Celpe conclui projeto experimental em Noronha e clientes da ilha já podem acessar consumo de energia pela internet

Moradores e comerciantes da Ilha de Fernando de Noronha já podem acompanhar e gerenciar o consumo diário de energia elétrica pela internet. A ferramenta implantada de forma experimental no arquipélago pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está disponível para 816 imóveis nos quais foram instalados medidores bidirecionais (capazes de medir a entrada e saída de energia). A tecnologia integra o Projeto de Redes Elétrica Inteligentes (REI) e, futuramente, poderá ser expandida para as demais áreas do Estado.
O acesso remoto das informações possibilita aos consumidores planejar e controlar o consumo de energia elétrica. Por meio do portal, o cliente terá a oportunidade de estabelecer uma meta de consumo mensal, verificar a evolução diária do que está sendo consumido, além de receber mensagens de alerta, caso esteja próximo de ultrapassar a meta estabelecida.
O Projeto REI também implantou um avançado sistema de telecomunicação na ilha, com tecnologias de fibra ótica, rádio frequência em banda livre, PLC e satélite com equipamentos projetados especialmente para uma administração precisa das redes elétricas. A modernização também apresentou uma significativa evolução na automação do sistema. A rede automatizada possibilita operacionalizar o sistema à distância e obter informações sobre ocorrências no fornecimento. A tecnologia permite a realização de manobras automáticas e propõe soluções de reconfiguração para isolar a causa e restabelecer o abastecimento em menor tempo.
No contexto ambiental, o projeto estimula o uso de microgeração distribuída contribuindo com diversificação da matriz energética do arquipélago. Nove sistemas de captação de energia solar foram implantados em Fernando de Noronha em unidades residenciais, comercial, órgãos do poder público e organizações não governamentais, sendo um deles com baterias para o armazenamento de energia. A partir desse piloto, a Celpe incentiva os consumidores da ilha a gerar sua própria energia e a realizar o consumo mais eficiente, contribuindo com a sustentabilidade, por meio do uso de energias renováveis.
Fonte: Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário