Vai comprar um eletrodoméstico? Saiba como ler as etiquetas de eficiência energética

Se você está pensando em trocar seus eletrodomésticos antigos, ou está se mudando e vai precisar comprar novos aparelhos, não custa nada prestar atenção nas certificações de eficiência energética Selo Procel e Etiqueta do Inmetro.
Consumidores podem confundir os dois certificados, mas há uma diferença importante: a etiqueta do Inmetro avalia o nível de eficiência energética dos equipamentos e os classifica por categorias. Os aparelhos são classificados de A até E ou G, sendo A os mais eficientes, e E ou G os menos eficientes.
Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, só mudando as características técnicas de cada produto. Além da eficiência energética indicada pelas letras, a etiqueta também traz uma estimativa da quantidade de kWh consumidos no mês por aquele aparelho.
Já o Selo Procel identifica os equipamentos e eletrodomésticos energeticamente mais eficientes dentro da sua categoria. Para ganhar o selo, os fabricantes têm de atender a critérios técnicos exigidos pelo Procel. Para isso, são estabelecidos índices de consumo e desempenho para cada categoria de eletrodoméstico. Isso significa, por exemplo, que geladeiras são comparadas com geladeiras?
Cada equipamento candidato ao Selo é submetido a ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras e somente produtos que atingem esses índices são contemplados com o Selo Procel. A adesão dos fabricantes não é obrigatória. Antes de comprar um aparelho, você pode conferir a tabela com todos os equipamentos que têm o selo Procel no site www.procelinfo.com.br.
Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário