Aparelho transforma barulho em energia limpa

Na zona norte de São Paulo, três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Gildo Marçal Bezerra Brandão, inventaram um equipamento que converte energia sonora em eletricidade. O Transdutor de energia sonora para energia elétrica usa um microfone que capta os sons e um circuito eletrônico os transforma em tensão elétrica armazenada em baterias.
A engenhoca tem um sistema formado por pré-amplificadores e amplificadores para captar a energia sonora do ambiente. O equipamento consegue gerar eletricidade suficiente para carregar a bateria de um telefone celular. Segundo os inventores é possível fornecer energia limpa para equipamentos eletrônicos, como televisores e rádio, e para a iluminação pública.
A ideia é adaptar o Transdutor para que ele seja utilizado em locais com muito barulho como estádios de futebol e ruas movimentadas, gerando eletricidade para utilização no próprio local. O projeto foi selecionado entre 1.085 trabalhos inscritos na Feteps e será exposto nos dias 21, 22 e 23 de outubro, juntamente com outros 202 projetos de Etecs, Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e instituições de diferentes estados e países.
Fonte: www.ambienteenergia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário