Carangola será atendida com o Programa Energia do Bem/Conviver numa grande parceria em mais uma conquista para a cidade e região

Em mais uma grande parceria que a Cemig vem desenvolvendo com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Ação Social e de Educação da Prefeitura Municipal de Carangola o Programa Energia do Bem/Conviver, que também tem a parceria do SERVAS e SEDESE, será lançado em Carangola nessa quarta-feira, dia 24 de março às 17:00h, na Praça Coronel Maximiano (Praça da Matriz), com a presença de autoridades municipais e estaduais, membros da diretoria da Cemig, do SERVAS e da SEDESE. Nessa oportunidade, varias entidades de Carangola e municípios da região já receberão seus equipamentos.

O Secretário de Meio Ambiente Francisco Cabral destacou a importância desse programa ambiental e social para Carangola num momento especial, a Semana Das Águas (Água, a principal fonte de geração de energia que precisa ser preservada), principalmente para a população carente e as entidades de assistência social no município e região. Um grande beneficio de qualidade de vida, economia e respeito ao meio ambiente. Além de 14 empregos temporários gerados, todos selecionados através do banco de dados de currículos da ACIAC e uma seleção desenvolvida pela empresa contratada pela Cemig para realizar o serviço, a Publikimagem. Mais uma parceria e respeito à importância do trabalho dessas entidades e empresas.

O Programa Energia do Bem/Conviver consiste na substituição, gratuitamente, de equipamentos obsoletos e que desperdiçam energia por equipamentos que permitem mais conforto e segurança. Serão beneficiadas instituições de longa permanência para idosos, creches, Apaes, abrigos, albergues, casas de passagem, casas-lar e centro de recuperação para dependentes químicos de Carangola e região. Nas entidades podem ainda ser instalados equipamentos como aquecedor solar, recuperador de calor, geladeira eficiente, lâmpadas e chuveiros econômicos. Os serviços realizados pelo Programa de Energia do Bem/Conviver são gratuitos. A população carente será beneficiada com a troca da iluminação, geladeiras e chuveiros. Em Carangola serão atendidos os moradores dos bairros, comunidades e distritos, começando pelo Bairro Aeroporto, Novos Tempos, Floresta, Eldorado, Armindo Cunha, Horto, Panorama, Triangulo, Santo Onofre, Chevrand, Ouro Verde, Caixa Dágua, Varginha de Baixo, Lacerdina, Morro do Cruzeiro, Alvorada, São Manoel do Boi e Ponte Alta.

Francisco Cabral citou outras parcerias que o município de Carangola vem desenvolvendo com a Cemig, através das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Ação Social e de Educação:

- Programa de Educação Ambiental Procel de economia de energia elétrica. Capacitação dos professores de toda rede de ensino publica e particular nesse trabalho.

 - PMIP – Programa de Melhoria da Iluminação Publica com instalação de equipamentos de iluminação publica e troca da iluminação existente por iluminação de melhor qualidade, baixo consumo e ambientalmente correta, sendo substituída todas as lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, ambientalmente corretas

 - Plano de Desenvolvimento Urbanístico com plantio de arvores de espécies adequadas para área urbana e substituição das arvores impróprias que causam danos e prejuízos ao calçamento, à iluminação pública e rede elétrica e risco de queda de galhos. Implantação de um horto municipal para produção dessas espécies.

Francisco Cabral solicita à população que receba bem os agentes que irão fazer visitas domiciliares no levantamento de dados cadastrais e constatação visual da necessidade de troca dos equipamentos. Abram as portas para receberem os agentes que estão trazendo melhorias para vocês. Depois vou à casa de cada um de vocês para tomar aquela água gelada, diz. Esses mesmos agentes orientarão os usuários sobre o uso correto e econômico de energia.

Francisco Cabral agradeceu e destacou muito o diretor de Desenvolvimento da SEMADS, José Maria Dia Pereira – “Zé Maria da Cemig”, que é um dos responsáveis pelo sucesso desses trabalhos para Carangola e pediu que ele se restabeleça rápido para voltar à ativa, pois temos muitos trabalhos para conseguir e desenvolver para a melhoria e desenvolvimento para Carangola.

Fonte: PROCEL / Portal Click

Nenhum comentário:

Postar um comentário