Aplicativos para smart grid

Estados Unidos - A Echelon Corporation lançou o que há de mais recente em tecnologia de smart grid (rede inteligente) no último dia 8 de setembro em uma coletiva de imprensa realizada em Nova York, nos Estados Unidos. A companhia acredita que sua plataforma Sistema de Controle Echelon (ECoS, na sigla em inglês) e seus primeiros produtos supridos pelo sistema levarão a uma rede inteligente mais responsável, confiável, eficiente e que se reestabeleça automaticamente.

 

O sistema se baseia essencialmente em uma série de ferramentas e serviços que facilitam o desenvolvimento de aplicativos para controle e distribuição inteligente da energia elétrica. Segundo a empresa, o sistema trabalha em de forma parecida com as plataformas Android e IOS utilizadas em aparelhos de celular. Com o uso da plataforma ECoS, as companhias envolvidas no smart grid poderão construir aplicativos para lidar com desafios e demandas das redes inteligentes. Uma empresa pode, por exemplo, desenvolver um aplicativo com base no ECoS para monitorar a qualidade da energia elétrica e a força do sinal, a fim de prever e prevenir falhas no suprimento da energia.

 

O sistema revolucionaria a rede inteligente criando uma plataforma onde poderão seriam construídos diversos aplicativos inovadores, o que se traduz diretamente em maiores benefícios para o consumidor. Isto porque as distribuidoras poderão prever quando será necessário mais energia e quando poderão ocorrer prováveis falhas de fornecimento, além de otimizar a eficiência da rede elétrica em nível local. O projeto será lançado inicialmente na América, embora a Echelon afirme que tem feito contatos com as distribuidoras da União Europeia.

 

A Cisco e a Itron, dois players no mercado de tecnologias de medidores inteligentes, anunciaram recentemente o desenvolvimento conjunto de uma plataforma de comunicação para medição inteligente com base na internet, o que otimizaria o suprimento de energia para as casas e empresas. A implementação em massa do smart grid e dos medidores inteligentes está prevista para 2020. O projeto deve reduzir o consumo de energia elétrica, o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono.

 

Fonte: PROCEL INFO / Independent - 10.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário