Abilux oferece dicas de como trocar as lâmpadas tubulares pelas tubulares LED

Há no mercado inúmeros sistemas de substituição de lâmpadas fluorescentes tubulares por tubulares LED, como a substituição direta aproveitando o reator existente com conexão elétrica em ambas as extremidades. Outra forma é a troca por LED tubulares e conexão elétrica em ambas as extremidades, utilizando controladores de luz (drivers) externos ou internos, e ainda troca com lâmpadas LED tubulares e conexão em uma extremidade, utilizando controladores de luz (drivers) externos ou internos. A presença de diferentes sistemas tem causado problemas no setor e o objetivo de uma orientação é convergir para um único sistema, reduzindo os problemas e seguir o que muitos países adotaram.
Há vantagens e desvantagens nos vários sistemas. Entre as desvantagens: o sistema de substituição direta pode ser inapropriado ou menos apropriado e antieconômico, pois, utiliza um equipamento auxiliar desenvolvido para outro tipo de lâmpada e o sistema com conexão elétrica nas duas extremidades oferece maior risco de choque elétrico e maior custo na luminária. O sistema com conexão elétrica em uma extremidade oferece como vantagens: menor risco de choque, facilita a conexão elétrica, reduz o seu custo, aproveita os porta-lâmpadas existentes e possibilita futuro barateamento do porta-lâmpadas.

A Abilux recomenda que:
- Haja uma convergência gradativa para as lâmpadas LED tubulares com conexão elétrica para apenas uma das extremidades por fabricantes, importadores e mercado.
- Textos e esquemas de ligação devem ser claros e didáticos nos sites, documentações, embalagens ou mesmo nas lâmpadas.
- Utilizar porta lâmpadas de qualidade.
- No caso de controladores de luz (drivers) externos deve se verificar sua compatibilidade com as lâmpadas e com os drivers.
- As luminárias devem indicar o lado no qual o porta lâmpada recebe energia. O sistema ideal é também quando a lâmpada LED tubular é compatível com o sistema óptico da luminária.
Fonte: Jornal da Instalação

Nenhum comentário:

Postar um comentário