Cemig implantará tecnologia LED na Ceasa Minas

Na segunda-feira, 7 de novembro, a Cemig assinou um convênio de cooperação técnica e financeira com as Centrais de Abastecimento S/A – Ceasa Minas para a substituição de todo o sistema atual de iluminação por lâmpadas de tecnologia LED. Realizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, o projeto foi viabilizado pela Efficientia, empresa do Grupo Cemig, que também atuará na gestão do novo sistema. Segundo o diretor comercial da Cemig, José Raimundo Dias Fonseca, dentre os benefícios previstos com a implantação do novo sistema estão a economia de energia e a redução dos custos de manutenção devido à maior vida útil dos LEDs em relação às lâmpadas atualmente utilizadas.

“Outro aspecto positivo é a adequação dos níveis de iluminação às normas vigentes, melhorando assim a qualidade para os usuários”, salienta. No total, serão substituídas cerca de 15 mil lâmpadas que proporcionarão uma economia de mais de 3.000 MWh por ano, além da retirada de 800 kW de demanda no horário de ponta.

O diretor comercial da Cemig, José Raimundo Dias Fonseca, explica que a economia representa 40% de redução no consumo do sistema de iluminação da Ceasa Minas e é equivalente ao consumo de 2.150 residências. “Além disso, sob o ponto de vista da sustentabilidade, o projeto permitirá que seja evitada a emissão de 600 toneladas de CO2 na atmosfera, por ano.”

Investimento - Para a implantação do projeto serão investidos R$ 6,1 milhões, que serão reembolsados pela Ceasa Minas à Cemig com base na economia de energia obtida. Os recursos contemplam a aquisição e instalação dos LEDs, além da destinação ecologicamente correta das lâmpadas atuais.

“O projeto reflete a política da Cemig de apoio a seus clientes no uso racional da energia, o compromisso com o desenvolvimento sustentável reforçando a manutenção da empresa no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, bem como a atuação da Efficientia na promoção da eficiência energética e disseminação de novas tecnologias”, destaca José Raimundo Dias Fonseca, diretor comercial da Cemig.

Fonte: SmartGrid News

Nenhum comentário:

Postar um comentário