Dicas úteis CEMIG

Minas Gerais - Instruções para correta instalação do padrão de energia.

Siga as instruções para que seu padrão de energia seja aprovado na primeira vistoria, evitando despesas adicionais e atraso na ligação.

Cuidados a serem tomados para garantir a aprovação do seu padrão de energia elétrica.

1- O cano (poste/pontalete) usado para instalação do padrão deve ter um furo se 13 milímetros de diâmetro localizado a 1,5 metros da base.

2- O cano (poste/pontalete) tem que estar em perfeito estado de conservação, sem trincas, erosões, dobras, não podendo ter nenhuma emenda. Ele deve estar visível em toda sua extensão, devendo ao menos uma parte da sua área lateral estar descoberta para inspeção visual.

3- É necessário haver o condutor de proteção. Este condutor é verde ou verde e amarelo e deve ser levado até a caixa de passagem ou quadro de distribuição interno (padrões coletivos).

4- As caixas de medição dos padrões coletivos devem ser identificadas, tanto na parte exterior como interior.

5- O condutor utilizado para o aterramento deve ser de cobre, nu, rígido e ficar exposto até a última haste de aterramento.

6- Para realização de inspeções nas hastes de aterramento, é preciso caixas (250X250X500mm) com tampa de concreto ou aço.

7- O disjuntor utilizado na caixa de medição deve ser dimensionado de acordo com a relação de carga utilizada.

8- Os condutores dentro da caixa de medição devem ter sobras no comprimento para que sejam efetuadas as ligações dos medidores.

9- Use sempre equipamentos de segurança adequados para a atividade.

10- Contrate sempre um eletricista padronista especializado de sua confiança.

Não esqueça de deixar o local aberto ou um responsável  para atender o empregado da Cemig.

Além do endereço, forneça também  uma referência que facilite a localização do padrão.

As anormalidades listadas são as mais comuns, entretanto, diversas outras podem ocorrer. Para garantir que o seu padrão não venha ser reprovado é necessário que você consulte as normas ND-5.1, ND-5.2 e o Manual do Consumidor.

Fonte: Cemig – informativo Bom Condutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário