho mecânico como mental". Também argumentava que o abate dos animais era "imoral e cruel".

Tesla não gostava de posar para retratos, fazendo-o somente uma vez para a princesa Vilma Lwoff-Parlaghy. O seu desejo era ter uma estátua executada pelo seu amigo próximo, o escultor croata Ivan Meštrovic, que nessa época estava nos Estados Unidos, mas morreu sem que tivesse hipótese de a ver.

No final da sua vida sofria de sensibilidade extrema à luz, som e outras influências.

Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.

 

Domus, o primeiro software brasileiro lançado pela Eletrobras Procel para auxiliar no processo de Etiquetagem de Edificações

Conheça o “Domus - Procel Edifica “, o software de simulação higrotérmica e energética de edificações

 

O Domus-Procel Edifica é o primeiro software brasileiro de auxílio ao desenvolvimento do programa brasileiro de Regulamentação de Eficiência Energética em Edificações. A ferramenta facilita a avaliação para a etiquetagem de edificações públicas, comerciais e de serviços, e permite simulações com variáveis de umidade, calor, consumo e demanda de energia, a fim de proporcionar o máximo de conforto, evitando o desperdício de eletricidade.

Segundo o Gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, a plataforma Domus Procel Edifica, de simulação higrotermoenergética e de capacitação profissional, é uma ferramenta genuinamente brasileira, que possui uma interface própria de Projeto Assistido por Computador que permite a elaboração rápida de projetos para analise de desempenho de componentes construtivos e de sistemas de climatização. “O programa lê plantas baixas, de softwares como AutoCAD e Vectorworks, entre outros. A leitura também é possível em arquivos do Energy Plus, que permite a obtenção de dados de geometria da edificação e elementos construtivos (camadas e suas propriedades termofísicas, ganhos internos e calendários), que facilita a analise do nível de eficiência de forma rápida, para arquivos nesse formato, tanto para o método prescritivo quanto para a simulação”, diz ele.

Em virtude do enfoque em emissão de etiquetas de eficiência energética para edificações, lembrando-se que elas são responsáveis por cerca de 48% da energia elétrica total consumida no País, no mês passado a Eletrobras lançou o software Domus-Procel Edifica, por um investimento de R$ 1,75 milhão , e através de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Ministério de Minas e Energia e o Inmetro.

“A Eletrobras patrocinou essa ferramenta de grande qualidade, com potencial expressivo para redução de energia, contribuindo, assim, para que a sociedade brasileira usufrua conforto e promova sustentabilidade”, afirmou a superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Leite Falcão.

O Domus – Procel Edifica é um software de simulação higrotérmica e energética de edificações que fornece perfis de temperatura e umidade nas paredes para qualquer intervalo de tempo, além de apresentar valores de temperatura e umidade relativa para cada zona de uma ou mais edificações, considerando não apenas o transporte de calor, mas, também, de vapor e de líquido através do envoltório da edificação. Pode-se também obter e visualizar a ENCE de acordo com o RTQ-C, tanto pelo método prescritivo quanto pelo método de simulação.

Na época das crises mundiais no abastecimento de petróleo, aconteceram grandes perdas em diversos setores da atividade humana, inclusive os elevados preços de energia. Sabendo-se que um projeto energicamente eficiente pode apresentar diminuição substancial de consumo de energia, pesquisas voltadas a eficiência energética foram feitas para o setor de construção civil. Além dos benefícios econômicos, as edificações de alta performance contribuem positivamente para o meio ambiente, reduzindo as emissões e consequentemente atenuando os efeitos do aquecimento global. Desta forma, o Domus-Procel Edifica foi desenvolvido, principalmente para utilização racional de energia e obtenção de um melhor equilíbrio entre Economia, Energia e Meio Ambiente.

Voltado para profissionais de engenharia e arquitetura, o software analisa diversos parâmetros, como conforto térmico, risco de crescimento de mofo e dimensionamento de sistemas de climatização. Uma das características deste software é sua aplicação didática e sua interface amigável, de fácil uso, possibilitando que o profissional da área de energia determine os ganhos térmicos de forma muito mais rápida e precisa, evitando o superdimensionamento de um equipamento. Além de permitir também avaliar de forma simples, alternativas de climatização passiva.

Modelado para simular e analisar parâmetros como conforto térmico e consumo de energia em edificações, o software pode ser considerado de grande importância para melhorar a qualificação de projetos residenciais, comerciais e industriais, tornando viável uma maior eficiência energética destes projetos, sem diminuir os índices de conforto dentro da edificação.

Dentre diversos benefícios da ferramenta computacional, tal como suporte didático a alunos de cursos de Engenharia e de Arquitetura, espera-se que este programa contribua de forma expressiva para a difusão da cultura da eficiência energética em edificações e, consequentemente, para a redução do consumo de energia elétrica em edificações novas e já existentes.

Segundo dados da Eletrobras Procel, o potencial de conservação de energia desse setor é expressivo. A economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se passarem por uma reforma ou atualização, enquanto nas novas edificações, ao se utilizar tecnologias energeticamente eficientes desde a concepção inicial do projeto, a economia pode superar 50% do consumo.

Perrone diz ainda que “Essa poderosa ferramenta computacional promovida pela Eletrobras e referência brasileira de simulação para o processo de etiquetagem de edificações vem propiciar o atendimento ao mercado de profissionais de engenharia e arquitetura, projetistas de climatização, entre outros agentes da cadeia da construção civil brasileira e internacional”, finaliza.

Para saber mais sobre o software “Domus-Procel Edifica”, acesse o Portal da Domus, e encontre disponível o material didático, inclusive vídeos demonstrativos para download e tutorial.

Fonte : Ivana Varela, para o Procel Info

Mineirão inaugura usina solar e vai usar 10% da energia total gerada

Minas Gerais - O Mineirão é o primeiro dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 a ter instalado uma usina de energia solar. Nesta sexta-feira foi realizada a cerimônia de entrega da Usina Solar Fotovoltaica (USF). Da energia que será gerada, que tem o potencial para abastecer até 900 residências, 10% será usada no próprio estádio.

O estádio tem uma potência instalada de 1,42 MWp, e a energia gerada será distribuída e comercializada pela rede da Cemig, estatal responsável pelo abastecimento em Minas Gerais, que agora conta com um subestação no estádio. O Mineirinho também receberá uma usina de energia solar, com 1,1 MWp, mas o processo ainda está na elaboração do edital.

O coordenador do projeto, Alexandre Heringer Lisboa, explica que a usina estará operando comercialmente já na Copa das Confederações. Ele conta ainda que o aeroporto de Confins, na Grande BH, também pode receber a usina de energia solar.

O projeto visa também promover a eficiência energética nos estádios mineiros. Outra edificação que poderá receber uma usina solar fotovoltaica é o Aeroporto Internacional de Confins.

A usina começou a ser montada no último mês de 2012, com a impermeabilização da cobertura e a instalação das placas fotovoltaicas.

Reutilizando

Nas obras de reforma estádio, as árvores derrubadas foram transformadas em arte, o concreto retirado foi utilizado na pavimentação de municípios vizinhos à capital mineira, e 250 mil metros cúbicos de terra foram utilizados em áreas degradadas pela mineração em municípios da região metropolitana. Além disso, as cadeiras antigas retiradas foram aproveitadas em estádios do interior de Minas Gerais. Já a grama retirada do Mineirão foi replantada no bairro Horto, onde fica localizado o estádio Independência.

Fonte: Globo.com

 

"Pele inteligente" para revestir edifícios promete aumentar eficiência energética

Estados Unidos - As grandes metrópoles do mundo são recheadas de edifícios que, em sua maioria, são compostos por estruturas estáticas tradicionais. Por isso, têm uma capacidade limitada para detecção das condições ambientais em seu entorno e de a elas se adaptarem. Por conta dessa deficiência, essas edificações possuem baixa eficiência energética e consomem muitos recursos.

Uma equipe interdisciplinar envolvendo biólogos, arquitetos e engenheiros da Universidade da Pensilvânia está tentando acabar reverter essa limitação. A ideia é criar uma espécie de “pele” para edifícios, para que se adaptem às mudanças do ambiente externo. O grupo recebeu da National Science Foundation doação equivalente a R$ 4 milhões para se basear na flexibilidade e sensibilidade das células humanas a fim de construir modelos de “peles”, chamadas de “eSkin”.

Para realizar o projeto, a equipe pretende estudar a arquitetura multiescalar das células humanas e traduzir os resultados em algoritmos. Assim, espera tornar-se possível a geração de materiais adaptáveis e que tenham funções como dissipar o calor externo para otimizar o consumo de energia, além de características visuais marcantes. Esses novos materiais (que ainda não se sabe efetivamente quais serão), combinados a sensores e mecanismos de reação, serão capazes de aferir as características de temperatura e gasto de energia do edifício.

Para desenvolver o novo material, investigações sobre a flexibilidade, adaptabilidade e capacidade sensorial das células humanas servirão de inspiração ao estudo, uma clara referência à biomimética.

Apenas após a pesquisa na busca pelo material ideal, será possível a realização de testes e, quem sabe, aplicar a "eSkin" à realidade, com isso, ajudando a aumentar a eficiência energética dos edifícios.

 Fonte: Ecycle

Sebrae oferece curso sobre eficiência energética

O Sebrae/RJ, através do P3E – Programa de Energia e Eficiência Energética, promove ações para atender o aumento da demanda do mercado por iniciativas de Eficiência Energética que fomentem o desenvolvimento tecnológico e o crescimento sustentável das empresas de micro e pequeno porte. O curso Eficiência Energética: oportunidade para atualização dos consultores que atuam neste segmento.

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a temática da eficiência energética através da troca de experiências, da discussão técnica e da apresentação de casos reais, capacitando os consultores para que estejam aptos a incorporar novas tecnologias em seus atendimentos na micro e na pequena empresa.

Público Alvo: Consultores e profissionais autônomos (com CNPJ próprio) que já trabalham com eficiência energética.

Metodologia: O curso será ministrado através de apresentação expositiva e prática com uso de recursos audiovisuais, trabalhos práticos, discussão em grupo e estudos de casos reais.

Conteúdo:

Tópicos Especiais em Iluminação

- Breve revisão de conceitos de luminotécnica;

- Requisitos mínimos para uma iluminação eficiente;

- Detalhes técnicos quase sempre esquecidos;

- Dicas de softwares gratuitos para cálculos luminotécnico;

- Casos práticos.

Boas práticas na realização de Diagnóstico Energético

- Apresentação da metodologia P3E de diagnóstico energético;

- Modelos de relatórios;

- Casos negativos em projetos já desenvolvidos;

- Casos positivos em projetos já desenvolvidos;

- Discussões finais e conclusões.

Carga Horária: 04 horas

Local: Sebrae/RJ – Sala Bento Ribeiro Dantas.

Rua Santa Luzia, 685 – 9º andar - Cinelândia.

Inscrições: Participação Gratuita (Vagas limitadas a 20 participantes, após seleção curricular).

Critérios de Seleção:

- Formação superior em área relacionada;

- Conhecimento em Eficiência Energética;

- Perfil do consultor;

- Objetivo na capacitação.

 

OBS: Os alunos com bom aproveitamento receberão um certificado de participação.

A ficha de inscrição e o currículo do candidato deverão ser encaminhados para: m.ehmann@hotmail.com  até o dia 15 de Maio, aos cuidados da consultora Marcia Ehmann.

Fonte: Procel Info

Tomada solar pode se tornar realidade

Uma tomada portátil que se alimenta de energia solar é uma tecnologia que futuramente pode se tornar realidade. É esse o objetivo da ‘Window Socket’, uma tomada com células fotovoltaicas, capaz de se adaptar em qualquer janela e que possui uma bateria para armazenar energia solar; contudo, a ‘Window Socket’ é apenas uma ideia.

Desenhada pela dupla Kyuho Song & Boa Oh, da Coreia do Sul, o protótipo dessa tomada tem uma base que funciona como ventosa e que pode ser colada a qualquer janela. A mesma base tem uma série de células fotovoltaicas e dentro da tomada está localizada uma bateria que servirá para armazenar a energia.

Apesar de muitos elogios e incentivos, a tecnologia é criticada pelos usuários iniciais, que consideram o conceito impossível de se concretizar. No entanto, os designers já responderam a alguns comentários do site Yanco Design esclarecendo que estão, neste momento, resolvendo a parte técnica do material.

“O produto já se encontra patenteado e a investigação técnica para a produção em massa do protótipo está a decorrer. Essa tecnologia é possível de se concretizar. Por enquanto, a eficiência em termos da potência e do tempo de carregamento ainda não é o suficiente. Acreditamos que isso será resolvido”, comenta Kyuho Song.

Fonte: Boas Notícias

Smart Grid: um conceito que pode mudar a forma como o brasileiro lida com a energia

O conceito de Smart Grid, em português “redes inteligentes”, é dar mais autonomia e segurança para o consumidor, com menos interrupções de fornecimento de energia elétrica. Uma realidade na Europa há quase 20 anos, o conceito talvez não seja tão distante para o Brasil. Algumas concessionárias brasileiras de energia elétrica começam a investir em projetos com os mesmos recursos, como é o caso da empresa Bandeirantes de Energia, que implementa a tecnologia em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo.

O novo conceito inclui garantia de fornecimento contínuo de energia elétrica e automatização da leitura de consumo e medidores digitais interligados pela Internet em tempo real. “Nessa nova configuração, o consumidor terá um papel mais ativo e poderá conferir seu consumo no momento que quiser”, explica o coordenador do cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, prof. Wanderson Assis.

A princípio, a mudança não deverá oferecer impactos tarifários para o consumidor, pois caso implemente o Smart Grid terá a possibilidade de utilizar fontes alternativas de energia, como a solar ou eólica, entre outras. Nessa configuração, não haverá apenas o consumo passivo, mas também a opção de gerar energia elétrica para uso próprio e até vendê-la às concessionárias. Todo esse trâmite será gerenciado pelo sistema. Por meio de um banco de dados, será possível visualizar a energia elétrica gasta anteriormente e em tempo real.

“Em caso de compra de energia elétrica, o cliente tem a opção de escolher entre pagar antes ou depois, semelhante ao sistema utilizado em telefones pré e pós-pago. No caso do pagamento antecipado, os "créditos" referentes à energia que sobrar no final do mês podem ser utilizados em outro momento, sem nenhuma perda para o consumidor”, acrescenta o coordenador.

A nova tecnologia também trará mudanças nas quedas de fornecimento de energia elétrica. O serviço minimizará o efeito de blackouts e os impactos para os consumidores, segundo o Prof. Alexandre Rocco, docente do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia. “Na prática, as redes inteligentes possuem mecanismos que identificam perturbações no sistema interligado nacional e provêm em tempo real o isolamento do sistema em condições de emergência”, conta o Prof. Rocco. A continuidade do fornecimento de energia elétrica dá-se por meio de ilhas autossuficientes e a reconexão ocorre de forma autônoma, sem que o consumidor seja afetado.

Ainda segundo o Prof. Rocco, para que o Smart Grid chegue ao mercado brasileiro ainda existem alguns desafios tecnológicos e regulatórios que poderão ser superados em breve, devido aos investimentos das empresas brasileiras nesse nicho. Hoje, empresas tecnológicas, concessionárias de energia elétrica, outros segmentos da sociedade como centros de pesquisas, instituições de ensino superior e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estão envolvidos no processo de realização do conceito e contribuem para a concretização dos benefícios.

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Veja algumas dicas para reduzir a conta de luz

• Prefira eletrodomésticos, motores e lâmpadas que tenham o selo do Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia;

• Ao fazer instalações elétricas, use fios adequados e não faça emendas mal feitas;

• Evite o uso de benjamins (tomadas em T) para ligar vários aparelhos;

• Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas ou circulares;

• Desligue lâmpadas, ar-condicionado e televisão em ambientes desocupados e também não durma com a TV ligada;

• Não guarde alimentos quentes e destampados na geladeira e conserve-a organizada para evitar que a porta fique aberta por muito tempo;

• Não coloque roupas para secar atrás do freezer ou refrigerador e regule o termostato de acordo com a estação do ano, pois no frio a temperatura não precisa ser tão baixa;

• Mantenha as borrachas de vedação do freezer e da geladeira em boas condições. Caso não estejam, troque por novas borrachas;

• Procure utilizar o ferro elétrico - que sobrecarrega muito a rede elétrica - enquanto outros aparelhos estiverem desligados. Para não ligá-lo várias vezes, passe uma grande quantidade de roupas de uma só vez;

• Evite banhos demorados e regule a chave do chuveiro de acordo com a estação do ano;

• Na hora de usar a máquina de lavar, coloque a quantidade máxima de roupas ou louças e use o nível de sabão adequado para evitar muitos enxágues.

Curso Software PVSYST

Rio de Janeiro – O Curso projeto de sistemas de energia solar fotovoltaica conectados à rede é organizado pelas três empresas Econova, Deloys e Solarize. O material didático oficial foi adaptado para o Brasil, autorizado e validado por Michel Villoz, diretor e instrutor mundial de treinamentos PVSYST.

Conteúdo: Dimensionamento de sistemas conectados à rede elétrica;

Cálculo da produção energética e remuneração associada;

Dimensionamento de cabos;

Análise e Cálculo econômico;

Dimensionamento e simulação de hora em hora;

Estudo das sombras e cálculos de perdas por sombreamento;

Cálculo de perdas;

Resultados em relatórios completo.

 

Local: Centro de Treinamentos BQ – Rua São José nº 40 – Centro – Rio de Janeiro - RJ

Data: 17 e 18 de Maio de 2013. Hora: 09:00 às 18:00

Público Alvo: Engenheiros, Arquitetos, Eletricistas e Eletrotécnicos

Informação e inscrição: queroenergiasolar@gmail.com, Portal da Deloys ou Portal da Solarize

Telefones: (21) 8867-2337 / 2616-4641 9 Mauro) ou (21) 7950-8444 / 8280-4277 (Marie)

Investimento: R$ 2.480,00 (Desconto de 50% para estudantes de graduação e curso técnico, e 10% para associados de entidade de apoio e clientes).

Fonte: Procel Info