Cemig orienta sobre enfeites luminosos para o Natal

Com a chegada do Natal, residências, lojas e ruas já recebem decoração especial. Baseado nisso a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para a utilização de enfeites luminosos que, se instalados incorretamente podem oferecer riscos à segurança das pessoas.
De acordo com o gerente comercial da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Uberaba, Hudson Elvis Ferreira, nesta época do ano, residências, lojas e ruas recebem decoração especial.
Ferreira explica que para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. “Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental. Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes no caso de instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada”, argumenta.
Hudson lembra que, para maior segurança, contratar o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada evita acidentes. “A Cemig recomenda a aquisição apenas de enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois são submetidos a testes que garantem a segurança. Os organizadores dos eventos também precisam ficar atentos com as ligações provisórias, pois somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar esse serviço”, pontuou.
Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário