Fwd: Uma iluminação pública com energia renovável

Rio Grande do Sul - Você já imaginou a iluminação pública de sua cidade alimentada permanentemente por energia limpa? Essa possibilidade passou a existir após a Prefeitura lançar, no início do mês, edital que abre inscrições para interessados em gerar e distribuir energia solar, eólica ou híbrida para ser conectada à rede de iluminação do município.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos de Canoas, Flávio Pradié, o objetivo é colocar em teste projetos da tecnologia existentes, bem como incentivar e dar visibilidade a iniciativas que inovam na sustentabilidade. "Estamos fazendo esse chamamento por meio de edital para avaliar e ver o potencial da energia limpa em Canoas", afirma Pradié. Ele ressalta que o município busca fontes alternativas de energia renováveis para driblar a crise energética que assola o País. "O aproveitamento da energia solar pode garantir a eficiência energética da iluminação pública, além de contribuir para reduzir os custos de energia e melhorar a qualidade ambiental da cidade", afirma o secretário, lembrando que já existem duas empresas chinesas interessadas na implantação de energia renovável em Canoas.
"Os testes serão gratuitos e as propostas não terão custo nenhum para a Prefeitura. Vamos aguardar os demais interessados para realizarmos os testes, que terão a duração de seis meses e serão avaliados e monitorados por uma comissão de eletricistas", revela.

Outras alternativas de energia renovável
Conforme ainda o secretário municipal de Serviços Urbanos, Flávio Pradié, a Prefeitura também avalia outras alternativas de energia renovável. Ele lembra que já estão em testes no parque de iluminação pública de Canoas, as lâmpadas de indução magnética LDV.
Segundo ele, a nova tecnologia tem apresentado bons resultados. "A lâmpada de indução se caracteriza por não ter filamento e, consequentemente, possuir uma longa vida, geralmente especificada acima de 50.000 horas, chegando a 100.000 horas. Nos testes chegamos a 50% de economia e 35% de maior luminosidade", afirma Pradié, que ressalta que a Prefeitura está fazendo avaliações em 14 postes próximo ao viaduto da BR-116.
"Também vamos testar lâmpadas de LED que têm maior durabilidade que as convencionais, são mais eficientes e não produzem calor", revela o secretário, lembrando que Canoas tem cerca de 29 mil pontos de iluminação pública.
"A ideia é aproveitar essas tecnologias novas, ambientalmente adequada e economicamente viáveis", salienta.

Tendência para o futuro
"As fontes alternativas de energia renováveis, as chamadas energias limpas são uma tendência para o futuro próximo. Elas têm sido muito procuradas em razão do investimento de menor custo e do baixo impacto ambiental", afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Ulbra, professor Renato Ely Castro, ressaltando que as energias limpas são tecnologias pesquisadas por oferecer a possibilidade de se conseguir mais eficiência energética.
Ele lembra, ainda, que a energia solar é a mais interessante para ser conectada à iluminação pública. "É uma energia sustentável capaz de abastecer uma cidade. Não afeta em nada o meio ambiente, é 100% renovável e não poluidora", ressalta Renato Ely, lembrando que a fonte ainda não foi difundida em larga escala no Brasil. "Existem municípios que estão implantando o projeto-piloto", revela o professor.
Castro destaca que a implantação de energia limpa para a iluminação pública de Canoas é uma iniciativa louvável. "Com ela o município poderá ter as vantagens de uma autonomia energética, podendo reduzir a dependência de outras formas de energia", enfatiza.

O que é
Energia limpa é aquela que não libera resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global durante seu processo de produção ou consumo. Também são as fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos.

Os tipos de iluminação
A SOLAR - A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água.
A EÓLICA - O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica.
A HÍBRIDA - Consiste de duas ou mais fontes de energia renováveis utilizadas em conjunto para proporcionar uma maior eficiência no sistema, bem como um maior equilíbrio no fornecimento de energia.
Fonte: Diário de Canoas (imagem ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário