Projeto da Ampla que troca geladeiras antigas por modelos menos poluentes é exibido em vídeo na Cúpula do Clima em Copenhague

Uma iniciativa adotada pela distribuidora de energia elétrica Ampla desde 2006 foi escolhida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para representar a América Latina numa seleção de vídeos que está sendo exibida no salão principal da Cúpula do Clima, em Copenhague, na Dinamarca.

Trata-se do projeto de troca de geladeiras antigas, que utilizavam o gás poluente clorofluorcarbono (CFC), por modelos ecologicamente corretos. A Ampla recolhe os equipamentos antigos de seus clientes, em especial nas comunidades de baixa renda atendidas pelas ações sociais da companhia, e doa geladeiras novas e com baixo consumo de energia, que ajudam as famílias a evitar o desperdício e economizar nas contas de luz. Em média, os gastos com energia elétrica das famílias beneficiadas caem cerca de 20%.

Em abril deste ano, uma equipe do PNUD esteve no país para conhecer o projeto da Ampla e gravar imagens de todo o ciclo que envolve o recolhimento das geladeiras obsoletas. Este processo inclui desde a troca dos aparelhos na casa dos consumidores até o descarte seguro do gás CFC, feito por meio de uma parceria da distribuidora de energia com a empresa Refrigeração Sudeste. Só este ano, a Ampla já trocou 7.194 geladeiras. A iniciativa de troca de geladeiras integra o programa de Eficiência Energética da Ampla, que em quatro anos recebeu investimentos da ordem de R$ 25 milhões.

Desde o início da conferência em Copenhague, o vídeo, feito no Brasil, está sendo exibido junto de outras quatro iniciativas adotadas em outras partes do mundo, em telões no salão principal onde está sendo realizado o encontro. O intuito da iniciativa é chamar atenção para projetos eficientes no combate ao aquecimento global. Para acessar o vídeo clique aqui.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ampla

Nenhum comentário:

Postar um comentário