Calor leva ao maior consumo de energia em 5 anos.

As ondas de calor intensificaram o uso de aparelhos de ar-condicionado em todo o Brasil. O que fez com que o consumo de energia no país batesse dois recordes consecutivos.
Para muitos, a missão de economizar luz no verão ficar cada vez mais difícil. O que pode acarretar em um desequilíbrio do orçamento familiar, já que o início do ano é marcado pela cobrança de impostos como o IPTU e IPVA.
No dia 15 de janeiro, a demanda passou de 85 mil megawatts e logo em seguida, na quarta-feira, 16, atingiu 87 mil megawatts, superando a marca de 2014.
Sorte do consumidor é que a conta de luz está com bandeira tarifária verde, sem custos para os consumidores. Esse sistema foi instituído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2015.
O objetivo é sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica. As cores das modalidades - verde, amarela ou vermelha - indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final.
Ainda de acordo com a Aneel, o período de chuvas de novembro e dezembro de 2018 propiciou a elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios.
Portanto, a bandeira verde vista em janeiro continuará em vigor no próximo mês.
Calor será intenso em todo o verão
Calor, muito calor, e como economizar luz no verão? O ano começou quente em todo o Brasil. Temperaturas acima de 40°C foram registradas em várias cidades, com sensação térmica chegando aos 50°C!
A notícia ruim é que segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o calor será intenso em todo o verão.
A estação climática deve ter temperaturas que irão superar a média histórica no país.
Diversas podem ser as causas, de acordo com especialistas, variando de momento para momento e de região para região.
No entanto, no Brasil, elas podem estar associadas a fenômenos de variabilidade climática, como o El Niño.
A elevação da temperatura global aumentou a exposição de populações a ondas de calor extremo em todas as regiões.
Na meteorologia, um período prolongado de tempo com temperaturas excessivamente quentes caracteriza uma onda de calor.
Dá para usar o ar-condicionado e economizar?
O ar-condicionado, embora seja um alívio para os dias mais quentes, pode ser um verdadeiro vilão no consumo de energia.
Portanto, fique atento se o seu aparelho possui o Selo Procel de Economia de Energia.
Essa etiqueta garante que o modelo escolhido está entre os condicionadores de ar que apresentam os melhores níveis de eficiência energética. Logo, você conseguirá economizar luz no verão.
Lembre-se ainda de verificar se o aparelho é adequado para o seu ambiente. Caso ele não seja ideal para o tamanho do ambiente, pode ser mais interessante comprar mais uma unidade ou mesmo trocar de aparelho.
Fique de olho também na instalação. Ela pode fazer com que o consumo de energia de um ar-condicionado aumente. Portanto, ao decidir onde ele vai ficar, observe se a parte externa terá uma boa circulação de ar e ficará protegida dos raios solares diretos, sem que as grades sejam bloqueadas.
Outra opção para economizar luz no verão é manter uma temperatura moderada. Ela será bastante confortável e não vai gastar tanta energia assim.
Por fim, não custa nada lembrar que, para o ar-condicionado funcionar de forma eficiente, as portas e janelas do ambiente devem estar bem fechadas. Além disso, mantenha os filtros limpos.
Fonte: Finance One

Nenhum comentário:

Postar um comentário