Confira 10 Dicas para reduzir o consumo de energia do ar condicionado

Com a chegada da primavera e do verão, as temperaturas aumentam consideravelmente. As estações mais quentes do ano, o uso do ar condicionado é intensificado gradativamente, elevando também os gastos ao final do mês. Para que você possa usufruir dos benefícios do aparelho de refrigeração e ainda sim conseguir reduzir a conta de energia elétrica, separamos aqui dicas de como diminuir o consumo de energia do ar-condicionado.
Fechar a torneira para não gastar água mais que o necessário, tomar banho gelado no verão, evitar o abre e fecha da porta da geladeira são algumas das atitudes que conhecemos para que o gasto energético seja reduzido. Tão fáceis quanto essas medidas, você poderá conhecer aqui as dicas para reduzir o consumo de energia especifico do ar-condicionado.

Confira as 10 Dicas para reduzir o consumo de energia do ar-condicionado
1 - Opte pelos aparelhos que contenham o selo Procel de Economia de Energia, esta é uma ferramenta que permite ao consumidor conhecer quais são os ares-condicionados mais eficientes e que consomem menos energia.
2 - Opte pelos modelos que ofereçam recursos de programação, tal como o timer, assim você poderá deixar o aparelho ligado durante a noite, por exemplo, tendo a certeza que ele desligará sem que você precise acordar. Tal função também é importante para que você programe o tempo de uso do ar, evitando que ele continue em funcionamento quando não for necessário. Para os usuários mais esquecidos, a programação é um ótimo auxílio.
3 - Mesmo com o timer, crie o hábito de desligar o aparelho sempre que você precisar se ausentar do ambiente por tempo prolongado.
4 - Não obstrua as laterais e o fundo do equipamento de janela, já que tal fechamento poderá dificultar a troca térmica do gás com o ar, levando ao aumento da pressão interna no sistema e reduzindo a eficiência do equipamento. Assim, você acabará aumentando o consumo de energia do ar-condicionado.
5 - Faça a instalação da unidade externa em local com boa circulação de ar. Ou seja, instale a condensadora em ambientes que favoreçam o uso do equipamento.
6 - A parte externa também deve ser protegida da incidência do sol, sem que haja o bloqueamento das grades de ventilação.
7 - Regule o termostato adequadamente e não force o seu ar-condicionado ao aumento do consumo de energia. Mantenha os ambientes na temperatura entre 22°C e 25°C, evitando exageros.
8 - Conserve os filtros limpos, já que a sujeira impede a circulação livre do ar e força o aparelho a trabalhar mais.
9 - Deixe as portas e janelas bem fechadas, já que a entrada e saída de ar do ambiente externo prejudica a eficiência do ar-condicionado e leva ao aumento do consumo de energia.
10 - E, por último, mas não menos importante: Escolha o tamanho ideal para o espaço a ser refrigerado. Antes de tudo, calcule a potência adequada para a dimensão do ambiente e para a intensidade do fluxo de pessoas.
Extra: recurso inverter
O ar-condicionado será utilizado por longos períodos e você precisa reduzir o consumo de energia? Opte pelos aparelhos que contenham a tecnologia inverter, recurso que oferece maior eficiência, fazendo com o que o compressor trabalhe de acordo com a necessidade do ambiente.
Extra: Projeto da casa
Ao reformar a sua casa ou o ambiente em que será instalado o equipamento, utilize soluções inteligentes, como projetar o espaço para que este utilize o máximo de luz natural, usufruir das paredes claras e com isolamento térmico, adequar a ventilação local, obter circuitos elétricos dimensionados adequadamente e usufruir de todas as formas de reduzir o consumo de energia, tanto do ar-condicionado, quanto de todo o espaço em que o equipamento será instalado.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário