Dicas: Lâmpadas

As lâmpadas mais utilizadas são as Incandescentes e as fluorescentes, com desempenho e eficiência diferentes que dependem do tipo e da aplicação.

O tipo de lâmpada mais econômica é a que consegue emitir mais luz com menos consumo de energia elétrica. Por exemplo, a lâmpada incandescente é menos eficiente porque produz mais calor do que luz.

A potência de iluminação é medida por uma unidade chamada de lúmen e representa a quantidade de luz emitida por uma lâmpada.

Já a potência elétrica, em watt, é aquela que a lâmpada "puxa" da rede para a produção da luz.

O rendimento luminoso de uma lâmpada é a relação entre a quantidade de luz produzida (lúmen) pela quantidade de potência que a mesma "puxa" da rede.

No supermercado quando você for comprar lâmpada compacta procure a informação na embalagem - a quantidade de lúmens produzida e a potência em watt. Exemplo: Uma lâmpada compacta de 20 watts, em 127 Volts, produz 1.200 lúmens.

O rendimento luminoso é obtido da seguinte forma: divida os 1200 lúmens por 20 watts. O resultado será de 60 lúmens/watt.

Comparando a lâmpada compacta de 20 W com uma incandescente de 100 W, que também produz cerca de 1200 lúmens, pode-se concluir que a primeira gasta cinco vezes menos energia que a segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário