Smart grid em Minas Gerais

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lança nesta terça-feira, 14 de fevereiro, em Sete Lagoas (MG), os projetos Cidades do Futuro e Conviver, que terão o objetivo de modernizar os sistemas de medição e levar informações às comunidades sobre o uso correto, seguro e regular da energia, respectivamente. Os projetos receberão investimentos de R$ 45 milhões até 2013.

O Cidades do Futuro implementará novos medidores e sistemas de telecomunicações em parte dos sistemas de medição, para que exista troca de dados entre os equipamentos em campo e sistemas computacionais. A partir disso, serão enviados e recebidos consumos de energia e alarmes irão indicar falta de fornecimento e outros problemas em tempo real.

O projeto Conviver irá conscientizar a população sobre a adequação do consumo à realidade financeira das famílias de baixo poder aquisitivo e deve atender cerca de 7.500 casas, com a substituição de 37.500 lâmpadas fluorescentes compactas, entre outros. Além disso, a previsão é que ligações elétricas sejam regularizadas e que haja orientação sobre os benefícios da tarifa social e isenção de ICMS.

A Cemig está implementando ainda uma usina experimental de geração solar fotovoltaica, que será a primeira conectada à rede de distribuição em Minas e a segunda a produzir energia solar em caráter comercial em todo o Brasil. O projeto está orçado em R$ 40 milhões.

Fonte: Energia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário