Chuveiro Inteligente

Após invenção, rondonense pretende patentear chuveiro inteligente

Santa Catarina - Depois de 16 meses de dedicação exclusiva, o engenheiro rondonense Gelson Onir Pasetti pode começar a colher os frutos de sua criação. Isso porque o engenheiro de controle de automação e mestre em Engenharia de automação e sistemas, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, planejou e inventou um chuveiro híbrido inteligente que possibilita a economia de até 78% de energia elétrica, além de reduzir três litros de água por banho; em termos financeiros, a economia média seria de R$ 531 por ano em uma família de quatro pessoas.
Em tempos de pouca chuva e da conta de energia elétrica elevada, o projeto apresentado como tese de dissertação de mestrado em 2014 vem a calhar e muito à realidade das famílias brasileiras. A invenção do rondonense se tornou com mérito notícia na UFSC e em veículos de comunicação de Santa Catarina por ser algo inovador e que atende aos requisitos de preservação do meio ambiente, incentivando os cuidados no consumo de água, bem como a eficiência energética.
Pasetti atualmente verifica a possibilidade de desenvolver a patente do chuveiro híbrido. Para isso se concretizar, o rondonense precisa que alguma empresa que trabalha no ramo de aquecimento de água demonstre interesse em comercializar a ideia. "Espero que daqui algum tempo este produto esteja disponível no comércio", comenta.

PROTÓTIPO
O desenvolvimento do protótipo consumiu investimentos de cerca de R$ 5 mil, valor que pode ser considerado razoável ao analisar os inúmeros benefícios. "Para montá-lo tive o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC", contou Pasetti à reportagem de O Presente.
Fonte: O Presente Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário