Padrão de medidores até outubro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu o mês de outubro como limite para a divulgação da resolução normativa que trará os requisitos mínimos dos medidores eletrônicos, equipamento básico para as distribuidoras poderem deslanchar projetos de smart grid em larga escala junto a consumidores de baixa tensão. A meta anterior era final do primeiro semestre.

Na sequência será realizada uma outra audiência pública, para definir como ocorrerá o processo de substituição. O padrão dos medidores teve como base o resultado da audiência pública 43/2010.

Outra audiência, que também está ligada ao desenvolvimento de tecnologias de smart grid, é a AP 120/2010, que trata da alteração da estrutura tarifária. Seu andamento, no entanto, depende do fechamento da metodologia do terceiro ciclo de revisões, também previsto para outubro.

Desde o final do ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) está de posse do relatório produzido por um grupo de trabalho encarregado de subsidiar o governo na elaboração de uma política nacional para o tema. Marcos Moreira, diretor do Departamento de Gestão do Setor de Energia Elétrica do MME, deixou claro, durante palestra em evento conjunto promovido pelo grupo CPFL e IBM, que há uma preocupação do ministério em buscar formas de evitar ou minimizar impactos tarifários decorrentes da aplicação de tecnologias de smart grid.

Fonte: Brasil Energia / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário