Startups criam projetos voltados à eficiência energética

Empreendedores criam soluções para reduzir consumo ou para gerar energia fotovoltaica e contam com o apoio do Cietec
Eficiência energética e geração de energia solar são os temas que movem quatro startups instaladas no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). A Eficienergy, de Mauro Vitorazo, por exemplo, fornece tecnologia que gera indicadores de performance de consumo de energia para redes de varejo, agências bancárias, lojas de departamento etc.
"Desenvolvemos o sistema de medição, algoritmos e cálculos de indicação de performance, mas temos um parceiro que acompanha os indicadores obtidos pelos clientes para ajudá-los a transformar esses dados em oportunidade de ganho de eficiência. Dar esse tipo de assessoria não é o foco do nosso negócio", diz Vitorazo.
Segundo ele, o acompanhamento deve ser continuo para que os ganhos aumentem com o tempo. "As grandes redes precisam de ferramenta automática para monitorar o desempenho energético de suas unidades. Em dois anos usando o sistema, é possível obter de 20% a 40% de redução no consumo."
Vitorazo afirma que o gerenciador de energia fornece as medições em tempo real, 24 horas por dia, que podem ser acessadas de qualquer local via web. O sistema também quantifica a emissão de gases de efeito estufa. "Com as quantificações precisas das emissões geradas a partir do consumo de energia, água e gás é possível monitorar as metas de emissões", diz.
A Eficienergy já atende redes bancárias, de varejo e hospitais. "Temos cinco clientes de grande porte nesses segmentos. Em alguns, o sistema está em operação há mais de um ano."
Clique no link e leia a reportagem na íntegra: O Estado de São Paulo 26.10.2016.pdf
Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário