Eficiência Energética fará parte do currículo do ensino técnico

São Paulo - A Secretaria de Energia assinou convênio com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Desenvolvimento no dia 21 de março (quarta-feira), às 17h30, no gabinete do secretário de Energia, Rua Bela Cintra, 847 – 10º andar, para a inclusão da disciplina Eficiência Energética nos cursos de ensino técnico. A iniciativa é uma parceria com a Elektro, empresa de distribuição de energia elétrica para o interior de São Paulo.

“Essa é a primeira parceria que o governo do Estado faz nessa área. A Secretaria de Energia vem conversando com outras empresas de concessão de energia elétrica de São Paulo e vamos levar esse projeto para o maior número possível de escolas e faculdades de tecnologia”, diz o secretário de Energia, José Aníbal.

A parceria com a Elektro contempla a inclusão da disciplina de Eficiência Energética a partir do segundo semestre deste ano nos cursos de Elétrica em oito escolas e duas faculdades técnicas nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Limeira, Rio Claro, Araras, Ilha Solteira, Itapeva e Tatuí. Para ministrar as aulas serão treinados 30 professores no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais.

Para a inclusão da matéria nos cursos do Centro Paula Souza foi necessária aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já que o dinheiro investido pela Elektro é proveniente de 0,5% da receita operacional líquida que as empresas são obrigadas a destinar para ações de eficiência energética.

“A iniciativa da Secretaria de Energia e da Elektro é uma ação institucional importante e queremos levá-la adiante para outras cidades e estados”, afirma Máximo Luiz Pompermayer, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética (SPE) da Aneel.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário