CCE passa a produzir lâmpadas de LED

A CCE passa a produzir lâmpadas tubulares e luminárias de LED no polo industrial de Manaus, no Amazonas. Ao todo, são três famílias de lâmpadas: a Downlight, composta por luminárias redondas de 15 e 20 cm com potência de 14 watts para decoração de escritórios; a Highbay, com potências entre 70 e 130 watts, possuem alta eficiência energética e servem para ambientes industriais; e Street Light, que são lâmpadas de grande fluxo luminoso, variando entre 40 watts a 130 watts, para serem utilizadas em ambientes externos.

Há um ano, a marca foi adquirida pela fabricante de PCs Lenovo e a estratégia é manter apenas a CCE neste segmento. A tecnologia LED possui durabilidade de até 50 mil horas e pode reduzir em até 70% o consumo de energia em relação às lâmpadas tradicionais incandescentes, além da baixa emissão de carbono e ausência de mercúrio na composição.

Fonte: Mundo do Marketing

O perigo que vem de cima


Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior incidência de descargas atmosféricas. Com a aproximação do período de chuvas, também cresce a preocupação com a incidência dos raios.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Defesa Civil aponta que, nos últimos dez anos, 97 pessoas morreram vítimas das descargas elétricas no estado.

Anualmente, mais de um milhão de raios caem sobre Minas. As regiões Sul e a Zona da Mata são as mais atingidas pelas descargas.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, a incidência dos raios é maior nos pontos mais altos e em terrenos planos, exigindo um cuidado extra da população.

“Quando você está trabalhando na agricultura. Se você trabalha num dia chuvoso, em geral o terreno é plano e em geral você é o ponto mais alto daquela área. Então, nessa situação você está se expondo ao perigo, você é o ponto de menor resistência entre a nuvem e o solo”, explicou Arthur Chaves.

O mais prudente, segundo o meteorologista, é abandonar imediatamente as atividades e procurar um local adequado para se abrigar. “Pensando em Minas Gerais, o Sul e a Zona da Mata são as regiões onde mais ocorrem raios, devido a sua proximidade com o oceano, sua topografia. Então, nestas regiões e também no Triângulo Mineiro, é interessante que, quando ocorrer uma tempestade, você pare sua atividade agrícola. Se estiver jogando bola em um campo de várzea, um campo do interior, você pare de jogar”, disse.

Entre os locais seguros para se proteger de uma tempestade, os carros são os mais indicados. “O carro e abrigos, como residências, armazéns, etc. O carro está em cima de pneus, de borracha, o que faz com que o carro fique isolado do solo. Quando o raio cai no carro ou nas proximidades, as pessoas que estão dentro do carro não serão atingidas, porque estão isoladas do ambiente. Então, realmente é um lugar adequando”, concluiu o meteorologista da Cemig, em entrevista à Rede Itatiaia de Rádio.

Empresas devem investir mais em eficiência energética, defende especialista

Investir em eficiência energética torna os negócios mais viáveis economicamente, contribui com a sustentabilidade do planeta e ainda pode significar um ganho de marketing para a empresa, independentemente de seu porte. A opinião é do diretor da consultoria Ambientec, Arthur Gouveia Marques, que ministrou na quarta-feira, 23 de outubro, a palestra Eficiência Energética - Redução de Desperdício, durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae em Salvador.

Marques destacou que a indústria de transformação responde por quase a metade (45%) do consumo de energia por segmento, enquanto as residências respondem por 25%; o comércio por 13%; o público comum e a área rural por outros 13%; e outros setores por 4%. Os dados são do Balanço Energético Nacional(2000). "É importante incentivar um grande programa de conscientização na indústria, porque a redução energética naquele campo influencia em todos os demais", justificou o especialista.

“Quanto maior a eficiência energética, eliminando desperdícios e agregando valor aos produtos e serviços, maiores serão os lucros e a competitividade” afirmou Arthur Marques, especialista em eficiência energética. Para Marques é fundamental que as empresas tracem um plano de investimentos capaz de identificar possíveis instalações com problemas e que trazem grandes perdas de energia. “Conheci uma empresa que comprou uma máquina de lavar com capacidade para 30 kg, mas que nunca lavava mais do que 10 kg. A mecânica desse equipamento foi pensada para que ele opere na capacidade máxima. Como isso não ocorre, o desperdício é certo em todos os sentidos.

Esse empresário está perdendo dinheiro e gastando mais recursos sem necessidade", exemplificou. Boas práticas e marketing "Quanto maior a eficiência energética, eliminando desperdícios e agregando valor aos produtos e serviços, maiores serão os lucros e a competitividade", apontou o especialista. De acordo com Marques, outro ponto importante para as organizações diz respeito ao marketing relacionado a sustentabilidade. "A empresa que aplica boas práticas e presta um bom serviço com alternativas mais amigas do meio ambiente pode utilizar isso ao seu favor na hora de vender a marca", ressaltou. Além de sugerir que os empreendedores e interessados no tema conheçam o programa Cinco menos que são mais, do Sebrae, Marques sugeriu algumas dicas importantes para quem pretende investir na eficiência energética: Usar a legislação como uma aliada: Selo Procel Eletrobras de Economia de Energia e etiqueta PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) são alguns exemplos. Identificar as fontes de desperdício (lâmpadas e ar-condicionado são algumas das mais comuns).

Propor ações de redução de desperdício de energia; Definir quais são as barreiras a enfrentar para obter sucesso (custos, cultura dos funcionários). Criar estratégias para vencer essas barreiras. Montar um plano de ação. Arthur Gouveia Marques encerrou a palestra com a observação de que há quatro estágios comportamentais para uma empresa que quer alcançar a eficiência energética na gestão: sensibilizar, conscientizar, mudar e manter, e que é simples adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia. "Esse tema não é novidade.

Novidade é colocar a teoria em prática, o que envolve mudança de hábitos e atitudes", concluiu.

Fonte: Terra Notícias

Brasil: o país dos raios

São 50 milhões de descargas atmosféricas por ano com 130 mortos e 500 feridos. Por que o Brasil é o país campeão mundial de raios? No programa Cidades e Soluções, da GloboNews, saiba como se proteger dos raios e conheça as novas tecnologias que nos ajudam a mapear as tempestades mais violentas. Veja também as histórias dos personagens do primeiro filme sobre raios feito do Brasil - Fragmentos de Paixão, dirigido por Iara Cardoso e apresentado por Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE. Hoje (23/10), às 23h30, na GloboNews.           
Fonte: ELAT

Aneel apresenta seu novo manual de eficiência energética na Abesco

 

Representante da Aneel e Associados da Abesco participaram de evento para discutir as recentes alterações do Programa de Eficiência Energética

 

 

A ANEEL convocou no último dia do mês de setembro, associados da ABESCO de todo o Brasil para apresentar as novidades do seu novo manual de Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE). Máximo Luiz Pompermayer, Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da agência reguladora, reuniu cerca de 50 pessoas com o objetivo maior de aproximar os executivos das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) com o novo manual.

No encontro, o superintendente da ANEEL discorreu sobre os 10 módulos que compõem o PROPEE e destacou três pontos fundamentais: A exigência da realização dos projetos mediante chamada publica, onde se dá a oportunidade para interessados de qualquer classes de consumidor, seja por meio de ESCOs, entidades públicas ou privadas, apresentarem projetos e concorrerem com os demais, desde que sejam observados os critérios definidos pela ANEEL; A inserção no programa de eficiência energética das chamadas fontes incentivadas e a possibilidade do consumidor não apenas melhorar a eficiência no uso final, mas gerar sua própria energia, uma fonte limpa, renovável, de menor impacto ambiental. Os aprimoramentos e os incentivos criados para realizar projetos com contrato de desempenho, nos quais são exigidos a devolução do investimento realizado.

“Decidimos nessa nova regulamentação da ANEEL criar o que chamamos de procedimento de eficiência energética. Procuramos tratar cada assunto num módulo específico para facilitar o entendimento, pois assim os interessados identificam em que módulo procurar um determinado assunto, as regras e procedimentos para cada tipo de projeto”, afirma Pompermayer. “E fica mais fácil fazer os aprimoramentos módulo por módulo, sem precisar rever o toda a regulamentação.”

O executivo aproveitou ainda para elogiar a iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) em buscar aproximar os agentes envolvidos no mercado de eficiência energética. “Eu considero muito importante a criação de um fórum específico para discutir isso com as associadas da ABESCO para ter uma percepção melhor de como é que elas estão enxergando a evolução dessa nova regulamentação e quais são as expectativas delas na implementação.”

O secretário-executivo da ABESCO, Marcelo Mesquita, acredita que a idéia é importante para que os associados tenham espaço para discutir com a Aneel os aspectos alterados, as novas exigências e o funcionamento do modelo de chamada pública de projetos.

Segundo o diretor financeiro da associação, Rodrigo Aguiar, a oportunidade foi interessante . “O PROPEE é hoje o maior alavancador de projetos específicos de Eficiência Energética no Brasil e essas reformulações precisam ser assimiladas e trabalhadas muito bem dentro do mercado”.

Para Marcelo Sigoli, Presidente do Conselho Fiscal da ABESCO, é essencial a necessidade das ESCOs conhecerem profundamente as novas regras e o papel da associação nesse processo. “Tivemos uma participação mais ativa na elaboração das novas regras que culminou com a vinda do superintendente para São Paulo”.

Além da ABESCO e da Aneel, também tiveram presentes no evento empresas como Efficientia, do grupo Cemig, de Minas Gerais e a Multi Empreendimentos, de Recife. Seus representantes estavam no evento e deixaram opiniões sobre as mudanças do novo manual. Ricardo Dimas Santos, da Efficientia, diz que os participantes puderam entender a complexidade dos documentos que envolvem o programa. “É importante que as ESCOs estudem e aprendam sobre a ação e aproveitem esse momento para tirar suas dúvidas”.

“Agora cabe a nós trabalhar para criar bons projetos".


Já João Bosco Leal, coordenador comercial da Multi Empreendimentos, a presença do executivo da ANEEL foi importante nesse momento em que é preciso entender o funcionamento de cada módulo para conseguir atender as concessionárias. “Vou transformar esse conhecimento e as informações adquiridas em atividades e negócios”.

Segundo o presidente da ABESCO, José Starosta, o encontro marcou o começo de um longo processo, em função da lógica do novo PROPEE que envolve uma série de exigências criteriosas para a execução dos projetos de eficiência energética. “Agora cabe a nós trabalhar para criar bons projetos.”

Para ter acesso e conhecer o novo manual de Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da ANEEL, Clique Aqui.

 

Fonte: Ivana Varela, para o Procel Info

 

Maior indústria de lâmpadas LED da China quer instalar fábrica no Paraná

A empresa chinesa Shineraytek/Giotek quer implantar no Paraná a
primeira fábrica de lâmpadas LED fora do continente asiático. O
projeto foi apresentado ao governador Beto Richa pelo presidente da
Shineraytek/Giotek, Richard Chang, e comitiva da empresa, durante
encontro no Palácio Iguaçu, na última sexta-feira (11).
A indústria é líder no mercado chinês e detém uma das mais modernas
tecnologias de produção de lâmpadas do mundo. A previsão é que sejam
investidos cerca de R$ 150 milhões na construção de uma unidade fabril
que fará todo o processo produtivo de lâmpadas e outros derivados em
LED.
"Temos essa vontade de vir ao Brasil e entendemos que a posição
estratégica do Paraná no Mercosul é muito favorável", disse Richard
Chang. "É sem dúvida um estados muito moderno, agradável e bem
projetado", afirmou ele. Chang explicou que a comitiva visita o Estado
para conhecer melhor suas características e retribuir a visita do
governador à China.
"Uma grande empresa mundial que tive a oportunidade de conhecer quando
minha comitiva foi à Ásia. O Paraná tem muito interesse e condições de
receber esse empreendimento que detém uma tecnologia limpa e dentro do
conceito de sustentabilidade", afirmou Beto Richa.
O governador esteve na China em dezembro de 2011, quando apresentou ao
empresário a política atração de investimentos e o programa de
ampliação da infraestrutura e logística do Estado. Na ocasião, Richa
conheceu a linha de produção da empresa.
As negociações para a instalação da fábrica no Paraná iniciaram
naquela ocasião. "A viagem dessa comitiva incluiu também a França,
onde garantimos investimentos da Renault e da Limagrain", disse Beto
Richa. O governador afirmou que o Estado retomou sua posição na agenda
de investidores com a criação do Paraná Competitivo, que agrega
benefícios fiscais e investimentos em infraestrutura.
Richa disse que outros fatores também contribuem para a atração de
investimentos ao Estado, entre eles a mão de obra qualificada e a boa
infraestrutura de portos, aeroportos e estradas. Ele lembrou que o
Estado já assegurou investimentos de R$ 25 bilhões e a criação de 150
mil empregos.
Consumo de Energia - Além de não conter materiais tóxicos e terem
maior resistência, as lâmpadas em LED reduzem em até 80% o consumo de
energia em comparação com as lâmpadas comuns. A tecnologia da chinesa
Shineraytek/Giotek deverá ser implantada no Brasil pela empresa que
atualmente já comercializa os produtos chineses no País.
"Estamos avaliando com o governo estadual a viabilidade de ter aqui
uma fábrica completa da cadeia do subcondutor de LED", disse o
representante da empresa, Fernando Mendes. "O Paraná está preparado
para receber empresas de tecnologia como a nossa, pois tem boa
infraestrutura, pessoal capacitado e uma excelente posição geográfica
para a América Latina", explicou.
O embaixador da República da Croácia, Drago Stambuk, acompanhou a
reunião com os empresários chineses. Ele sugeriu a instalação da
indústria chinesa no estado do Paraná e elogiou o governador pelos
programas de atração de investimentos. "Hoje há o consenso entre todos
os embaixadores europeus que o Beto Richa é o melhor governador do
Brasil para dialogar", afirmou ele.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Vida de República

A Eletrobras Procel está disponibilizando na área temática "Eficiência nas escolas" do Portal Procel Info, os vídeos da série "Vida de República", integrantes do projeto "Energia que Transforma" que foi desenvolvido pela Eletrobras Procel em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura.
O Projeto educacional "Energia que Transforma" tem como objetivo sensibilizar a população para uma mudança de atitude com relação ao uso de energia. É direcionado para educadores e lideranças comunitárias, alunos do segundo segmento do ensino fundamental e de ensino médio.
"Vida de República" é composta por dez programas de TV que mostram o cotidiano de cinco jovens universitários e de Ensino Médio – de origens diferentes – que moram juntos numa república. Misturando documentário e ficção, a série tem como tema principal a "energia" e como pano de fundo o dia a dia dos estudantes.
Um narrador questiona e interage com os acontecimentos da vida dos personagens, incorporando conteúdos específicos ao cotidiano ficcional.
Os episódios intercalam trechos da ficção na Vida de República com documentários que registram experiências relacionadas à geração, conversão e distribuição de energia no Brasil. Abordam desde a formulação de iniciativas governamentais, até seu impacto sobre a população.
Para acessar a página com os vídeos da série, Clique Aqui.
Fonte: Procel Info

Incidência de raios na Zona da Mata e Vertentes pode danificar aparelhos

De janeiro a agosto foram quase 1.500 pedidos de consertos de aparelhos.
Professor da UFJF diz que há como evitar prejuízos.

Os raios causam diversos tipos de problemas, entre eles, os danos aos
aparelhos domésticos. De acordo com a Companhia Energética de Minas
Gerais (Cemig), nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes, de
janeiro a agosto deste ano foram quase 1.500 pedidos de consertos de
aparelhos, sendo que a maioria pela variação na tensão.
Depois de uma tempestade, o aparelho de som do autônomo José Geraldo
Valentin queimou. Segundo ele, o equipamento novo parou de funcionar
depois de uma variação da tensão na casa dele. Em seguida, os
problemas começaram. Procurou a Cemig, levou o aparelho para uma
assistência técnica e conseguiu um laudo comprovando o dano. Porém,
após um ano da reclamação, nada foi feito ainda. "Eu queria que a
Cemig revisse a situação e me ressarcisse desse som, já que eu tenho o
laudo que confirma que foi por causa de um pico de energia elétrica",
reclamou. Entretanto, a Cemig informou que o laudo da assistência
técnica não comprova que o dano no aparelho foi causado por
curto-circuito na rede.
Ainda de acordo com a companhia, dos aparelhos queimados, seis em cada
dez pedidos são considerados procedentes em uma primeira avaliação. A
maioria é liberada para orçamento, reparo ou troca. Uma parte acaba
com o pedido negado por falta de documentação. "A regulamentação prevê
até 90 dias para reclamar após a ocorrência. No entanto, quanto mais
rápido a pessoa reclamar, melhor, já que existe um prazo para apurar a
causa. A partir do registro, a Cemig tem 15 dias para dar uma
resposta, sendo que nos dez primeiros dias ela pode enviar um técnico
ao local para fazer uma apuração de responsabilidade", explicou o
técnico da Cemig, Marcelo Esch.
O telefone da Cemig para registrar reclamações de danos é o 116.

Direitos do Consumidor
Segundo o advogado Leandro Bissoli, em caso de aparelhos queimados, o
consumidor primeiro deve procurar a concessionária de energia
elétrica. "Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel) garante à concessionária o direito de que o consumidor a
procure primeiramente, exponha o problema e ela tenha a oportunidade
de se posicionar", explicou.
Ainda de acordo com ele, o consumidor não deve levar o aparelho para
uma assistência técnica antes de procurar a companhia. "Se o aparelho
for adulterado, pode ser que a negativa de resposta seja em
decorrência de alguém ter mexido no aparelho, o que seria lícito por
parte da agência distribuidora", acrescentou.

Prevenção
Segundo o professor do curso de engenharia elétrica da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paschoal Tonelli, há como evitar
prejuízos. "Todo equipamento eletrônico sensível deve ser conectado à
rede de energia através de um estabilizador de tensão, de preferência
com filtro de linha incorporado. Isso já é uma proteção para o
equipamento. Além disso, no próprio quadro de energia deve estar
instalado ainda um para-raio de baixa tensão", disse.
Outra preocupação é quanto aos telefones sem fio. "Aparelhos sem fio
podem ser utilizados. A questão é a ligação física através de um
condutor, este é que é o problema", comentou.
Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/

Dica de eficiência energética

Quando utiliza-se racionalmente a energia, estamos preservando os
recursos naturais e, ao mesmo tempo, evitando problemas de
abastecimento. Atitudes simples, mas inteligentes, que se tomadas,
resultarão numa redução importante da conta da energia. Sempre que
puder, evite usar aparelhos elétricos no horário de ponta do sistema
elétrico, das 17 às 20 horas.
Diminuindo o consumo neste horário, evitamos uma sobrecarga no sistema
de transmissão e reduzimos o desperdício de energia pela geração de
calor, que é típica de sistemas sobrecarregados. Saber distribuir as
cargas ao longo do dia gera uma economia significativa, por esse
motivo estude como redistribuir o consumo de energia da sua empresa ou
residência.

Informativo ELAT


30/09/2013
Nº 119
Filme Documentário do ELAT estreia nos cinemas dia 11 de outubro
O filme documentário Fragmentos de Paixão, escrito e dirigido pela jornalista Iara Cardoso e com a participação do pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), estreia na rede de cinema Cinemark no dia 11 outubro em 5 cidades: Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e São José dos Campos. O filme conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da FAPESP e da FAPERJ, entre outras instituições. Mais informações podem ser obtidas no site do filme, através do Facebook em "www.facebook.com/filmefragmentosdepaixao" ou no Twitter em "@filmefragmentos".
Aquecimento global tende a produzir mais tempestades severas
Novo estudo realizado por pesquisadores americanos das Universidades de Stanford e Purdue, utilizando uma média de diversos modelos climáticos, sugere que a atmosfera nos Estados Unidos, com o aquecimento do planeta, irá se comportar de modo a favorecer a ocorrência de tempestades severas.
XII SIPDA começa dia 07 de outubro em Belo Horizonte
O XII SIPDA (Simpósio Internacional sobre Proteção contra Descargas Atmosféricas) será realizado em Belo Horizonte, entre 07 e 11 de outubro de 2013. Maiores informações podem ser obtidas no site do evento.
GROUND'2014 & 6th LPE será em Manaus
As próximas edições da International Conference on Grounding and Earthing (GROUND 2014) e da International Conference on Lightning Physics and Effects (LPE), serão realizadas em Manaus, em maio de 2014. Pela primeira vez, Manaus receberá uma conferência internacional sobre raios.
Prazo para submissão de trabalhos para XV ICAE
O prazo para submissão de trabalhos para XV ICAE termina em 31 de outubro. A XV International Conference on Atmospheric Electricity (ICAE 2014) será realizada em Norman, Oklahoma, Estados Unidos, de 14 a 19 de junho de 2014. Mais detalhes sobre a XV ICAE estão disponíveis no site do evento.

A importância da educação para a eficiência energética

Quando nos referimos à eficiência energética, logo nos remetemos à relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. No entanto, para alcançarmos esta realidade, que implica na mudança de comportamento individual e coletivo de uma sociedade, a compreensão dos conceitos que permeiam este assunto precisa ser difundida. Para isso a educação tem um papel fundamental na formação de cidadãos comprometidos com uma vida de melhor qualidade.
O impacto dos pagamentos móveis no setor financeiro. Quando as pessoas pagam suas contas utilizando tecnologias móveis, o banco tradicional não está sempre envolvido na transação. Os novos serviços — de provedores de serviços móveis a comerciantes virtuais — estão entrando no mercado e forçando o setor financeiro tradicional a agir. O crescente ecossistema de pagamentos móveis está impactando diretamente nos desenvolvimentos produzidos no setor bancário. Em muitos casos, quem não quer utilizar dinheiro, não precisa mais depender de cartões de crédito ou débito.
E, consequentemente, todos os assuntos que implicam para uma sociedade sustentável precisam ser tratados nos bancos escolares. Na educação básica estamos disseminando saberes que são absorvidos por crianças e jovens que estão em plena formação de caráter. Trazer a tona o assunto eficiência energética no desenvolvimento desses cidadãos requer habilidade, criatividade e conhecimento por parte dos educadores. Sendo assim, antes de educarmos nossos alunos, precisamos dedicar nossos esforços na formação dos professores. Para buscar as ferramentas que qualificam os trabalhos desses educadores e estimular as ações socioambientais no ensino, outros segmentos da sociedade devem se articular em benefício de todos.
No modelo de educação multidisciplinar em que estamos inseridos, o combate do desperdício de energia elétrica normalmente está atrelado ao ensino de ciências, biologia e física. No entanto, é no processo educativo transdisciplinar que a abordagem das informações sobre uso consciente da energia elétrica e conservação de recursos naturais torna-se didática, atrativa, e lúdica para os educandos. É o aprender fazendo, observando e interagindo. No olhar da educação, a eficiência energética ganha aplicação no momento em que os alunos compreendem que são as suas atitudes cotidianas que impactam diretamente no consumo da energia e consequentemente no uso dos recursos naturais.
As iniciativas de programas de eficiência energética aplicadas pelas distribuidoras de energia apontam para esta direção. O sucesso de uma iniciativa educacional na área de eficiência energética pode ser alcançado pela combinação entre a capacitação de educadores, que multiplicarão conceitos e valores, e a possibilidade de se testar os aprendizados na prática, por meio de equipamentos e estruturas disponibilizados por estas empresas, e que ilustram, de maneira lúdica, o que foi tratado nas salas de aula.
Desta maneira, além de aprender, o aluno aplica o aprendizado a sua realidade. Assim, as crianças também se tornam multiplicadores da informação em suas próprias casas, mudando a cultura da família.
É preciso organizar os elementos que compõem o efetivo aprendizado para as diferentes faixas etárias da educação, proteger o ambiente e utilizar os recursos — como o da energia elétrica — de forma racional. Os mesmos esforços aplicados em encontrar novas fontes de energia devem ser empregados na melhor utilização dos recursos gerados hoje. Essa é a parte do compromisso da sociedade civil na busca por garantir o crescimento sustentável. É por esse motivo que apostamos na importância da educação para a promoção do uso de energia com mais eficiência.
Fonte: Brasil Econômico