Inscrições abertas para o Prêmio Furnas Ouro Azul 2012

Há mais de 10 anos, o Prêmio Furnas Ouro Azul, uma iniciativa dos Diários Associados, patrocinado pela Eletrobras Furnas, valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos. O prêmio surgiu muito antes da palavra sustentabilidade alcançar tamanha dimensão e a preocupação com a preservação da água ser tão latente na sociedade.

Reconhecido nacionalmente como vitrine para expor projetos que tenham como princípio o uso inteligente das águas, o Prêmio incentiva a união, o diálogo e a participação de empresas públicas e privadas; de entidades e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento das comunidades; além de universitários em formação, pós-graduandos, mestres e doutores.

O Ouro Azul também incentiva e valoriza a participação de crianças de 5 a 10 anos; que podem inscrever desenhos e textos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes a respeito da preservação dos recursos hídricos e dos recursos naturais.

Em uma década de realização, foram inscritos quase 2000 trabalhos em 7 categorias, destacando-se a participação de empresas e instituições como Usiminas (2004), Embrapa (2005), Projeto Manuelzão (2005), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (2006), ONG Mão na Terra (2007), ONG Verde Novo Rio das Velhas (2008), Mercedes-Benz do Brasil (2009), Emater/Ruralminas (2010), Vale (2011), etc.

Na última edição o Prêmio Furnas Ouro Azul alcançou um número recorde de participação,  com 756 trabalhos inscritos. Mais de 50 municípios de Minas Gerais já enviaram projetos para o Prêmio Furnas Ouro Azul, mostrando que todos se preocupam e preservam a água em diferentes regiões.

Muitas novidades na 11ª edição

Em 2012, além de projetos que promovem a utilização racional dos recursos hídricos, também poderão participar projetos na área de racionalização de recursos naturais e combate a desperdícios de energia elétrica.

Foi criada a nova categoria  'Destaque 10 anos', que vai premiar ações vencedoras nas edições anteriores do Prêmio Furnas Ouro Azul e que continuam em execução. Os projetos dessa categoria serão avaliados levando-se em conta o  aperfeiçoamento de processos e seus resultados, e a melhoria contínua do desempenho ambiental.

O objetivo é fazer um balanço do prêmio e mostrar a sua importância para incentivar e valorizar ações que garantem a preservação do meio ambiente.

As inscrições começam no dia 15 de outubro e vão até 16 de novembro, pelo site www.ouroazul.com.br.

Fonte: CREA-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário