O perigo que vem de cima


Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior incidência de descargas atmosféricas. Com a aproximação do período de chuvas, também cresce a preocupação com a incidência dos raios.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Defesa Civil aponta que, nos últimos dez anos, 97 pessoas morreram vítimas das descargas elétricas no estado.

Anualmente, mais de um milhão de raios caem sobre Minas. As regiões Sul e a Zona da Mata são as mais atingidas pelas descargas.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, a incidência dos raios é maior nos pontos mais altos e em terrenos planos, exigindo um cuidado extra da população.

“Quando você está trabalhando na agricultura. Se você trabalha num dia chuvoso, em geral o terreno é plano e em geral você é o ponto mais alto daquela área. Então, nessa situação você está se expondo ao perigo, você é o ponto de menor resistência entre a nuvem e o solo”, explicou Arthur Chaves.

O mais prudente, segundo o meteorologista, é abandonar imediatamente as atividades e procurar um local adequado para se abrigar. “Pensando em Minas Gerais, o Sul e a Zona da Mata são as regiões onde mais ocorrem raios, devido a sua proximidade com o oceano, sua topografia. Então, nestas regiões e também no Triângulo Mineiro, é interessante que, quando ocorrer uma tempestade, você pare sua atividade agrícola. Se estiver jogando bola em um campo de várzea, um campo do interior, você pare de jogar”, disse.

Entre os locais seguros para se proteger de uma tempestade, os carros são os mais indicados. “O carro e abrigos, como residências, armazéns, etc. O carro está em cima de pneus, de borracha, o que faz com que o carro fique isolado do solo. Quando o raio cai no carro ou nas proximidades, as pessoas que estão dentro do carro não serão atingidas, porque estão isoladas do ambiente. Então, realmente é um lugar adequando”, concluiu o meteorologista da Cemig, em entrevista à Rede Itatiaia de Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário