Projeto quer construir painéis solares de lixo eletrônico


Minas Gerais - A Instituição Social Ramacrisna, em parceria com a Una, Uni-BH, UFMG e CDI, lançaram o Própolis - Projeto Polímeros para a Inclusão Social que procura baratear o custo dos painéis solares e aumentar o acesso a energia solar.
O projeto quer confeccionar painéis solares com plástico de aparelhos eletroeletrônicos. Os coletores existentes hoje no mercado são produzidos com cobre, o que encarece o preço final do produto. Através de pesquisas do Laboratório de Polímeros da UFMG, sob a coordenação da professora Maria Elisa Scarpelli, foram realizados diversos estudos para chegar à tecnologia ideal para o reaproveitamento dos resíduos plásticos.
O Própolis é voltado para jovens sem experiência no mercado de trabalho que serão qualificados para atuar na confecção dos painéis solares, desde a coleta e separação dos resíduos eletroeletrônicos até a etapa final de fabricação. Essa sequência inclui o processo na preparação desse material, transformando-o em matéria-prima que, após composição adequada, extrusão e montagem produzirá o aquecedor final.
Fonte: Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário