Nova edição de caderno sobre geração distribuída é lançado pela Aneel

Distrito Federal - A segunda edição do caderno temático "Micro e Minigeração Distribuída" está disponível no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A publicação trata em especial do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, bem como traz informações complementares sobre os mecanismos necessários para consumidores interessados em gerar eletricidade, para uso próprio, a partir de fontes renováveis (como eólica ou solar). A cartilha pode ser acessada pelo link.

Elaborada pela Aneel, a publicação elenca em seu sumário o histórico da regulamentação de geração distribuída e traz informações sobre as características de micro e minigeração distribuída. O caderno ainda aborda, de forma detalhada, o sistema de compensação de energia elétrica, que foi criado em 2012 e possibilita que o consumidor brasileiro gere sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e, inclusive, possa fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.

A geração distribuída é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente, com base eólica ou solar, ou mesmo utilizando combustíveis fósseis, localizados próximos aos centros de consumo de energia.

Os Cadernos Temáticos ANEEL são publicações de natureza técnica e buscam traduzir em linguagem mais acessível à população temas tratados pela Agência. Consulte outras edições na Biblioteca do portal da ANEEL Biblioteca do portal da ANEEL.

Também é possível conferir mais informações sobre geração distribuída no portal da ANEEL.

Outras ações da campanha "ANEEL – Essencial para a energia, essencial para o Brasil" podem ser conferidas aqui.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário