ISO 50001 ainda este ano

A norma internacional de gestão de energia ISO 50001 será publicada no terceiro trimestre deste ano, segundo a International Standard Organization. O padrão tem como objetivo dar ferramentas para indústrias e empresas gerirem seu consumo energético de forma mais eficiente e profissional.

A ISO 50001 vai estabelecer indicadores de gestão de consumo de energia para instalações industriais e comerciais. A expectativa é que a norma tenha influência sobre até 60% do consumo mundial de energia.

“Todos os dias, organizações do mundo inteiro lidam com questões como a disponibilidade e a confiabilidade do fornecimento de energia, a mudança climática e o esgotamento de recursos”, ressalta o coordenador do comitê responsável pelo desenvolvimento da nova ISO, Edwin Piñero.

O Brasil exerce papel relevante na elaboração da nova ISO, sendo responsável pelo secretariado da norma, junto com os Estados Unidos. Ao todo, 43 países-membros do corpo da Internacional Standard Organization participam do desenvolvimento da ISO 50001. Também integram o comitê a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e o Conselho Mundial de Energia (WEC).

Fonte: Brasil Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário