Medidor inteligente de energia entra em testes

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) homologou um medidor inteligente de energia desenvolvido pela EDP no Brasil com tecnologia nacional. Os equipamentos permitem que o consumidor acompanhe o consumo de sua residência em tempo real e que as informações possam ser direcionadas a centros de gerenciamento e controle.

Os medidores homologados serão o primeiro lote de um projeto piloto desenvolvido pela EDP no Brasil para o desenvolvimento de uma cidade energeticamente inteligente no Estado de São Paulo. No quarto trimestre deste ano, a cidade de Aparecida (SP) adotará, além da medição inteligente, a utilização de iluminação pública eficiente, a geração distribuída de energia com fontes renováveis, a mobilidade elétrica e ações de eficientização energética.

O medidor MD-1400, monofásico direto, foi projetado por meio do programa de pesquisa e desenvolvimento da EDP, em parceria com a empresa Ecil Informática. De acordo com a EDP, a linha de medidores inteligentes é complementada por uma solução de comunicação remota. O equipamento utiliza dois conceitos de rede — o HAN (Home Area Network) e o NAN (Neighborhood Area Network). A primeira será responsável pela comunicação direta entre equipamentos domésticos como ar condicionado, geladeiras e aquecedores. Já o segundo estabelece um mecanismo de gestão individualizado por consumidor. Segundo a EDP, os protótipos atendem os requisitos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte: Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário