Cemig realiza mudanças na conta de luz para facilitar compreensão dos clientes

A partir desta quinta-feira (6), a Companhia Energética de Minas Gerais  (Cemig) vai enviar a seus consumidores as primeiras contas com as bandeiras tarifárias. A medida pretende facilitar a compreensão dos clientes sobre o custo da energia no mês. Os testes para aplicação das bandeiras tarifárias serão realizados até dezembro.

Com a mudança, serão divulgados, a cada mês, as bandeiras que estarão em vigor. As cores das bandeiras são verde, amarela e vermelha.

- Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo e parte de um patamar mais baixo que a tarifa calculada pela metodologia atual.

- Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

- Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.

Para o gerente de Planejamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig, Sergio Mourthé, esse processo vai dar mais transparência aos consumidores que vão compreender melhor a tarifação das contas de energia. “Fica mais justo e mais claro para o consumidor que vai passar a conhecer melhor a sua conta de energia. As bandeiras não representam um acréscimo, mas uma sinalização mais clara para o consumidor,  especialmente no caso da utilização das térmicas, que são as energias mais caras”, afirma Sergio Mourthé.

Nas próximas contas, o consumidor vai ter uma mensagem, que fica no campo de valores cobrados, sobre o que são as bandeiras e qual a cor está vigente naquele mês.

O que muda

Antes da aplicação das bandeiras tarifárias, o consumidor já pagava os acréscimos na conta, principalmente devido à utilização das térmicas. O que muda, efetivamente, é a forma como esse acréscimo será destacado na fatura. Antigamente, o consumidor não tinha nenhuma informação sobre essa cobrança e, dessa forma, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende dar uma sinalização aos clientes de todas as concessionárias sobre as condições  de geração do setor elétrico brasileiro.

Fonte: www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário