Cuidados ajudam a economizar energia no Verão

Os consumidores que não pretendem começar 2011 com aumento no valor das contas de verão vem adotar alguns cuidados para evitar que o gasto com energia elétrica dispare durante o verão. Por conta das altas temperaturas, entre dezembro e fevereiro, utiliza-se com mais frequência: ventilador, ar condicionado, chuveiro, geladeira e freezer.

De acordo com a CPFL Paulista, a utilização do aparelho de ar condicionado pode representar um acréscimo considerável no valor da conta de energia elétrica. "Os custos para manter a temperatura das residências mais agradável podem chegar a 30% do valor da conta", traz nota da assessoria da empresa.

Para minimizar os gastos com a refrigeração do ambiente, a CPFL recomenda alguns cuidados que podem fazer diferença.

Na hora de escolher o modelo do equipamento, por exemplo, dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo Procel (eles consomem de 12% a 26% menos energia). É importante também, segundo a empresa, fazer a manutenção periódica do eletrodoméstico, realizando a limpeza do filtro de ar. Manter o hábito de desligar o aparelho sempre que os moradores se ausentarem é fundamental.

O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Eles representam, cada um, de 25% a 35% do valor da conta no final do mês. Já a parcela relativa à iluminação das residências fica entre 15% e 25% do total. Para reduzir o consumo com esses aparelhos basta seguir alguns passos.

No caso do chuveiro, a CPFL orienta os moradores a colocar, nos dias quentes, na posição verão (o consumo será aproximadamente 30% menor); limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro e nunca reaproveitar uma resistência queimada. Quanto à geladeira, o ideal é instalar em local bem ventilado, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas; nunca utilizar a parte traseira para secar roupas e não esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Para economizar com a iluminação, a principal dica da CPFL é instalar lâmpadas fluorescentes nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts). Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 watts, a economia será de um terço e a durabilidade será de cinco a dez vezes maior, segundo a empresa.

Saiba como economizar na conta de luz:

Ar-condicionado

Fazer manutenção periódica, realizando a limpeza  do filtro de ar;

Manter o ambiente sempre fechado.

Cafeteira

Não deixar ligada para manter o café quente. O ideal é transferir o líquido para uma garrafa térmica depois de feito

Chuveiro

Nos dias de calor, colocar na temperatura de verão;

Limpar os orifícios de saída de água do aparelho.

Forno elétrico

Utilizar só quando necessário;

Quando possível, utilizar forno a gás.

Ferro de passar

Evitar ligar o aparelho para passar apenas uma peça de roupa.

Geladeira

Não colocar toalha ou plástico nas prateleiras;

Instalar o objeto longe do fogão e locais com muito calor;

Nunca usar a parte traseira para secar roupas ou panos;

Manter em bom estado de conservação a borracha de vedação.

Iluminação

Usar lâmpadas compactas;

Aproveitar ao máximo a luz natural;

Apagar a luz se ninguém estiver no ambiente.

Micro-ondas

Evitar descongelar mantimentos no aparelho

Televisão e aparelho de som

Não deixar os aparelhos ligados quando ninguém estiver assistindo ou ouvindo.

Fonte: O Liberal - 28.12.2010 / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário