Projeto implementa iluminação pública com tecnologia LED

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) lançaram neste mês um edital para aquisição de luminárias com lâmpadas de tecnologia LED. A ideia é trocar parte da iluminação do campus da universidade, hoje com lâmpadas convencionais de vapor de sódio e de mercúrio, por modelos LED, que consomem menos energia elétrica.

Essa aquisição faz parte de um convênio entre Eletrobras e UFJF, firmado no fim de 2009, e integra o conjunto de ações do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes (Procel Reluz). Após a troca das lâmpadas, a universidade fará a avaliação do desempenho elétrico e luminotécnico do sistema.

Nesta etapa serão colhidas periodicamente as informações sobre iluminação média das vias e demais objetos iluminados. Serão monitoradas também as principais variáveis elétricas do sistema. Uma atenção especial será dedicada aos eventos de qualidade de energia, sobretudo no período de maior incidência de descargas atmosféricas, que acometem o setor escolhido anualmente.

Os responsáveis pelo projeto acreditam que, a exemplo de outros projetos similares implantados recentemente no Brasil e no mundo, será possível obter uma economia de energia entre 10 e 30%.

Fonte: Jornal da Energia / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário