Consumidor deve ficar atento com o desperdício de energia

O desperdício ainda é um dos principais fatores que encarecem a conta de energia dos consumidores. Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) apontam que, nos últimos três anos, foram desperdiçados mais de 140 mil gigawatts-hora (GWh), energia suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil  habitantes por mais de um mês. Esse desperdício representa um gasto adicional de mais de R$ 60 bilhões, que poderiam ser destinados para outras áreas de interesse da sociedade.
O levantamento também destaca que Minas Gerais desperdiçou, somente no ano passado, mais de 5 mil GWh de energia, o que significa um volume de recursos de cerca de R$ 2,4 bilhões desperdiçados. Segundo Neander Lima, analista de comercialização de Cemig, para evitar gastos excessivos é importante saber que o consumo de energia elétrica depende de duas variáveis: potência dos equipamentos e tempo de uso de cada um deles. "Prefira equipamentos com Selo Procel, pois são mais eficientes. Além disso, pratique ações simples de redução de consumo, como manter o ambiente fechado quando o ar condicionado estiver ligado, reduzir tempo de banho e retirar da tomada o carregador de celular quando o aparelho não estiver em uso", afirma.
"A Cemig possui, atualmente, cerca de 8,2 milhões de clientes, sendo que 6,8 milhões são residenciais, com consumo médio mensal de cerca de 120 quilowatts-hora (kWh). Se cada residência reduzir mensalmente apenas 1 kWh, serão 6,8 milhões de kWh economizados no estado, o suficiente para atender a mais de 56 mil residências por mês. A utilização racional da energia elétrica diminui a necessidade de novos investimentos em usinas e em ampliação das redes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável", ressalta.

Consumo em aparelhos desligados
A eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo standby pode representar um acréscimo de até 15% na conta de energia elétrica. O consumidor tem a chance de evitar o desperdício com uma pequena mudança de hábito: desligar os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.
Em standby, aparelhos consomem menos do que em uso normal, como uma torneira pingando 24 horas. Atualmente, receptores de TV por assinatura são os que mais consomem energia no modo standby.  Assim, com o simples ato de desligar os aparelhos da tomada, o consumidor interrompe esse consumo indesejado e ajuda na redução da fatura de energia.​
Fonte: www.cemig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário