Google desenvolve datacenter com resfriamento pela água do mar

Finlândia - Para criar um datacenter resfriado a partir da água do mar, o Google comprou uma antiga fábrica de papel na Finlândia em 2009 e começou a utilizar os túneis de água marinha do edifício para deslocar a água para o interior do prédio a fim de refrigerar o datacenter. A antiga fábrica já havia utilizado esse tipo de resfriamento em sistemas anteriores de produção, mas até então não se tinha ouvido falar da utilização deste sistema para resfriamento de datacenters.

O projeto utiliza sistemas complexos de filtragem da água feitos de placas de titânio, que não são facilmente corrosivas como outros materiais em contato com a água salgada. Mas é preciso que o sistema possa ser mantido sem que fique offline, mas, segundo o diretor de operações do Google, Joe Kava, a empresa está trabalhando pesado para suprir tal carência.

As unidades de transferência de calor são o coração do sistema de refrigeração, e as bombas de água do mar que trabalham no sistema de transferência de calor resfriam o datacenter e depois a água é resfriada e devolvida ao oceano. O resfriamento se dá para que o impacto sobre o ecossistema local seja mínimo. Como o datacenter ainda não está em atividade, mas somente na fase de teste, não é possível precisar o seu grau de eficiência energética PUE, medida usada para mensurar a eficiência energia que significa efetividade da utilização de energia, mas estima-se que seja entre 1,1 ou 1,2.

Fonte: Reuters / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário