Você conhece o LEED?

O LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (“Liderança em Energia e Design Ambiental”) é uma certificação internacional para construções, que tem como objetivo incentivar os projetos, obras e operações das construções a atuarem com foco na sustentabilidade.

Utilizada em mais de 140 países, essa certificação proporciona grandes benefícios, como: diminuição de custos da operação, redução do consumo de água e energia, valorização do imóvel, modernização da edificação, conscientização de trabalhadores e usuários, incentivo a fornecedores, aumento do bem estar, uso racional de recursos, entre outros.

A LEED está dividida em oito grupos: Novas Construções e Grandes Reformas, Construções Existentes – Operação e Manutenção, Interiores Comerciais, Envoltória e Estrutura Principal, Lojas de Varejo, Escolas, Desenvolvimento de Bairros, e Hospitais. Cada uma dessas categorias conta com critérios próprios para atender de forma flexível os diferentes tipos de construções e negócios que desejam se certificar.

Ao todo, serão avaliados aspectos relacionados aos sete critérios: Espaço Sustentável; Eficiência do Uso da Água, que busca o uso racional e redução do consumo de água; Energia e Atmosfera, que procura a redução do consumo de energia; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Inovação e Processos; e Créditos de Prioridade Regional, que trata de questões ambientais, sociais e econômicas definidas como prioridade por cada país.

Diversas características relacionadas aos critérios são avaliadas, como por exemplo: redução do uso de carros durante a construção, utilização de janelas que facilitam a iluminação natural, uso de águas pluviais e reaproveitamento de água, coleta seletiva, utilização de materiais de baixo impacto ambiental, redução do consumo de energia, tratamento de efluentes, entre outras.

Durante a avaliação, o sistema atribui pontos de acordo com as características do empreendimento, e ao término da construção, é determinado qual o nível de certificação: Silver, Gold ou Platinum.

A Zeppini Ecoflex disponibiliza diversos equipamentos que, além de proporcionarem proteção ambiental através do tratamento adequado de efluentes e economia com o reuso de água, também ajudam na obtenção pontos para a conquista do Certificado Internacional LEED. Entre essas soluções, estão: a Estação de Tratamento de Esgotos; o Oil-less, sistema separador de água e óleo; o Biorreator, sistema Fossa séptica + Filtro Anaeróbio; o Sistema Pluvi, para aproveitamento de águas pluviais; entre outros.

Além de equipamentos que auxiliam a obtenção da certificação LEED, a Zeppini Ecoflex também conta com profissionais treinados para oferecer suporte e auxílio aos clientes sobre os aspectos necessários para obtenção da certificação LEED.

Fonte: Zeppini

Nenhum comentário:

Postar um comentário