Cemig alerta sobre medidas de segurança durante tempestades

Com a chegada do período chuvoso, aumenta o número de ocorrências
provocadas, principalmente, por descargas atmosféricas (raios),
objetos e galhos de árvores que caem sobre a rede de energia, e, em
alguns casos, podem provocar o rompimento de fios e cabos, desligando
o sistema elétrico.
Para evitar danos à rede elétrica e riscos à segurança de terceiros, a
Companhia Energética de Minas Gerais recomenda à população que reforce
a fixação de calhas, coberturas de caixa d'água, telhas, lonas de
construção e outros materiais, minimizando os prejuízos causados pela
força dos ventos.
A Cemig alerta para outras medidas importantes para prevenir acidentes
com a rede elétrica neste período:
- Se observar um cabo partido, isole o local e não se aproxime em
hipótese alguma; Avise imediatamente a Cemig pelo telefone 116 e não
toque nos fios;
- Em dias de chuva, evite pisar nas poças se houver algum fio
desencapado por perto. O asfalto serve como isolante, mas a fiação
elétrica entra em curto se tiver contato com a água. Se estiver em um
veículo e, num acidente, bater em um poste, você estará protegido
dentro do carro, já que os pneus servem como isolante. Contudo, ao
descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura. O carro é
metálico, e se você mantiver um pé dentro e outro fora, seu corpo será
condutor de energia;
- Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com
fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia
foi desligada;
- Não atire objetos em direção à rede elétrica, pois isso poderá
causar curto-circuito e rompimento de cabos.
Para comunicar sobre falta de energia via celular, o consumidor pode
enviar mensagens de texto (SMS) para o número 29810. O serviço é
gratuito. Para utilizar o serviço do Cemig Torpedo, basta digitar luz
e o CPF do titular da conta de energia.
A Cemig também oferece um novo canal de atendimento para os clientes
via Facebook: Cemig - Autoatendimento. Por meio do aplicativo para
smartphones (Android e IOS), o cliente também pode informar falta de
energia e solicitar diversos serviços.
Fonte: Cemig Imprensa Sul (foto ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário