Informativo ELAT

Mortes por raios no Brasil e nos Estados Unidos em 2014
Dados recentes, divulgados pelo "National Weather Service", apontam 26 mortes por raios em 2014 nos Estados Unidos. No Brasil, em 2014 houve 97 mortes. Considerando a população de cada país, tem-se 0,1 mortes por milhão de habitantes nos Estados Unidos e 0,5 mortes por milhão de habitantes no Brasil. O número 5 vezes maior de mortes no Brasil por habitante em relação aos Estados Unidos não se deve ao maior número de raios em nosso país, que é apenas 1,4 vezes maior que o número de raios nos Estados Unidos. Causas sociais e econômicas explicam a diferença.
 
Filme do ELAT sobre raios está à venda em DVD na livraria Saraiva
O filme "Fragmentos de Paixão", realizado pelo ELAT sobre os raios na história do Brasil, está a venda em DVD no site da livraria Saraiva.
 
Estudante do ELAT ganha prêmio em conferência no Japão
O estudante de doutorado do ELAT Leandro Zanella S. Campos ganhou o prêmio de melhor trabalho de um estudante na 9th Conferência Internacional sobre raios da Ásia (APL2015), realizada em Nagoya, Japão. O trabalho intitulado "An algorithm for identifying ground strike points from return stroke data provided by Lightning Location Systems" foi feito em parceria com a Universidade de Washington
 
Raios causam incêndios no norte da Califórnia
Cerca de 800 raios causaram 36 incêndios, durante um período de 24 noras no norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. No Brasil, não existem estatísticas precisas sobre o número de incêndios causados por raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário