Temporada de calor aumenta risco de sobrecarga nacional

Na temporada de calor do verão brasileiro quando a demanda por refrigeração de alimentos e de ambientes aumenta, existem formas de evitar que a conta de luz também dê um salto. O repórter Paulo Renato Soares, mostra algumas delas e também o perigo de uma sobrecarga na rede elétrica. Usar benjamins e filtro de linhas constantemente é correr risco duas vezes. Primeiro porque essa sobrecarga em uma tomada pode gerar curto circuito e até incêndios. Depois o risco é para bolso, fios superaquecidos geram mais consumo de energia.

Segundo Luiz Antônio Consenza, engenheiro do CREA, as pessoas não tinham tomada para ligar todos esses aparelhos novos que foram surgindo ao longo dos anos. “A carga aumentou e as pessoas compram os aparelhos sem saber se podem ligar naquela tomada ou não.”

A solução definitiva seria iniciar uma obra e abrir tomadas pela casa. Se não der agora o conselho de quem entende do assunto é desligar da tomada aparelhos de pouco uso e trocar os indispensáveis por modelos mais econômicos, gestos simples também ajudam. No caso do chuveiro elétrico, só em mudar a chave de inverno pra verão gera uma economia de 180 reais por ano. E ao trocar oito lâmpadas incandescentes por fluorescentes, o gasto fica 259 reais menor no ano.

O engenheiro eletricista da Eletrobras, Rafael David alerta: “Se seguirmos todas essas dicas, podemos ter uma economia anual de mais de 600 reais ou até 30% na conta de luz”.

Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário