Veja como continuar economizando energia com o fim do horário de verão

O horário de verão terminou à meia-noite de sábado, 25 de fevereiro, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, o Distrito Federal e na Bahia. De acordo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durantes 133 dias a economia de energia elétrica chegou a R$ 160 milhões.

Mantendo a economia

De acordo com o gerente da CPFL, Mauro Forgerini, a economia da área da concessionária foi de 3% nos horários de pico de energia. Apesar do fim do horário, ele explicou que é possível continuar economizando com medidas simples no dia a dia, como, por exemplo, tirar sempre os aparelhos eletrônicos da tomada após o uso. “Também abrindo as janelas e aproveitando a iluminação natural, ficando atento às crianças que demoram no chuveiro, que deixam televisão ligada. Para passar roupa é preciso juntar uma quantidade razoável de peças, porque o ligar e desligar consome energia”, disse.

Adaptação do organismo

De acordo com o clínico geral José César Briganti, a transição do horário de verão pode impactar no organismo. “Isso pode perturbar o que chamamos de no ritmo circadiano, relacionado ao mecanismo de sono vigília. Respeitando que 1/3 de sono e 2/3 de vigília durante as 24 horas. Quando o organismo respeita isso fisiologicamente, sintetiza determinados hormônios em determinados horários. A síntese hormonal, que frequentemente começa às 3h, prepara o indivíduo para a vigília logo pela manhã. Com o fim do horário de verão, esse ciclo fica alterado e o indivíduo apresenta alguns sintomas como fadiga, insônia, sonolência diurna, mal estar gástrico, náusea e cefaleia”, disse.

No entanto, Briganti explicou que é possível se readaptar em cerca de 24 horas. “Bastando que o indivíduo respeite o ciclo cicardiano, fazendo refeições leves, respeitando o horário das refeições, expondo-se ao sol e evitando ter cochilos e dormir durante o dia. Procurar também conciliar o sono no horário normal que habitualmente faz”, destacou.

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário