Ministério do Meio Ambiente e Abesco oferecem curso gratuito sobre etiquetagem energética de edificações

A partir de 2020 todos os edifícios públicos federais, inclusive os alugados, deverão ter o selo do Procel, a etiqueta PBE Edifica. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao todo são 28 mil empreendimentos que deverão ter no mínimo classificação B (ranking de consumo de energia, sendo a etiqueta A mais eficiente e a E menos eficiente). Justamente por isso, o MMA, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) e com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), promove o curso gratuito sobre etiquetagem de eficiência energética. A oficina é voltada aos especialistas do setor privado e será realizada no dia 12 de maio das 14h30 às 18h30 no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Rua Dona Veridiana, 55 - Santa Cecília São Paulo/SP).
"Esse é um mercado muito amplo e precisa estar preparado para o aumento da demanda, por isso esse curso de capacitação é tão importante. Os participantes terão a oportunidade de conhecer todos os requisitos necessários para solicitar e obter a PBE Edifica. Sem contar que esse é mais um passo em direção à segurança energética do nosso País, hoje as edificações são responsáveis por consumir 50% da energia disponível no Brasil", explica o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar.
O curso tem duração de quatro horas e tem como conteúdo programático o histórico do processo; a introdução e contextualização da etiquetagem e eficiência energética; a legislação e os impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras; os cálculos das etiquetas com o uso da ferramenta webprescritivo; exemplos de análise de custo benefício, além de exercício prático para o cálculo da etiqueta.

Serviço: Curso sobre Etiquetagem Energética de Edificações segundo o PBE Edifica
Data: 12 de maio
Horário: 14h30 às 18h30
Local: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Dona Veridiana, 55 - Santa Cecília São Paulo/SP
Inscrições: eemudancadoclima@mma.gov.br ou (61) 2028-2280/ 2245/ 2598
*Os participantes deverão levar notebook
*Com informações da assessoria de imprensa da Abesco
Fonte: Procel Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário