Os primeiros passos da criação da CEMIG

A história da CEMIG começou exatamente no dia 22 de fevereiro de 1951. Nesta data, o então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira, escreveu um bilhete ao Dr. José Esteves Rodrigues, então secretário da Viação e Obras Públicas, avisando-lhe que ele seria procurado pelo Dr. Silvio Barbosa, professor da Escola de Engenharia e ex-secretário de Governo, e pelo médico Júlio Soares, cunhado do governador e, anos mais tarde, diretor da CEMIG.

Neste bilhete, o ex-governador Juscelino Kubitschek traçou as linhas de um plano que tinha na cabeça: a constituição de uma empresa elétrica em Minas Gerais, capaz de assumir todas as tarefas de geração, transmissão e distribuição de energia, substituindo as pequenas companhias municipais ou regionais então existentes, num plano de médio e longo prazo. A visão do estadista JK, capaz de enxergar anos à frente, está comprovada neste bilhete – respeitando a grafia original das palavras “sector” e “centraes” – um documento histórico, que marca o nascimento da Empresa. Este documento pode ser visto no hall de entrada do edifício-sede, na Av. Barbacena, 1200 em Belo Horizonte – MG.

“Dr. José Esteves: O Silvio Barbosa e o Júlio vão lhe falar sobre os planos que desejo pôr em execução no sector de energia elétrica. Para facilitar a organização e dar-lhe um caráter comercial, que possibilite entendimentos com firmas financiadoras, precisamos estabelecer um “holding” que controle as atividades gerais das diversas centraes elétricas que pretendemos construir. Peço combinar com eles e assentar em definitivo, as medidas. Grato. Juscelino Kubitschek  22-2-51”

 

Fonte: CEMIG - Informativo Energia da Gente ano VII nº67