Redes elétricas inteligentes chegam ao Ceará em 2013

No futuro, as redes elétricas serão dinâmicas, integradas a outros serviços, como o de telefonia, por exemplo, automatizadas e sustentáveis. Parece utopia, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já trabalha em um projeto estratégico de formatação de modelos de redes inteligentes de energia. Entre as inúmeras vantagens, será possível reduzir as perdas não técnicas de energia (desvios e fraudes), que somam quase R$ 7,8 bilhões por ano.

Há sete meses em execução, o projeto levará mais três para ficar pronto, e só depois deverá apresentar soluções inovadoras em medição e tarifação por horário, dia e época do ano, considerando os custos sazonais de energia; interação com o consumidor; políticas públicas para implantar a rede, e protocolos de comunicação, ou seja, como será a operação conjunta de várias tecnologias.

Enquanto essa inovação não chega a todo o país, alguns projetos pilotos estão sendo implantados aos poucos em território brasileiro: Rio de Janeiro, Parintins, Sete Lagoas, Búzios e, logo Aquiraz, no Ceará.

 

Rede em Aquiraz

Segundo o diretor institucional e de comunicação da Coelce, José Nunes de Almeida, a rede deverá começar a funcionar em caráter experimental, até o final de 2013, em toda a área urbana do município da Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo o Beach Park.

Um dos diferenciais do sistema integrado é que ele poderá ser reconfigurado automaticamente, dispensando o auxílio de técnicos no local, o que é bom para o consumidor e para a concessionária, porque deverá otimizar tempo de ajustes e custos operacionais. Por enquanto, a rede está em fase de aquisição de equipamentos.

A escolha de Aquiraz, de acordo com Nunes, tem relação com os níveis de consumo energético do local, a subestação automatizada que já existe e a própria estrutura da rede.

 

70% em dez anos

Para o superintendente da Aneel, Máximo Luiz Pompermayer, não é possível prever quando a rede chegará a funcionar de fato em todo o país. "Não vai atingir 100% das unidades consumidoras nos próximos dez anos. Talvez 70%. Isso vai avançar gradualmente", diz.

 

Medidores chegarão antes

Contudo, ele frisa que parte dos avanços, os medidores digitais "inteligentes", devem estar nas casas dos consumidores já no próximo ano. "Não faz sentido esperar pelos medidores. Eles vão facilitar e muito a vida dos consumidores. Só falta a regulamentação final da Aneel", diz Máximo. O Ceará conta com 100 contadores do tipo instalados em um plano piloto, sendo 64 em Fortaleza e 36 em Aquiraz. Outros projetos da Coelce e outras concessionárias elétricas, em eficiência, e pesquisa e desenvolvimento, foram divulgados na VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia do Setor Elétrico, em Fortaleza, até sexta-feira.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário