Ar-condicionado janela vai deixar de ser fabricado?

Atualmente as fabricantes têm desenvolvido diversos novos modelos e empregado novas tecnologias nos equipamentos de ar condicionado. Mas o velho ar-condicionado janela ainda é muito querido pelo consumidor brasileiro. Por isso, muitas pessoas questionam na hora de comprar um aparelho novo, se ainda vale a pena adquirir um ar-condicionado janela.

A dúvida é mais pela questão estética do que pela tecnologia em si, pois os consumidores, muitas vezes, não querem ter em casa um aparelho que já não seja mais fabricado, ou fora de linha.
Por esse motivo, fomos atrás das marcas que possuem ar-condicionado janela em seu portfólio para tentar descobrir se há possibilidade de isso acontecer, pelo menos a curto prazo. Veja o que disseram as principais fabricantes de ar-condicionado janela:

Electrolux
WebArCondicionado: A Electrolux ainda fabrica ar-condicionado janela?
Electrolux: A Electrolux decidiu não fabricar mais o ar-condicionado de janela e passou a investir nos modelos split e portátil/móvel, este último, mais adequado a ambientes pequenos. Essa decisão foi tomada porque o modelo de janela, além de ser menos potente, gera maior perda de energia entre todos os modelos, fora o seu design pouco favorável e o alto nível de ruído.
WebArCondicionado: Vocês têm alguma novidade sobre ar-condicionado janela ou alguma informação que possamos passar aos leitores?
Electrolux: Hoje, o ar condicionado, que já foi artigo de luxo, é reconhecido como sinônimo de qualidade de vida e conforto térmico, tanto em dias mais quentes quanto nos dias de muito frio. No entanto, os custos de instalação e dos próprios aparelhos ainda não são tão viáveis quanto opções mais baratas como ventiladores e climatizadores. Nosso desafio é justamente oferecer produtos competitivos e tornar o conforto térmico acessível a todos. O investimento da Electrolux em produtos Split é a tendência para os próximos anos, em especial, os modelos com tecnologia inverter, que garantem mais eficiência e economia de energia (entre 40% e 60%).
WebArCondicionado: Qual a resposta da Electrolux para os consumidores que perguntam se o aparelho Janela vai acabar (deixar de ser fabricado)?
Electrolux: A tendência do mercado é a migração para o Split. A penetração do ar janela ainda é maior, porém, a venda do modelo Split está crescendo. As vantagens do ar condicionado Split incluem o baixo nível de ruído, já que a parte externa, responsável pelo ruído, fica do lado de fora do ambiente. Além disso, o buraco necessário para sua instalação é bem menor em relação ao de janela. O resultado estético é muito mais agradável e o design de Split tem sido um diferencial da marca Electrolux.

Springer Midea
WebArCondicionado: A marca ainda fabrica ar-condicionado janela?
Springer Midea: Sim, produzimos os condicionadores de ar para utilização residencial e comercial leve na nossa planta de Manaus, incluindo a linha completa de aparelhos modelo Janela de 7.500 até 30.000 BTU/h.
WebArCondicionado: A marca pensa em deixar de fabricar?
Springer Midea: Não. Inclusive, no ano passado reorganizamos nosso portfólio de climatização que passou a receber a submarca Springer Midea e atualizamos a linha de ar-condicionado de janela com os modelos Springer Midea Mecânico e o Springer Midea Eletrônico.
WebArCondicionado: Vocês têm alguma novidade sobre ar-condicionado janela ou alguma informação que possamos passar aos leitores?
Springer Midea: Sim, são dois modelos de ar-condicionado de janela que estão entre os lançamentos da Springer Midea, submarca fruto da união entre a Springer e a Midea dedicada exclusivamente à linha de climatização residencial no Brasil. São o Springer Midea Mecânico e o Eletrônico. Ambos contam com novo design de painel e controle remoto (para modelo eletrônico), além de possuírem classificação de eficiência energética com selo procel "A" de maior economia de energia nos principais modelos da linha. Outro ponto relevante foi a atualização do sistema para utilização de fluido refrigerante ecológico R-410A, que não agride o meio ambiente, não é tóxico e também não inflamável, também possuem sistema de renovação do ar, que faz a troca do ar do ambiente, dissipando fumaças e odores.
Os aparelhos de janela ainda são a melhor opção para quem busca praticidade e menor custo na instalação. Também é um modelo com ótimo custo benefício e os nossos lançamentos têm excelente eficiência energética, tornando uma boa escolha para quem precisa trocar o aparelho antigo por um novo e mais econômico.
Em relação às funções, ambos trabalham com velocidades baixa e alta e modo ventilação. A diferença está na capacidade, o Springer Midea Mecânico está disponível nos modelos de 7.500 a 12.000 BTU/h, com Selo Procel em todas as capacidades.
Já o Springer Midea Eletrônico pode ser encontrado com capacidades maiores, de 18.000 a 30.000 BTU/h. Neste caso, tem Selo Procel nos modelos de 18.000 BTU/h a 21.000 BTU/h. Como a operação do aparelho é eletrônica conta ainda com controle remoto em português e de fácil utilização.
WebArCondicionado: Qual a resposta da fabricante para os consumidores que perguntam se o aparelho Janela vai acabar (deixar de ser fabricado)?
Springer Midea: O mercado de ar-condicionado de janela no Brasil ainda é expressivo, corresponde a mais de 15% do total de unidades de aparelhos residenciais. Além disto, estes modelos possuem uma característica diferenciada de aplicação, que permite menor custo e maior facilidade de instalação, além de operação simplificada e ótima relação custo x benefício.

Obs: Demais marcas não responderam a pesquisa.
Fonte: Portal WebArCondicionado

Nenhum comentário:

Postar um comentário