Prêmio Jovem Cientista

Foi entregue, em Brasília (DF), na última quinta-feira, 18 de novembro, o Prêmio Jovem Cientista. Neste ano, o desafio dos estudantes era reunir geração de energia e meio ambiente, de olho no futuro. Leandro inventou um processo para produção de um biocombustível menos poluente, a partir do óleo de girassol. Eduardo criou um aparelho que converte a energia gerada pelos ventos e pode ser interligado à rede elétrica. O uso do conversor resulta em economia na conta de luz. Ricardo teve a preocupação de reduzir a poluição do ar, e inventou um filtro mais barato que retém os gases poluentes dos veículos. E a foligem pode ser reaproveitada para fazer pneus. Os três conquistaram o primeiro lugar em cada categoria do prêmio.

"É muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Fico muito feliz", comemorou Eduardo Façanha de Oliveira, vencedor na categoria Ensino Superior. A edição 2010 do concurso teve recorde de inscrições (2.158 pesquisadores). Nove pesquisadores foram premiados e receberam dinheiro e computadores. Os trabalhos serão publicados em livro. "Essa premiação a nível nacional nos motiva a permanecer nos estudos, na certeza de estar ajudando ao planeta e a todos", considerou o vencedor na categoria Ensino Médio, Ricardo Castro de Aquino.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e do Grupo Gerdau. "É importantíssimo incentivar a pesquisa científica, e motivar o empreendedorismo e a iniciativa desses jovens, buscando um futuro melhor e contribuindo com as suas soluções para um país mais desenvolvido e mais sustentável", estimulou a vice-presidente do conselho do Grupo Gerdau, Beatriz Gerdau Johannpeter. O superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, acredita que "a importância é trazer de volta essa alegria e esse desejo de descobrir coisas. Quando crianças, nós somos inventores, somos cientistas, e no decorrer da vida nós vamos perdendo isso. Se nós fizermos um pouquinho disto nós estaremos ajudando o país".

Fonte: Rede Globo - Jornal Nacional - 18.11.2010 / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário