Lâmpadas de LED em ruas centrais de Curitiba vão reduzir consumo de energia

Paraná - Economia próxima de 45% no consumo de energia elétrica na rede de iluminação pública nas ruas Marechal Deodoro, Emiliano Perneta e Dr. Pedrosa. Este é o percentual que a Prefeitura de Curitiba pretende alcançar com a implantação de lâmpadas LED e pelo sistema de telemetria nestes três locais específicos da cidade. As ruas foram escolhidas pelo Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras Públicas pela necessidade de melhorar a iluminação na área, pela importância dessas vias para o trânsito e para o grande número de circulação de pessoas.
"Realizamos um projeto luminotécnico para essas três ruas visando melhorar a eficiência energética. Como consequência, vamos ter uma grande redução no consumo e nos gastos com energia elétrica. A luminosidade nestes locais foi melhorada pelo uso do LED. Quem passar por lá vai notar a diferença", adiantou o diretor do departamento, Fabio Ribeiro de Camargo.
Dentre as vias escolhidas para a implantação desse projeto, a Rua Dr. Pedrosa já foi finalizada com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio (laranja) por lâmpadas LED (branca) em 30 postes. Na Avenida Marechal Deodoro está em execução a substituição em 84 postes que possuem extensão para calçadas, entre as ruas Mariano Torres e Desembargador Westphalen. Na sequência será feita a troca na Rua Emiliano Perneta (44 postes).
De acordo com o engenheiro Marcos Padovani, os 158 postes de iluminação existentes nas três vias estão sendo mantidos, porém com a implantação de lâmpadas LED e monitoramento por telemetria vão baixar bastante o consumo médio de energia. "O consumo mensal nesses pontos com lâmpadas de vapor de sódio é de 49,3 kWh. Com as lâmpadas LED, vai baixar para 26,46 kWh. Uma grande economia", explica Padovani.
"O uso do LED nesse tipo de projeto em particular é recomendável porque tal tecnologia permite melhor distribuição do fluxo luminoso das lâmpadas", complementa Camargo.
Entre outras áreas beneficiadas com ações de eficiência energética estão o Parque São Lourenço, que já possui sistema inteligente de iluminação; a Linha Verde, no trecho entre o viaduto da Marechal Floriano e viaduto da Br-277, em processo licitatório; e os Parques Azul e Tingui, em que as intervenções estão sendo iniciadas.
A melhoria na eficiência energética na planta de iluminação pública da cidade faz parte do Plano de Iluminação lançado em 2015 pelo prefeito Gustavo Fruet e que permanece em execução.
Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário