Impressão de Projetos para Engenharia


Grandes Formatos

Sebrae/RJ e Procel promovem curso sobre conservação de energia no Rio de Janeiro

O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás, com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), está promovendo um curso de extensão sobre conservação de energia que será realizado na UERJ a partir do dia 10 de agosto. O foco do curso é o aumento de lucros e competitividade das empresas via eficiência energética.


O curso é parte da série de cursos de extensão com foco em eficiência energética que estão sendo oferecidos para o segmento das micro e pequenas empresas. De acordo com um estudo publicado recentemente pelo Banco Mundial, o Brasil tem potencial de economia de gastos com energia equivalente a 2,5 bilhões de dólares, caso sejam praticadas ações de eficiência energética. As incrições para o curso vão até o dia 31 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: gas@uerj.br.


Fonte: Procel Info

Leilão CEMIG

A Cemig Geração e Transmissão S.A. e Cemig Distribuição S.A. promovem no dia 29/07/2009, às 09:30 horas, um grande Leilão de veículos, sucatas, equipamentos e ferramentas para manutenção em aeronave EMB-110 P1, que será realizado no Palácio dos Leilões, no endereço: Via Municipal 5, nº 1800, Bairro São Sebastião I, Contagem - MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 23, 24, 27 e 28/07/2009, nos seguintes locais:
- Unidade Cemig CI - Q.10, Rua Osório de Morais, 500, Cidade Industrial, Contagem - MG, sendo que o acesso ao local será pela Av. Babita Camargos, 673, Cidade Industrial, Contagem – MG (em frente à garagem da Empresa Viação Cometa, próximo à praça da Cemig), no horário de 08:30 às 11:00 e de 13:00 às 16:00 horas - contato: Sr. Itamar Pereira de Paula, fones: (31) 3878 5383.

- Usina Hidrelétrica de Jaguara, Rodovia MG 428, Km 102, Sacramento - MG, no horário de 07:30 às 11:30 e de 12:30 às 16:30 horas - Contato: Sra. Olga Regina Redondo Rodrigues, fone (34) 3351 9100.

- Usina Hidrelétrica de Emborcação, BR-050, Km 4,4, Araguari - MG, no horário de 07:30 às 11:30 e de 12:30 às 16:30 horas - Contato: Sr. Elves Alves Resende, fone (34) 3241 6508.

- Hangar da Cemig , Rua Líder s/nº, Aeroporto da Pampulha, Belo Horizonte – MG, no horário de 14:00 às 18:00 horas - contato: Sr. Francisco Assis Magalhães Monteiro, fone: (31) 3441 2048, e-mail: monteiro@cemig.com.br.

Demais esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), fones: (31) 2125 9417, 2125 9442 ou 2125 9447; fax: (31) 2125 9420.

Abertas as inscrições para a edição 2009 do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia


Consolidar a imagem de um prêmio que, há mais de uma década, incentiva diversos segmentos da sociedade a implementar ações de eficiência energética, que contribuem para a melhoria das condições de vida da população e o desenvolvimento sustentável do país. Esse é o principal objetivo da 13ª edição do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, que chega a 2009 com uma novidade: o lançamento de um site exclusivo.

Consolidar a imagem de um prêmio que, há mais de uma década, incentiva diversos segmentos da sociedade a implementar ações de eficiência energética, que contribuem para a melhoria das condições de vida da população e o desenvolvimento sustentável do país. Esse é o principal objetivo da 13ª edição do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, que chega a 2009 com uma novidade: o lançamento de um site exclusivo.

Separar a cerimônia de premiação da solenidade de entrega dos Selos Procel e Conpet é uma ação que busca reforçar não apenas a imagem do Prêmio, mas também sua associação ao Ministério de Minas e Energia (MME) , responsável por sua instituição em 1993. “Trata-se do prêmio nacional oficial de eficiência energética, um reconhecimento do governo brasileiro às ações implementadas no país. O vínculo com o Ministério de Minas e Energia agrega valor ao Prêmio, aumenta seu peso, sua relevância, atraindo, assim, maior participação da sociedade”, avalia Karla Lepetitgaland, gerente da Divisão de Fomento à Eficiência Energética da Eletrobrás . Assim como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) , o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) , da Petrobras , é também responsável pela coordenação do Prêmio a cada ano.

A criação de um site exclusivo foi outra forma encontrada pelos coordenadores para incentivar a participação dos diversos segmentos da sociedade reconhecidos pelo Prêmio. Além de obter informações sobre os critérios, categorias e inscrições, os interessados poderão manter-se atualizados sobre as novidades em relação ao Prêmio. “Identificamos a necessidade de criação de um canal que reunisse todas as informações relacionadas ao Prêmio. Os interessados terão uma fonte qualificada de informações. Além disso, um site próprio, fixo para todas as edições, ajudará a fortalecer a imagem do Prêmio e facilitará sua divulgação, principalmente nas mídias eletrônicas”, argumenta Felipe Carlos Bastos, responsável pelo site.

Após as edições, o endereço www.premioconservacaoenergia.gov.br será atualizado com resultados, novas categorias, novas modalidades e estatísticas, entre outras informações. A ficha de inscrição para a edição de 2009 já está disponível no site. Como nos anos anteriores, haverá premiação nas categorias edificações; empresas do setor energético; indústrias; micro, pequenas e médias empresas; órgãos e empresas da administração pública; e imprensa. Empresas públicas e privadas que apresentarem o melhor projeto de saneamento na categoria Órgãos e Empresas da Administração Pública também ganharão uma Menção Especial. Já os projetos específicos do programa Reluz poderão concorrer à Menção Especial para melhor projeto de iluminação pública na categoria Empresas do Setor Energético.

Os principais critérios de avaliação são o potencial de replicação das medidas implementadas; a redução do consumo de insumos energéticos utilizados nos processos; a redução da demanda de energia; benefícios ambientais; disseminação interna dos conceitos implementados; e conscientização da comunidade.

O Prêmio é realizado em parceria com diversas instituições engajadas na questão da conservação de energia, como o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Conta, ainda, o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de rofissionais de instituições de ensino e financeiras e de especialistas nas áreas de energia elétrica, petróleo e conservação de energia.

Fonte: Procel info

Nordeste terá Central Nuclear


A Eletrobrás estuda as melhores alternativas de localização para a instalação da Central Nuclear do Nordeste, informou o presidente da estatal, José Antonio Muniz Lopes. A decisão ficará a cargo do governo federal.

Em um primeiro momento, serão construídas duas usinas nucleares na Região Nordeste, "possivelmente no mesmo sítio". Cada uma terá uma capacidade de geração de 1.000 megawatts (MW) de energia. "No futuro, teremos outras", afirmou Muniz Lopes.

Os investimentos para a instalação das duas usinas deverão ser em torno de R$ 10 bilhões para a construção de cada unidade.

Até agora, quatro estados já demonstraram interesse em receber a Central Nuclear do Nordeste (Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco).

Tarifa diferenciada alivia o sistema elétrico e reduz conta de energia


Como já é feito na telefonia a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica estuda implantar um modelo estimulando os consumidores a usar energia em horários com desconto, evitando os momentos de pico, das 6h às 7h e das 18h às 21h. Nos horários de maior demanda, o valor seria maior, para que os usuários aproveitassem descontos concedidos em outros horários.

Para que a medida entre em vigor ainda precisa passar por consulta pública e, depois, ser aprovada pelo Conselho Diretor da Aneel. Não há prazo para a implantação, e estima-se que isso só comece em dois ou três anos.

A medição será feita por medidores eletrônicos, que ainda é caro, mas se produzido em grande escala o preço tende a baixar.

“O medidor eletrônico é um instrumento eficiente e que beneficia o consumidor. Nós já aplicamos um regime diferenciado de tarifas. Na Copa 2006, oferecemos duas horas grátis de energia para os adimplentes. Como promoção do Dia das Mães, o horário da novela das oito não foi tarifado para as consumidoras”, explica o diretor de Relações Institucionais da Ampla, André Moragas.

Para o diretor-técnico regulatório da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia), Fernando Maia, a proposta é oportuna. “O atual modelo tarifário tem 25 anos. A tarifa diferenciada trará eficiência energética e racionalidade. Com essa proposta, uma dona de casa vai preferir lavar a roupa na máquina pela manhã, e não à noite, durante a novela”, exemplifica.

O uso dos medidores eletrônicos, alvo de muita polêmica, foi finalmente regulamentado pelo Instituto de Metrologia (Inmetro), na Portaria nº 213, publicada na quinta-feira. “A Ampla foi a primeira a instalar, mas o equipamento já está sendo testado por outras companhias. É eficiente e também ajuda a combater os furtos”, disse Fernando Maia.

Para as padarias que trabalham em baixa tensão, a cobrança diferenciada seria lucrativa se nos horários da madrugada houver desconto.

Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações


A Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançaram a Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos, que vai classificar os prédios conforme seu consumo de energia. A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

As construções participantes do programa serão analisadas em três aspectos: envoltório (fachada e entorno), sistema de iluminação e condicionamento de Ar. a partir dessa avaliação, os edifícios receberão etiquetas que vão de A (melhor nível de eficiência,) até E (pior qualificação). Na fase inicial do projeto, a participação é voluntária, mas, gradualmente, ela passará a ser obrigatória. Há ainda previsão de incluir os prédios residências na classificação.

A intenção é facilitar o entendimento da eficiência energética das construções "para que o consumidor possa escolher o melhor prédio de acordo com seus interesses de ter uma conta de energia menor e de poder contribuir para resolver o problema da sustentabilidade do mundo", ressaltou o presidente do Inmetro, João Jornada.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo, Sergio Watanabe, embora possa levar a aumento no preço dos imóveis, a etiqueta terá um apelo para o consumidor. Ele explicou que, "apesar de o valor subir no primeiro momento, os edifícios economicamente sustentáveis devolverão esse aumento de preço durante a manutenção da edificação em seu período de vida útil".

A incorporação de edifícios antigos também está entre os objetivos do programa. Segundo João Jornada, "uma boa reforma" pode proporcionar economia de até 30% na conta de luz de um condomínio.

O presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz, destacou que a adequação das construções brasileiras à necessidade de sustentabilidade ambiental "gera um impacto enorme no papel do Brasil como player na questão da emissão de gases causadores do efeito estufa".

Fonte: Procel

Acesso a internet usando a rede elétrica

PLC

O Power Line Communications (PLC), equipamento que permite acesso à internet usando a rede de energia elétrica e que já está em estudo há nove anos pela Infovias - CEMIG, teve seu uso recentemente regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A tecnologia, que agora está em fase de regulamentação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), poderá beneficiar não apenas os consumidores, que terão acesso à internet em banda larga por meio da rede elétrica, mas também as distribuidoras de energia. “O benefício é um valor agregado, pois a tecnologia proporciona mais inteligência à rede elétrica”, ressalta Wanderley Maia, gerente de Engenharia da Infovias.

A vantagem viria da possibilidade de o sistema PLC agregar informações como medição de consumo, situação da iluminação pública e até mesmo problemas em um transformador, permitindo melhor controle de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia.

Funcionamento

A nova tecnologia funciona com a instalação do equipamento PLC na rede de baixa tensão, permitindo que o serviço de internet das empresas de telecomunicações chegue ao consumidor por meio da rede elétrica instalada em suas residências.

Segundo Wanderley, a boa notícia é que a rede para transmissão do sinal já está estabelecida, não sendo necessários investimentos para sua viabilização. Isso significa que a internet poderá chegar a qualquer ponto onde já exista rede elétrica, após a instalação do PLC.

No entanto, para o consumidor ter acesso à internet pela rede elétrica em sua residência, também será necessária a instalação de um modem específico para o PLC na tomada de luz e no computador. De acordo com o gerente da Infovias, o modem é similar aos utilizados para conexão de internet a cabo.

Wanderley explica também que o PLC está evoluindo constantemente. Segundo ele, assim como qualquer outra tecnologia, o sistema ainda precisa passar por uma análise de custo e benefício antes de sua implantação. Para essa análise, a Infovias ainda aguarda regulamentação sobre como será o uso da rede elétrica para a internet, a ser realizada pela Aneel.

“Após a regulamentação, planejamos um teste de maior dimensão numa região próxima a Belo Horizonte, para avaliar melhor essas questões técnicas e de custo. Então, a empresa terá condições de optar ou não pelo uso da tecnologia”, conclui o gerente.

Fonte: CEMIG

Cemig alerta para os riscos de soltar papagaio perto da rede elétrica

Acidentes e interrupções no fornecimento de energia são as principais consequências.

Durante o inverno, a prática de soltar papagaios se intensifica devido ao tempo favorável - céu limpo, ventos mais intensos e constantes, escassez de chuva e raios. No entanto, essa brincadeira pode trazer graves consequências, se praticada próximo à rede elétrica.

A Cemig registrou, em 2008, 4.185 interrupções no fornecimento de energia provocadas por papagaios presos na linha de distribuição, representando 1,4% do total. Mais de um milhão de clientes foram prejudicados.Desses desligamentos, 2.624 ocorreram exatamente durante o inverno, entre os meses de junho e setembro,atingindo mais de 700 mil consumidores.

As principais causas das interrupções no fornecimento de energia são o rompimento de cabos devido ao uso do cerol - mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores de eletricidade - e curtos-circuitos provocados pela tentativa de retirar o papagaio da rede. De janeiro a junho de 2009, foram contabilizadas mais de 1.600 ocorrências, deixando cerca de 400 mil consumidores sem energia.

Em 2008, o maior número de interrupções causadas por papagaios na rede elétrica aconteceu na Região Metropolitana de Belo Horizonte: 2.230 ocorrências. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 887 desligamentos.

Acidentes

De acordo com Demétrio Venício Aguiar, engenheiro de segurança do trabalho da RH/ST, os acidentes acontecem quando o papagaio fica preso na rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira e barras metálicas.

Ele ressalta que o contato com a rede elétrica pode ser fatal. "As crianças também se arriscam subindo em muros, postes, linhas de transmissão e construções, e muitas soltam pipas com arames e fios, o que é muito perigoso", afirma o engenheiro. Os acidentes mais comuns são queda de altura e choque elétrico com queimaduras graves.

Outro hábito que deve ser evitado é o uso do cerol. A mistura pode transformar uma simples linha de papagaio em um material condutor e provocar choque elétrico ao entrar em contato com a rede. Há também o risco de acidentes com motociclistas e pedestres, provocados pela mistura cortante.

Estatísticas

Em 2009, a Cemig registrou dois acidentes envolvendo crianças de 6 e 8 anos. Ao tentar retirar um papagaio da rede, elas sofreram queimaduras graves em consequência de choque elétrico. O fato aconteceu no bairro Palmares, em Ibirité, no mês de janeiro.

Nos últimos anos, a Cemig registrou dois acidentes dessa natureza com vítima fatal. O primeiro ocorreu em julho de 2007, com uma criança de 9 anos, em Machado, no Sul de Minas. O outro foi em julho de 2008, em Belo Horizonte, com uma criança de 12 anos, que sofreu choque elétrico e queda.

Fonte: CEMIG

A VKS Engenharia


Empresa prestadora de serviços na área de engenharia elétrica e telecomunicações. Oferece impressão de projetos em grandes formatos utilizando impressora Plotter.


Está estrategicamente localizada em Carangola, na região da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, o que faz com que atenda clientes da microrregião de Carangola além de outras cidades dos Estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Com a nova logística implantada atende também a todo o Brasil com recebimento e envio de projetos pela internet ou correios. Seus clientes são aqueles que necessitam de assistência especializada na área da engenharia, sejam pessoas físicas ou empresas.

Devidamente alinhada às normas técnicas da ABNT e das empresas CEMIG, ENERGISA, ESCELSA, AMPLA, OI e demais concessionárias de energia elétrica e telecomunicações.


Visite o site: http://www.vksengenharia.com.br


Fale conosco: atendimento@vksengenharia.com.br