Veja como economizar água e luz com atitudes simples

A conta de luz pode ficar 25% mais barata com a mudança de pequenos hábitos. Por exemplo, você deixa o seu celular carregando a noite toda? E depois da bateria cheia o celular continua na tomada o dia todo? "Todo equipamento ligado na tomada, se você puser a mão nele e sentir que está quente, ele está consumindo", explicou o engenheiro eletricista Fernando Bacellar. Os aparelhos consomem energia e dinheiro, sendo R$ 1,15 por mês. Parece pouco. Mas se você somar todos os aparelhos ligados à tomada, sem uso, o valor da conta de luz aumenta.

Sabe aquela luzinha que fica acesa mesmo com o aparelho de som desligado? No final do mês, representa mais de R$ 5 na conta de luz. "Se você tem vários aparelhos que estão ligados nessa condição de stand by, você está tendo algum consumo na residência", explicou Bacellar.

Saiu do ambiente? Apague a luz. O hábito garante uma redução de 5% no gasto. Quer economizar mais 5%? Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes. Até na hora de passar roupa é possível gastar menos. "Deixando os tecidos sintéticos por final, você pode desligar o ferro e passar a roupa com o calor residual", orienta o engenheiro.

Para lavar um quilo ou oito quilos de roupas, a máquina de lavar gasta a mesma energia. O melhor é lavar uma quantidade maior. Com isso, você também reduz a conta de água. Na torneira, a dica é utilizar uma peça que diminui o fluxo de água em 10%. "É como uma pequena tela que mistura o ar com a água e as pessoas podem comprar nas grandes lojas de materiais de construção", explica o engenheiro Ricardo Chahin.

Há outras dicas de economia de luz, água e gás na página do Jornal Hoje na internet: g1.globo.com/jornalhoje.

Fonte: Jornal Hoje - TV Globo - 04.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário