Portugal: Rede de lojas avança para iluminação LED e diminui custos de iluminação em 50%

A rede de supermercados Jerónimo Martins vai equipar todas as suas lojas com iluminação LED, de acordo com a Osram, empresa que está ajudando a empresa neste processo. O objetivo visa a redução, em 50%, dos custos de iluminação da empresa. “O grupo Jerónimo Martins será uma das primeiras empresas europeias de venda varejo a equipar todas as suas novas lojas com iluminação LED, o que irá levar a empresa a poupar 50% dos seus custos em iluminação no futuro", explica a Osram em comunicado.

A rede de lojas começou a utilizar os conceitos de luminárias da Arquiled – uma empresa portuguesa –, nas novas lojas, na Primavera de 2011. Por sua vez, os primeiros sistemas de iluminação LED foram instalados na loja Recheio, recentemente inaugurada em Torres Vedras. Este será o modelo de referência para as restantes lojas da cadeia. Ainda segundo o comunicado, segue-se agora a nova loja de Tavira, onde serão incorporados os produtos da Osram no seu “conceito especial de iluminação”.

Para além do interior da loja, as soluções de iluminação também serão incorporadas na iluminação exterior da área de estacionamentos e nas bombas de gasolina do grupo. A iluminação pública está equipada com sensores de luz que adaptam o seu brilho conforme as situações de mudança. Assim, a combinação de gestão inteligente de luz com o baixo consumo de energia dos LEDs diminuem os custos de energia. "As propriedades técnicas da tecnologia LED ajudarão a alcançar uma economia considerável no consumo de energia e oferecem ainda inúmeras vantagens em termos de instalação e manutenção. Isso significa que se podem poupar três recursos diferentes: energia, tempo e dinheiro”, disse António Sousa, da OSRAM Opto Semiconductors Portugal.

Fonte: Green Savers

Nenhum comentário:

Postar um comentário